Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Karl Marlow
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152762
Resumo: A matemática é uma matéria considerada difícil por muitos alunos, nesse sentido as tecnologias no ensino podem auxiliar a romper as barreiras com a aprendizagem de matemática, sendo seu uso na área de educação cada vez mais comum. Em especial, a metodologia tradicional não parece ser a melhor opção para o ensino da geometria, sendo necessária uma reformulação do processo educativo, para o desenvolvimento do pensamento crítico dedutível dos discentes. A tecnologia computacional é uma ferramenta a mais para o ensino da matemática, não substituindo os outros materiais utilizados atualmente. Os docentes devem estar preparados para esse processo de transformação, sendo necessário atualização tecnológica e mudanças pedagógicas. Dessa forma, esse trabalho apresenta como foi utilizado o software GeoGebra para o ensino das relações métricas no triângulo retângulo. Foi observado que o uso do software auxiliou no aprendizado dos alunos, facilitando a compreensão do objeto de estudo e tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso.
id UNSP_5d30883b9379b5777070a7e1b258ca9f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152762
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebraMetric relations in the rectangle triangle with GeoGebraMatemáticaRelações métricasTriângulo retânguloGeoGebraMathematicsMetric reasonsTriangle rectangleA matemática é uma matéria considerada difícil por muitos alunos, nesse sentido as tecnologias no ensino podem auxiliar a romper as barreiras com a aprendizagem de matemática, sendo seu uso na área de educação cada vez mais comum. Em especial, a metodologia tradicional não parece ser a melhor opção para o ensino da geometria, sendo necessária uma reformulação do processo educativo, para o desenvolvimento do pensamento crítico dedutível dos discentes. A tecnologia computacional é uma ferramenta a mais para o ensino da matemática, não substituindo os outros materiais utilizados atualmente. Os docentes devem estar preparados para esse processo de transformação, sendo necessário atualização tecnológica e mudanças pedagógicas. Dessa forma, esse trabalho apresenta como foi utilizado o software GeoGebra para o ensino das relações métricas no triângulo retângulo. Foi observado que o uso do software auxiliou no aprendizado dos alunos, facilitando a compreensão do objeto de estudo e tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso.Mathematics is a subject considered difficult by many students therfore the technologies in teaching can help to break down these barriers of learning, being the use in education more and more common. In particular, traditional methodology does not seem to be the best option for the teaching of geometry, and a reformulation of the educational process is necessary for the development of students' deductible critical thinking. Technology is an added tool for teaching mathematics, not replacing the other materials currently used. Teachers must be prepared for this process of transformation, with the need for technological updating and pedagogical changes. Thus, this work presents the use of GeoGebra, software for the teaching of metric relations in the rectangle triangle. It was observed that different strategies help in student learning, facilitating the understanding of the object of study and making the learning process more pleasant.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Jéfferson Luiz Rocha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Karl Marlow2018-02-19T18:28:13Z2018-02-19T18:28:13Z2018-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15276200089712131075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:08:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-05T06:08:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
Metric relations in the rectangle triangle with GeoGebra
title Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
spellingShingle Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
Pires, Karl Marlow
Matemática
Relações métricas
Triângulo retângulo
GeoGebra
Mathematics
Metric reasons
Triangle rectangle
title_short Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
title_full Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
title_fullStr Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
title_full_unstemmed Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
title_sort Relações métricas no triângulo retângulo com GeoGebra
author Pires, Karl Marlow
author_facet Pires, Karl Marlow
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Jéfferson Luiz Rocha [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Karl Marlow
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Relações métricas
Triângulo retângulo
GeoGebra
Mathematics
Metric reasons
Triangle rectangle
topic Matemática
Relações métricas
Triângulo retângulo
GeoGebra
Mathematics
Metric reasons
Triangle rectangle
description A matemática é uma matéria considerada difícil por muitos alunos, nesse sentido as tecnologias no ensino podem auxiliar a romper as barreiras com a aprendizagem de matemática, sendo seu uso na área de educação cada vez mais comum. Em especial, a metodologia tradicional não parece ser a melhor opção para o ensino da geometria, sendo necessária uma reformulação do processo educativo, para o desenvolvimento do pensamento crítico dedutível dos discentes. A tecnologia computacional é uma ferramenta a mais para o ensino da matemática, não substituindo os outros materiais utilizados atualmente. Os docentes devem estar preparados para esse processo de transformação, sendo necessário atualização tecnológica e mudanças pedagógicas. Dessa forma, esse trabalho apresenta como foi utilizado o software GeoGebra para o ensino das relações métricas no triângulo retângulo. Foi observado que o uso do software auxiliou no aprendizado dos alunos, facilitando a compreensão do objeto de estudo e tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19T18:28:13Z
2018-02-19T18:28:13Z
2018-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152762
000897121
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/152762
identifier_str_mv 000897121
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789615854190592