O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falkenburg, Ana Lúcia Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86837
Resumo: Esta dissertação de mestrado busca compreender em qual papel a escola se coloca e em que medida o currículo de artes implementado no ensino público tem possibilitado a mediação do saber institucionalizado com a cultura local, cuja realidade social é à periferia. Para tanto, esta pesquisa esteve embasada em referenciais teóricos que contextualizam os respectivos eixos - “Cultura - Arte - Educação”, composto por autores que conceituam a educação em sua amplitude, trazendo a questão da cultura como ponto importante para o percurso de ensino-aprendizagem. São eles: Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Phillip Perrenoud, George Syniders, Pierre Bourdieu, Nestor Garcia Canclini, entre outros. A pesquisa teve por referência uma escola pública, localizada na periferia do município de São Bernardo do Campo, que atende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos – a EMEB Octávio Edgard de Oliveira. Nesta trajetória contextualizou-se a história da constituição das favelas no município, bem como o perfil socioeconômico dos munícipes e suas origens, considerando as mudanças desencadeadas pelas migrações internas (Região Nordeste). Considerando os atores que compõem o cenário da pesquisa, retratou-se a dialética entre cultura, classes sociais e aprendizagens, as formas de linguagens, experiências e construções de saberes, para assim chegar ao ensino de Arte dentro do desenvolvimento cultural das crianças por meio da construção de um conhecimento que inclui a potencialização da recepção crítica, superando o estado de personalização, que insere a criança no lugar ao qual pertence ampliando para saberes mais elaborados. A pesquisa expõe as principais questões acerca de todo o estudo desenvolvido em que se constituiu ao longo do trabalho investigativo, apresentando elementos que possam contribuir com a prática educativa dentro do contexto cultural da periferia
id UNSP_559a358f519d8fd9b1c6c67967d8e655
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86837
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do CampoArte e educaçãoArte e culturaEnsino-aprendizagemPobreza - Aspectos sociaisEsta dissertação de mestrado busca compreender em qual papel a escola se coloca e em que medida o currículo de artes implementado no ensino público tem possibilitado a mediação do saber institucionalizado com a cultura local, cuja realidade social é à periferia. Para tanto, esta pesquisa esteve embasada em referenciais teóricos que contextualizam os respectivos eixos - “Cultura - Arte - Educação”, composto por autores que conceituam a educação em sua amplitude, trazendo a questão da cultura como ponto importante para o percurso de ensino-aprendizagem. São eles: Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Phillip Perrenoud, George Syniders, Pierre Bourdieu, Nestor Garcia Canclini, entre outros. A pesquisa teve por referência uma escola pública, localizada na periferia do município de São Bernardo do Campo, que atende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos – a EMEB Octávio Edgard de Oliveira. Nesta trajetória contextualizou-se a história da constituição das favelas no município, bem como o perfil socioeconômico dos munícipes e suas origens, considerando as mudanças desencadeadas pelas migrações internas (Região Nordeste). Considerando os atores que compõem o cenário da pesquisa, retratou-se a dialética entre cultura, classes sociais e aprendizagens, as formas de linguagens, experiências e construções de saberes, para assim chegar ao ensino de Arte dentro do desenvolvimento cultural das crianças por meio da construção de um conhecimento que inclui a potencialização da recepção crítica, superando o estado de personalização, que insere a criança no lugar ao qual pertence ampliando para saberes mais elaborados. A pesquisa expõe as principais questões acerca de todo o estudo desenvolvido em que se constituiu ao longo do trabalho investigativo, apresentando elementos que possam contribuir com a prática educativa dentro do contexto cultural da periferiaThis dissertation seeks to understand what role in the school places and to what extent the arts curriculum implemented in public schools has enabled the mediation of institutionalized knowledge with the local culture, social reality which is the periphery. To this end, this research was based on theoretical frameworks that contextualize their axes -Culture - Art - Education, composed by authors conceptualizes education in its breadth, bringing the issue of culture as an important issue for the journey of teaching and learning. They are: Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Phillip Perrenoud, George Syniders, Pierre Bourdieu, Nestor Garcia Canclini, among others. The research was reference to a public school located on the outskirts of São Bernardo do Campo, which serves children in kindergarten, elementary and high school youth and adults - Octavio EMEB Edgard de Oliveira. Contextualized in this pathway is