Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Edson Guilherme [UNESP], Alves, Maria Luana [UNESP], Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY3Mw==
http://hdl.handle.net/11449/147043
Resumo: Introdução: O ato de escolher trata-se de um processo natural da vida. Diante disto, nos deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião quando nos referimos à iniciação de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxilia-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, isso porque suas emoções estão extremamente afloradas, assim como suas expectativas e idealizações em relação às profissões. Objetivos: Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional. Métodos: O público alvo foram 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangem as três grandes áreas do conhecimento, onde foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica; cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Resultados: Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam a entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular 15 (75%) em relação à instituição pública 5 (25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.
id UNSP_5269bd8782958ae9829190eda69be0f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147043
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio públicoEnsino médio públicoMotivaçãoCarreira profissionalIntrodução: O ato de escolher trata-se de um processo natural da vida. Diante disto, nos deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião quando nos referimos à iniciação de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxilia-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, isso porque suas emoções estão extremamente afloradas, assim como suas expectativas e idealizações em relação às profissões. Objetivos: Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional. Métodos: O público alvo foram 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangem as três grandes áreas do conhecimento, onde foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica; cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Resultados: Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam a entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular 15 (75%) em relação à instituição pública 5 (25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]Vieira, Edson Guilherme [UNESP]Alves, Maria Luana [UNESP]Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]2017-01-02T15:40:19Z2017-01-02T15:40:19Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09673application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY3Mw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09649http://hdl.handle.net/11449/1470432013-09673-assis.pdf7478379517479811PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T06:12:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-07T06:12:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
spellingShingle Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
Assis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]
Ensino médio público
Motivação
Carreira profissional
title_short Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_full Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_fullStr Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_full_unstemmed Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
title_sort Impacto de palestras motivacionais e referenciais na escolha profissional de alunos do ensino médio público
author Assis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]
author_facet Assis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]
Vieira, Edson Guilherme [UNESP]
Alves, Maria Luana [UNESP]
Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author_role author
author2 Vieira, Edson Guilherme [UNESP]
Alves, Maria Luana [UNESP]
Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Maryana Helena Fernandes de [UNESP]
Vieira, Edson Guilherme [UNESP]
Alves, Maria Luana [UNESP]
Pereira, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio público
Motivação
Carreira profissional
topic Ensino médio público
Motivação
Carreira profissional
description Introdução: O ato de escolher trata-se de um processo natural da vida. Diante disto, nos deparamos constantemente com adolescentes confusos, até mesmo sem nenhum tipo de opinião quando nos referimos à iniciação de uma carreira profissional. A orientação profissional ajuda o jovem no sentido de prover reflexão, isto é, não tem como objetivo oferecer respostas ao adolescente, mas sim auxilia-lo no processo da escolha profissional. Trata-se de uma alternativa muito importante nesta fase da vida, pois na maioria dos casos estes adolescentes não apresentam o hábito de refletir sobre o futuro, isso porque suas emoções estão extremamente afloradas, assim como suas expectativas e idealizações em relação às profissões. Objetivos: Verificar o impacto de palestras motivacionais e referenciais aplicadas a alunos do ensino médio público em sua escolha profissional. Métodos: O público alvo foram 388 alunos de uma escola de ensino médio público de Ilha Solteira/SP. Numa primeira etapa, ciclos anuais de palestras motivacionais foram realizados no período de 2008 a 2012. Os temas escolhidos abrangem as três grandes áreas do conhecimento, onde foram abordadas as principais características dos cursos de maior interesse por parte dos alunos. Os ciclos de palestras motivacionais foram realizados por profissionais com histórico de vida similar ao dos alunos e, além de discorrer sobre uma profissão específica; cada um deles, ao final da palestra, fez um depoimento de seu histórico de vida. Numa segunda etapa, em 2013, uma entrevista foi realizada via Facebook, para verificar a influência das palestras na escolha da carreira profissional e a importância dessa atividade para os alunos do ensino médio. Resultados: Dos alunos atendidos, 193 tinham perfil no Facebook® e foram contatados; desses, 50 alunos (26%) responderam ao contato. Dos alunos que responderam a entrevista, 20 (40%) deles frequentaram ou frequentam uma faculdade, sendo que há a predominância de instituição particular 15 (75%) em relação à instituição pública 5 (25%). Durante a entrevista, o curso de direito foi o mais citado. Em relação à importância dos ciclos de palestras para os alunos, a maioria (39 alunos - 78%) relatou que foram de grande importância para a escolha profissional, 3 (6%) opinou que não foram importantes, 3 alunos (6%) acharam indiferentes e 5 alunos (10%) não opinaram. Dos 20 alunos, que estão cursando faculdade, 13 (65%) afirmaram que as palestras ajudaram a definir o curso que fez ou está fazendo. O restante (35%) relatou que não houve influência, pois já havia escolhido o curso anteriormente. No presente estudo, notou-se que as estratégias utilizadas influenciou um número significativo de alunos no direcionamento profissional e instigou sua curiosidade na escolha da carreira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:19Z
2017-01-02T15:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY3Mw==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09649
http://hdl.handle.net/11449/147043
2013-09673-assis.pdf
7478379517479811
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY3Mw==
http://hdl.handle.net/11449/147043
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09649
2013-09673-assis.pdf
7478379517479811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09673
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964850594512896