Estimulação precoce: atendimento multidisciplinar de bebês com atraso no desenvolvimento sensório-motor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude102.htm http://hdl.handle.net/11449/148238 |
Resumo: | O desenvolvimento sensório-motor de um bebê com necessidades especiais é estimulado se oferecermos oportunidades para que ele vivencie experiências e sensações diversificadas e adequadas para a fase em que se encontra. Portanto, intervir precocemente é fundamental para a reabilitação e inclusão social destas crianças. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivos: oferecer atendimento multidisciplinar, nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, a bebês com atraso no desenvolvimento sensório-motor; orientar familiares de crianças, inseridas no programa, sobre a importância da estimulação precoce, a utilização de técnicas corretas de manuseio e estimulação da criança em casa; proporcionar aos estagiários da pedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia a atuação em um programa de intervenção precoce O programa vem sendo desenvolvido no Centro de Estudos da Ciência e da Saúde – UNESP – Marília desde 1997. A clientela atendida é constituída de bebês, de ambos os sexos, na faixa etária entre 0 e 3 anos que apresentam atraso no desenvolvimento sensório-motor. Todos os bebês inicialmente são avaliados pelos profissionais engajados no programa. A avaliação tem como objetivo detectar as dificuldades e potencialidades de cada criança em relação aos diferentes aspectos do desenvolvimento e direcionar o planejamento de atendimento. A seguir, os bebês, são encaminhados para atendimento individualizado nos setores de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O atendimento é realizado duas vezes por semana, por um período de 30 minutos em cada área. Semanalmente os pais participam dos atendimentos, observando a atuação de cada profissional e recebendo orientações em relação às técnicas adequadas de manuseio e de estimulação precoce. Tem-se a preocupação de ensinar as técnicas corretas e de enfatizar os motivos e objetivos desejados em cada situação, tornando os pais participantes do processo. Além dos atendimentos aos clientes e aos familiares são realizadas orientações aos professores de educação infantil visando à inclusão destas crianças. Periodicamente os profissionais que atuam no programa reúnem-se com o objetivo de discutir as potencialidades e dificuldades encontradas, as metas a serem alcançados, as estratégias e recursos a serem utilizados, bem como a evolução dos bebês. |
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