Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carlos Frederico B.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Trein, Eunice, Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP], Novicki, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006
http://hdl.handle.net/11449/28262
Resumo: O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.
id UNSP_5c22e2e4bd639c4f70c8cb91fca3f367
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28262
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental críticaMarxist theory's contributions to the critical environmental educationTeoria marxistaPedagogias críticasMaterialismo histórico-dialéticoEducação ambientalMarxist theoryCritical pedagogiesDialectical historical materialismEnvironmental educationO artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.This article presents some of the principal contributions of the Marxist theory for the environmental education, considering that the educative practice in Brazil was constituted in a dialog with pedagogic conceptions and authors inserted in this field. We begin with a brief contextualization of the critical production (Marxist or not) and the theoretical disputes in environmental education field. Straight after, we discus about the influence and the appropriation of the critical pedagogies and of the structuring concepts of Marxian conception of education in the theoretical-methodological formulation in environmental education. As a sum and conclusion, we argue about the importance of the dialectical historical materialism in the contemporary environmental discussions, critically thinking about how it is presented in this context and particularly in environmental education.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Federal Fluminense (UFF)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estácio de SáUniversidade Estadual PaulistaCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Federal Fluminense (UFF)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estácio de SáLoureiro, Carlos Frederico B.Trein, EuniceTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]Novicki, Victor2014-05-20T15:12:04Z2014-05-20T15:12:04Z2009-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-97application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2826210.1590/S0101-32622009000100006S0101-32622009000100006S0101-32622009000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:02:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:02:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
Marxist theory's contributions to the critical environmental education
title Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
spellingShingle Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
Loureiro, Carlos Frederico B.
Teoria marxista
Pedagogias críticas
Materialismo histórico-dialético
Educação ambiental
Marxist theory
Critical pedagogies
Dialectical historical materialism
Environmental education
title_short Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
title_full Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
title_fullStr Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
title_sort Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica
author Loureiro, Carlos Frederico B.
author_facet Loureiro, Carlos Frederico B.
Trein, Eunice
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Novicki, Victor
author_role author
author2 Trein, Eunice
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Novicki, Victor
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estácio de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Carlos Frederico B.
Trein, Eunice
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Novicki, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria marxista
Pedagogias críticas
Materialismo histórico-dialético
Educação ambiental
Marxist theory
Critical pedagogies
Dialectical historical materialism
Environmental education
topic Teoria marxista
Pedagogias críticas
Materialismo histórico-dialético
Educação ambiental
Marxist theory
Critical pedagogies
Dialectical historical materialism
Environmental education
description O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
2014-05-20T15:12:04Z
2014-05-20T15:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28262
10.1590/S0101-32622009000100006
S0101-32622009000100006
S0101-32622009000100006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006
http://hdl.handle.net/11449/28262
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2009.
0101-3262
10.1590/S0101-32622009000100006
S0101-32622009000100006
S0101-32622009000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81-97
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789346419441664