Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Troll, Juliana [UNESP], Monteiro, Helvia Arandas [UNESP], Querido, Bárbara Nardini [UNESP], Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP], Weber, Silke Anna Theresa [UNESP], Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232
http://hdl.handle.net/11449/143154
Resumo: Introdução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática.
id UNSP_60946881fb52ddab3b5edc52c0ea27f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143154
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticasHumanasEducaçãoIntrodução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]Troll, Juliana [UNESP]Monteiro, Helvia Arandas [UNESP]Querido, Bárbara Nardini [UNESP]Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP]Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]2016-08-24T12:43:38Z2016-08-24T12:43:38Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject38application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143154ISSN1679-4605-2007-03-38.pdf9069986140495233PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:08:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143154Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:08:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
title Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
spellingShingle Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]
Humanas
Educação
title_short Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
title_full Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
title_fullStr Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
title_full_unstemmed Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
title_sort Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
author Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]
author_facet Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]
Troll, Juliana [UNESP]
Monteiro, Helvia Arandas [UNESP]
Querido, Bárbara Nardini [UNESP]
Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP]
Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]
Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]
author_role author
author2 Troll, Juliana [UNESP]
Monteiro, Helvia Arandas [UNESP]
Querido, Bárbara Nardini [UNESP]
Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP]
Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]
Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]
Troll, Juliana [UNESP]
Monteiro, Helvia Arandas [UNESP]
Querido, Bárbara Nardini [UNESP]
Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP]
Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]
Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Educação
topic Humanas
Educação
description Introdução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2016-08-24T12:43:38Z
2016-08-24T12:43:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232
Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143154
ISSN1679-4605-2007-03-38.pdf
9069986140495233
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232
http://hdl.handle.net/11449/143154
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007.
1679-4605
ISSN1679-4605-2007-03-38.pdf
9069986140495233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964635035598848