Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Silveira da [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Marques, Rosebelly Nunes [UNESP], Milaré, Tathiane [UNESP], Maruyama, José Antonio [UNESP], Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP], Miura, Cristina Eri [UNESP], Capana, Alex Silas [UNESP], Rocha, Zailene Mendes da [UNESP], Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP], Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143753
Resumo: O Projeto Ciência vai à escola (CVE), do Instituto de Química (IQ) na Unesp, desde 2000 vem incentivando a parceria universidade-escola, tendo como principais objetivos, por em prática as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente: uso da experimentação no aprendizado de conceitos, desenvolvimento do raciocínio crítico-científico, e contextualização sócio-cultural, para que o ensino de química e o ensino de ciência tenham significado e importância na vida do aluno, buscando tanto a melhoria no ensino-aprendizagem como auxiliando na formação do cidadão. Participam graduandos e docentes do IQ. Atua em escolas públicas tanto do ensino fundamental como do ensino médio, da cidade de Araraquara. Desde 2002, atua na escola EEEF Deputado Leonardo Barbieri, periferia da cidade, acompanhando o ensino de Ciências, quinta a oitava séries do ensino fundamental e, também, com atuações pontuais, para turmas de primeira a quarta séries. Além de contribuir de forma significativa para o aprendizado de ciências, o envolvimento dos monitores com os alunos, professores, gestores e funcionários merece destaque. São efetuadas visitas mensais dos graduandos (alunos monitores), visando à aplicação de novas metodologias de ensino, tornando as aulas mais atrativas, buscando a participação ativa dos alunos, sem comprometer o conteúdo específico e a proposta pedagógica. Para avaliação do projeto - no contexto social e pedagógico da escola - foi aplicado um questionário aos professores e gestores, com o objetivo de verificar o que pensam e o impacto deste projeto na escola. Tal avaliação periódica é importante pois mostra se o trabalho desenvolvido atende a necessidade da escola como um todo. questionário aplicado aos professores, continha dezoito questões dissertativas, em que se colocaram questões referentes: à importância do CVE para a escola e alunos, a viabilidade da parceria escola-universidade, a mudança comportamental dos alunos, bem como desenvolvimento de algumas habilidades proporcionadas pela atuação dos monitores (professores em formação inicial). Os resultados mostram que para os professores de Ciências tem dois aspectos relevantes que devem ser considerados: i) o aspecto pedagógico: metodologia dinâmica, em que os alunos vivenciam os conceitos chegando a conclusões lógicas, ii) aspecto social: intercambio entre a universidade e a escola. Quanto à questão social, um dos professores destaca: a comunidade da escola via a universidade como uma instituição longe de ser freqüentada, voltada para assuntos distantes do cotidiano da população. Este projeto veio provar o contrário, de que ela está preocupada com a formação integral dos futuros cidadãos . Apoio PROEX/UNESP, Ciência na UNESP, IQ/UNESP.
id UNSP_5f6d9c59262bfbdf7953359b1ce09026
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamentalO Projeto Ciência vai à escola (CVE), do Instituto de Química (IQ) na Unesp, desde 2000 vem incentivando a parceria universidade-escola, tendo como principais objetivos, por em prática as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente: uso da experimentação no aprendizado de conceitos, desenvolvimento do raciocínio crítico-científico, e contextualização sócio-cultural, para que o ensino de química e o ensino de ciência tenham significado e importância na vida do aluno, buscando tanto a melhoria no ensino-aprendizagem como auxiliando na formação do cidadão. Participam graduandos e docentes do IQ. Atua em escolas públicas tanto do ensino fundamental como do ensino médio, da cidade de Araraquara. Desde 2002, atua na escola EEEF Deputado Leonardo Barbieri, periferia da cidade, acompanhando o ensino de Ciências, quinta a oitava séries do ensino fundamental e, também, com atuações pontuais, para turmas de primeira a quarta séries. Além de contribuir de forma significativa para o aprendizado de ciências, o envolvimento dos monitores com os alunos, professores, gestores e funcionários merece destaque. São efetuadas visitas mensais dos graduandos (alunos monitores), visando à aplicação de novas metodologias de ensino, tornando as aulas mais atrativas, buscando a participação ativa dos alunos, sem comprometer o conteúdo específico e a proposta pedagógica. Para avaliação do projeto - no contexto social e pedagógico da escola - foi aplicado um questionário aos professores e gestores, com o objetivo de verificar o que pensam e o impacto deste projeto na escola. Tal avaliação periódica é importante pois mostra se o trabalho desenvolvido atende a necessidade da escola como um todo. questionário aplicado aos professores, continha dezoito questões dissertativas, em que se colocaram questões referentes: à importância do CVE para a escola e alunos, a viabilidade da parceria escola-universidade, a mudança comportamental dos alunos, bem como desenvolvimento de algumas habilidades proporcionadas pela atuação dos monitores (professores em formação inicial). Os resultados mostram que para os professores de Ciências tem dois aspectos relevantes que devem ser considerados: i) o aspecto pedagógico: metodologia dinâmica, em que os alunos vivenciam os conceitos chegando a conclusões lógicas, ii) aspecto social: intercambio entre a universidade e a escola. Quanto à questão social, um dos professores destaca: a comunidade da escola via a universidade como uma instituição longe de ser freqüentada, voltada para assuntos distantes do cotidiano da população. Este projeto veio provar o contrário, de que ela está preocupada com a formação integral dos futuros cidadãos . Apoio PROEX/UNESP, Ciência na UNESP, IQ/UNESP.