Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90272 |
Resumo: | Na medida em que a população aumenta e em que o setor produtivo emprega cada vez menos pessoas, a escola pública, que teve sua gênese na escola de massas da Revolução Industrial inglesa, deve rever seus pressupostos educativos a fim de contemplar as necessidades das pessoas na contemporaneidade. Vivemos uma época propícia para o cumprimento do ideal iluminista de haver mais tempo para as pessoas se dedicarem à sua intelectualidade e sua sensibilidade para formar um mundo que seja possível de sustentar as futuras gerações. Atualmente ainda se pensa em educação como sinônimo de preparação para o trabalho, pensamento este presente tanto nos (poucos) alunos que se preparam para o mercado quanto em seus pais e cuidadores, que condicionados com essas ideias ou as reproduzem ou delas desistem, gerando neste caso uma expectativa negativa no próprio estudante. Partindo da suposição de que a educação formal pode completar as lacunas provocadas pela desilusão presente na sociedade capitalista, esta pesquisa foi conduzida por uma visão filosófica que buscou tanto as causas que levaram o pensamento humano a constituir a sociedade contemporânea quanto os valores imaginários que fundaram e solidificaram a atualidade |
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Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivoEducaçãoEscolas públicasImaginarioNa medida em que a população aumenta e em que o setor produtivo emprega cada vez menos pessoas, a escola pública, que teve sua gênese na escola de massas da Revolução Industrial inglesa, deve rever seus pressupostos educativos a fim de contemplar as necessidades das pessoas na contemporaneidade. Vivemos uma época propícia para o cumprimento do ideal iluminista de haver mais tempo para as pessoas se dedicarem à sua intelectualidade e sua sensibilidade para formar um mundo que seja possível de sustentar as futuras gerações. Atualmente ainda se pensa em educação como sinônimo de preparação para o trabalho, pensamento este presente tanto nos (poucos) alunos que se preparam para o mercado quanto em seus pais e cuidadores, que condicionados com essas ideias ou as reproduzem ou delas desistem, gerando neste caso uma expectativa negativa no próprio estudante. Partindo da suposição de que a educação formal pode completar as lacunas provocadas pela desilusão presente na sociedade capitalista, esta pesquisa foi conduzida por uma visão filosófica que buscou tanto as causas que levaram o pensamento humano a constituir a sociedade contemporânea quanto os valores imaginários que fundaram e solidificaram a atualidadeInsofar as the population increases and the productive sector employs fewer people, the public school, which had its genesis in the mass schooling of English Industrial Revolution, should review their educational assumptions to accommodate the needs of people in contemporaneity. We live in a favorable time to the fulfillment of the Enlightenment ideal in which people has more time for to engage their intellect and their sensitivity to build a world that is possible to sustain future generations. Currently still thinking about education as synonymous with preparation for work, so we thought that this (few) students preparing for the market as in their parents and caregivers, who conditioned with these ideas or reproduce or drop them by generating this if a negative expectation in student himself. Starting from the assumption that formal education can complete the gaps caused by disappointment in this capitalist society, this research was conducted by a philosophical vision that sought both the causes that led human thought to constitute the contemporary society and the values that founded and imaginary solidified todayUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Portella, Alexandre César [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p. : il.application/pdfPORTELLA, Alexandre César. Caminhando no dia a dia de uma escola: um estudo analítico-descritivo. 2013. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90272000710868portella_ac_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:11:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:11:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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