As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Andréia da Cunha Malheiros [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106392
Resumo: Neste estudo o tema da formação continuada aparece associado à análise de necessidades, conforme a fundamentação teórica utilizada (Rodrigues e Esteves, 1993; Silva, 2000; Fusari, 1997 e Estrela, 2006). O objetivo desta pesquisa foi identificar as necessidades de formação continuada declaradas pelos gestores educacionais (diretores, vices, coordenadores pedagógicos e assistentes educacionais pedagógicos) e pelos professores de língua portuguesa e inglesa de dez escolas municipais da cidade de Araraquara e como ocorrem as iniciativas de formação continuada neste município. Os gestores foram ouvidos mediante questionário, relato de narrativas e entrevistas; o posicionamento dos professores de língua portuguesa e inglesa foi obtida através de um questionário e o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação através de uma entrevista. A pesquisa ainda contou com um estudo da proposta pedagógica de cada unidade escolar. Conforme o relato destes gestores e professores foi possível perceber a distância entre as concepções dos idealizadores das formações representados pela Secretaria Municipal de Educação e o público alvo delas. Os resultados demonstram que as formações oferecidas não correspondem às necessidades vivenciadas por estes gestores e professores; suas concepções e dilemas não são levados em consideração ao se elaborar uma iniciativa de formação continuada
id UNSP_5abc51463eda095d57cf34ba6118802c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106392
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexõesEducaçãoEducação permanenteEscolas - Organização e administraçãoAnálise de necessidadesTeacher trainingNeed analysisPublic school principalsPortuguese and English teachersNeste estudo o tema da formação continuada aparece associado à análise de necessidades, conforme a fundamentação teórica utilizada (Rodrigues e Esteves, 1993; Silva, 2000; Fusari, 1997 e Estrela, 2006). O objetivo desta pesquisa foi identificar as necessidades de formação continuada declaradas pelos gestores educacionais (diretores, vices, coordenadores pedagógicos e assistentes educacionais pedagógicos) e pelos professores de língua portuguesa e inglesa de dez escolas municipais da cidade de Araraquara e como ocorrem as iniciativas de formação continuada neste município. Os gestores foram ouvidos mediante questionário, relato de narrativas e entrevistas; o posicionamento dos professores de língua portuguesa e inglesa foi obtida através de um questionário e o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação através de uma entrevista. A pesquisa ainda contou com um estudo da proposta pedagógica de cada unidade escolar. Conforme o relato destes gestores e professores foi possível perceber a distância entre as concepções dos idealizadores das formações representados pela Secretaria Municipal de Educação e o público alvo delas. Os resultados demonstram que as formações oferecidas não correspondem às necessidades vivenciadas por estes gestores e professores; suas concepções e dilemas não são levados em consideração ao se elaborar uma iniciativa de formação continuadaIn this study the issue of teacher training appears linked to the analysis of needs as the theoretical foundation used Rodrigues and Esteves, 1993; Silva, 2000; Fusari, 1997 and Estrela, 2006. The objective of this research was to understand the needs of continuous graduation reported by educational administrators (principals, vice principals, coordinators and educational assistants ) and by Portuguese and English teachers of public schools in the city of Araraquara and how they occur as continuous graduation in this city. The principals were heard through a questionnaire, report narratives and interviews; the opinions of Portuguese and English teachers were obtained through a questionnaire and the position of the Department of Education through an interview. The research had a pedagogical study of each school. According to the story of these principals and teachers and it was possible to notice the distance between the conceptions of the creators of the formations represented by the Municipal Education and their target public. The results demonstrate that the training offered did not correspond to the needs faced by these principals and teachers; their conceptions and dilemmas are not taken into consideration when preparing an initiative for teacher trainingCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Andréia da Cunha Malheiros [UNESP]2014-06-11T19:35:40Z2014-06-11T19:35:40Z2010-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis201 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfSANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/106392000635910santana_acm_dr_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:26:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
title As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
spellingShingle As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
Santana, Andréia da Cunha Malheiros [UNESP]
Educação
Educação permanente
Escolas - Organização e administração
Análise de necessidades
Teacher training
Need analysis
Public school principals
Portuguese and English teachers
title_short As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
title_full As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
title_fullStr As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
title_full_unstemmed As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
title_sort As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões
author Santana, Andréia da Cunha Malheiros [UNESP]
author_facet Santana, Andréia da Cunha Malheiros [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Andréia da Cunha Malheiros [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação permanente
Escolas - Organização e administração
Análise de necessidades
Teacher training
Need analysis
Public school principals
Portuguese and English teachers
topic Educação
Educação permanente
Escolas - Organização e administração
Análise de necessidades
Teacher training
Need analysis
Public school principals
Portuguese and English teachers
description Neste estudo o tema da formação continuada aparece associado à análise de necessidades, conforme a fundamentação teórica utilizada (Rodrigues e Esteves, 1993; Silva, 2000; Fusari, 1997 e Estrela, 2006). O objetivo desta pesquisa foi identificar as necessidades de formação continuada declaradas pelos gestores educacionais (diretores, vices, coordenadores pedagógicos e assistentes educacionais pedagógicos) e pelos professores de língua portuguesa e inglesa de dez escolas municipais da cidade de Araraquara e como ocorrem as iniciativas de formação continuada neste município. Os gestores foram ouvidos mediante questionário, relato de narrativas e entrevistas; o posicionamento dos professores de língua portuguesa e inglesa foi obtida através de um questionário e o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação através de uma entrevista. A pesquisa ainda contou com um estudo da proposta pedagógica de cada unidade escolar. Conforme o relato destes gestores e professores foi possível perceber a distância entre as concepções dos idealizadores das formações representados pela Secretaria Municipal de Educação e o público alvo delas. Os resultados demonstram que as formações oferecidas não correspondem às necessidades vivenciadas por estes gestores e professores; suas concepções e dilemas não são levados em consideração ao se elaborar uma iniciativa de formação continuada
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-09
2014-06-11T19:35:40Z
2014-06-11T19:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/106392
000635910
santana_acm_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de Língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000635910
santana_acm_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/106392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790368323862528