Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portella, Alexandre César [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90272
Resumo: Na medida em que a população aumenta e em que o setor produtivo emprega cada vez menos pessoas, a escola pública, que teve sua gênese na escola de massas da Revolução Industrial inglesa, deve rever seus pressupostos educativos a fim de contemplar as necessidades das pessoas na contemporaneidade. Vivemos uma época propícia para o cumprimento do ideal iluminista de haver mais tempo para as pessoas se dedicarem à sua intelectualidade e sua sensibilidade para formar um mundo que seja possível de sustentar as futuras gerações. Atualmente ainda se pensa em educação como sinônimo de preparação para o trabalho, pensamento este presente tanto nos (poucos) alunos que se preparam para o mercado quanto em seus pais e cuidadores, que condicionados com essas ideias ou as reproduzem ou delas desistem, gerando neste caso uma expectativa negativa no próprio estudante. Partindo da suposição de que a educação formal pode completar as lacunas provocadas pela desilusão presente na sociedade capitalista, esta pesquisa foi conduzida por uma visão filosófica que buscou tanto as causas que levaram o pensamento humano a constituir a sociedade contemporânea quanto os valores imaginários que fundaram e solidificaram a atualidade
id UNSP_56b7caac0e015044d8de11fde74a1da8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90272
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivoEducaçãoEscolas públicasImaginarioNa medida em que a população aumenta e em que o setor produtivo emprega cada vez menos pessoas, a escola pública, que teve sua gênese na escola de massas da Revolução Industrial inglesa, deve rever seus pressupostos educativos a fim de contemplar as necessidades das pessoas na contemporaneidade. Vivemos uma época propícia para o cumprimento do ideal iluminista de haver mais tempo para as pessoas se dedicarem à sua intelectualidade e sua sensibilidade para formar um mundo que seja possível de sustentar as futuras gerações. Atualmente ainda se pensa em educação como sinônimo de preparação para o trabalho, pensamento este presente tanto nos (poucos) alunos que se preparam para o mercado quanto em seus pais e cuidadores, que condicionados com essas ideias ou as reproduzem ou delas desistem, gerando neste caso uma expectativa negativa no próprio estudante. Partindo da suposição de que a educação formal pode completar as lacunas provocadas pela desilusão presente na sociedade capitalista, esta pesquisa foi conduzida por uma visão filosófica que buscou tanto as causas que levaram o pensamento humano a constituir a sociedade contemporânea quanto os valores imaginários que fundaram e solidificaram a atualidadeInsofar as the population increases and the productive sector employs fewer people, the public school, which had its genesis in the mass schooling of English Industrial Revolution, should review their educational assumptions to accommodate the needs of people in contemporaneity. We live in a favorable time to the fulfillment of the Enlightenment ideal in which people has more time for to engage their intellect and their sensitivity to build a world that is possible to sustain future generations. Currently still thinking about education as synonymous with preparation for work, so we thought that this (few) students preparing for the market as in their parents and caregivers, who conditioned with these ideas or reproduce or drop them by generating this if a negative expectation in student himself. Starting from the assumption that formal education can complete the gaps caused by disappointment in this capitalist society, this research was conducted by a philosophical vision that sought both the causes that led human thought to constitute the contemporary society and the values that founded and imaginary solidified todayUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Portella, Alexandre César [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p. : il.application/pdfPORTELLA, Alexandre César. Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo. 2013. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90272000710868portella_ac_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:11:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:11:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
title Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
spellingShingle Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
Portella, Alexandre César [UNESP]
Educação
Escolas públicas
Imaginario
title_short Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
title_full Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
title_fullStr Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
title_full_unstemmed Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
title_sort Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
author Portella, Alexandre César [UNESP]
author_facet Portella, Alexandre César [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Portella, Alexandre César [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas públicas
Imaginario
topic Educação
Escolas públicas
Imaginario
description Na medida em que a população aumenta e em que o setor produtivo emprega cada vez menos pessoas, a escola pública, que teve sua gênese na escola de massas da Revolução Industrial inglesa, deve rever seus pressupostos educativos a fim de contemplar as necessidades das pessoas na contemporaneidade. Vivemos uma época propícia para o cumprimento do ideal iluminista de haver mais tempo para as pessoas se dedicarem à sua intelectualidade e sua sensibilidade para formar um mundo que seja possível de sustentar as futuras gerações. Atualmente ainda se pensa em educação como sinônimo de preparação para o trabalho, pensamento este presente tanto nos (poucos) alunos que se preparam para o mercado quanto em seus pais e cuidadores, que condicionados com essas ideias ou as reproduzem ou delas desistem, gerando neste caso uma expectativa negativa no próprio estudante. Partindo da suposição de que a educação formal pode completar as lacunas provocadas pela desilusão presente na sociedade capitalista, esta pesquisa foi conduzida por uma visão filosófica que buscou tanto as causas que levaram o pensamento humano a constituir a sociedade contemporânea quanto os valores imaginários que fundaram e solidificaram a atualidade
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTELLA, Alexandre César. Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo. 2013. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90272
000710868
portella_ac_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv PORTELLA, Alexandre César. Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo. 2013. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000710868
portella_ac_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789520610983936