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Bioquímica e Tecnologia, Instituto de Química de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila Silveira da [UNESP]Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]Milaré, Tathiane [UNESP]Maruyama, José Antonio [UNESP]Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]Miura, Cristina Eri [UNESP]Capana, Alex Silas [UNESP]Rocha, Zailene Mendes da [UNESP]Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]2016-09-01T13:58:41Z2016-09-01T13:58:41Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject126application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 126http://hdl.handle.net/11449/1437532005-126-silva.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:18:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
title Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
spellingShingle Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
Silva, Camila Silveira da [UNESP]
title_short Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
title_full Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
title_fullStr Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
title_sort Projeto ciência vai à escola uma parceria universidade escola: aspectos pedagógicos e sociais na visão dos professores do ensino fundamental
author Silva, Camila Silveira da [UNESP]
author_facet Silva, Camila Silveira da [UNESP]
Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
Milaré, Tathiane [UNESP]
Maruyama, José Antonio [UNESP]
Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]
Miura, Cristina Eri [UNESP]
Capana, Alex Silas [UNESP]
Rocha, Zailene Mendes da [UNESP]
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
author_role author
author2 Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
Milaré, Tathiane [UNESP]
Maruyama, José Antonio [UNESP]
Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]
Miura, Cristina Eri [UNESP]
Capana, Alex Silas [UNESP]
Rocha, Zailene Mendes da [UNESP]
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Silveira da [UNESP]
Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
Milaré, Tathiane [UNESP]
Maruyama, José Antonio [UNESP]
Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]
Miura, Cristina Eri [UNESP]
Capana, Alex Silas [UNESP]
Rocha, Zailene Mendes da [UNESP]
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
description O Projeto Ciência vai à escola (CVE), do Instituto de Química (IQ) na Unesp, desde 2000 vem incentivando a parceria universidade-escola, tendo como principais objetivos, por em prática as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente: uso da experimentação no aprendizado de conceitos, desenvolvimento do raciocínio crítico-científico, e contextualização sócio-cultural, para que o ensino de química e o ensino de ciência tenham significado e importância na vida do aluno, buscando tanto a melhoria no ensino-aprendizagem como auxiliando na formação do cidadão. Participam graduandos e docentes do IQ. Atua em escolas públicas tanto do ensino fundamental como do ensino médio, da cidade de Araraquara. Desde 2002, atua na escola EEEF Deputado Leonardo Barbieri, periferia da cidade, acompanhando o ensino de Ciências, quinta a oitava séries do ensino fundamental e, também, com atuações pontuais, para turmas de primeira a quarta séries. Além de contribuir de forma significativa para o aprendizado de ciências, o envolvimento dos monitores com os alunos, professores, gestores e funcionários merece destaque. São efetuadas visitas mensais dos graduandos (alunos monitores), visando à aplicação de novas metodologias de ensino, tornando as aulas mais atrativas, buscando a participação ativa dos alunos, sem comprometer o conteúdo específico e a proposta pedagógica. Para avaliação do projeto - no contexto social e pedagógico da escola - foi aplicado um questionário aos professores e gestores, com o objetivo de verificar o que pensam e o impacto deste projeto na escola. Tal avaliação periódica é importante pois mostra se o trabalho desenvolvido atende a necessidade da escola como um todo. questionário aplicado aos professores, continha dezoito questões dissertativas, em que se colocaram questões referentes: à importância do CVE para a escola e alunos, a viabilidade da parceria escola-universidade, a mudança comportamental dos alunos, bem como desenvolvimento de algumas habilidades proporcionadas pela atuação dos monitores (professores em formação inicial). Os resultados mostram que para os professores de Ciências tem dois aspectos relevantes que devem ser considerados: i) o aspecto pedagógico: metodologia dinâmica, em que os alunos vivenciam os conceitos chegando a conclusões lógicas, ii) aspecto social: intercambio entre a universidade e a escola. Quanto à questão social, um dos professores destaca: a comunidade da escola via a universidade como uma instituição longe de ser freqüentada, voltada para assuntos distantes do cotidiano da população. Este projeto veio provar o contrário, de que ela está preocupada com a formação integral dos futuros cidadãos . Apoio PROEX/UNESP, Ciência na UNESP, IQ/UNESP.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:41Z
2016-09-01T13:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 126
http://hdl.handle.net/11449/143753
2005-126-silva.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143753
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 126
2005-126-silva.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965379985932288