the story of the creation of slums in the city, as well as the socioeconomic profile of residents and their origins, considering the changes triggered by internal migrations (Northeast Region). Considering the actors that make up much of the research, retracted the dialectic between culture, social classes and learning the forms of languages, experiences and constructions of knowledge, so as to reach the teaching of art in the cultural development of children through construction of knowledge that includes the enhancement of critical reception, surpassing the personalization state, which places the child in place belongs to expanding to more elaborate knowledge. The research sets out the main issues about the whole study that was developed in the course of the research work, with elements that may contribute to the educational practice within the cultural context of the peripheryUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Falkenburg, Ana Lúcia Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2012-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 f. : il.application/pdfFALKENBURG, Ana Lúcia Fernandes. O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo. 2012. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86837000691537falkenburg_alf_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T06:15:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86837Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-11T06:15:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
title O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
spellingShingle O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
Falkenburg, Ana Lúcia Fernandes [UNESP]
Arte e educação
Arte e cultura
Ensino-aprendizagem
Pobreza - Aspectos sociais
title_short O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
title_full O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
title_fullStr O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
title_full_unstemmed O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
title_sort O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo
author Falkenburg, Ana Lúcia Fernandes [UNESP]
author_facet Falkenburg, Ana Lúcia Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, João Cardoso Palma [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Falkenburg, Ana Lúcia Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Arte e cultura
Ensino-aprendizagem
Pobreza - Aspectos sociais
topic Arte e educação
Arte e cultura
Ensino-aprendizagem
Pobreza - Aspectos sociais
description Esta dissertação de mestrado busca compreender em qual papel a escola se coloca e em que medida o currículo de artes implementado no ensino público tem possibilitado a mediação do saber institucionalizado com a cultura local, cuja realidade social é à periferia. Para tanto, esta pesquisa esteve embasada em referenciais teóricos que contextualizam os respectivos eixos - “Cultura - Arte - Educação”, composto por autores que conceituam a educação em sua amplitude, trazendo a questão da cultura como ponto importante para o percurso de ensino-aprendizagem. São eles: Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Phillip Perrenoud, George Syniders, Pierre Bourdieu, Nestor Garcia Canclini, entre outros. A pesquisa teve por referência uma escola pública, localizada na periferia do município de São Bernardo do Campo, que atende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos – a EMEB Octávio Edgard de Oliveira. Nesta trajetória contextualizou-se a história da constituição das favelas no município, bem como o perfil socioeconômico dos munícipes e suas origens, considerando as mudanças desencadeadas pelas migrações internas (Região Nordeste). Considerando os atores que compõem o cenário da pesquisa, retratou-se a dialética entre cultura, classes sociais e aprendizagens, as formas de linguagens, experiências e construções de saberes, para assim chegar ao ensino de Arte dentro do desenvolvimento cultural das crianças por meio da construção de um conhecimento que inclui a potencialização da recepção crítica, superando o estado de personalização, que insere a criança no lugar ao qual pertence ampliando para saberes mais elaborados. A pesquisa expõe as principais questões acerca de todo o estudo desenvolvido em que se constituiu ao longo do trabalho investigativo, apresentando elementos que possam contribuir com a prática educativa dentro do contexto cultural da periferia
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-14
2014-06-11T19:22:26Z
2014-06-11T19:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FALKENBURG, Ana Lúcia Fernandes. O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo. 2012. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/86837
000691537
falkenburg_alf_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv FALKENBURG, Ana Lúcia Fernandes. O contexto educativo e cultural da pobreza no ensino público municipal em São Bernardo do Campo. 2012. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000691537
falkenburg_alf_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962052651745280