A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320 http://hdl.handle.net/11449/134877 |
Resumo: | The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action. |
id |
UNSP_6291dc621d9666ae3a800057605c8def |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134877 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalContinuing education, computer use and science classes in the first years of primary schoolTeachers' continuing educationComputer useScience teachingFormação continuada de professoresUso do computadorEnsino de ciênciasThe present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente.Instituto Superior de Educação das Faculdades Integradas de Jaú, Jaú-SPUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Rubião Júnior s/n, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Rubião Júnior s/n, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, BrasilFaculdades Integradas de JaúUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gabini, Wanderlei SebastiãoDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]2016-03-02T12:58:49Z2016-03-02T12:58:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article333-348application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012.1415-2150http://hdl.handle.net/11449/13487710.1590/1983-21172012140320S1983-21172012000300333S1983-21172012000300333.pdf237497431395377220037350668168450000-0002-0192-3988Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:18:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134877Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-25T06:18:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Continuing education, computer use and science classes in the first years of primary school |
title |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Gabini, Wanderlei Sebastião Teachers' continuing education Computer use Science teaching Formação continuada de professores Uso do computador Ensino de ciências |
title_short |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Gabini, Wanderlei Sebastião |
author_facet |
Gabini, Wanderlei Sebastião Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas de Jaú Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabini, Wanderlei Sebastião Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teachers' continuing education Computer use Science teaching Formação continuada de professores Uso do computador Ensino de ciências |
topic |
Teachers' continuing education Computer use Science teaching Formação continuada de professores Uso do computador Ensino de ciências |
description |
The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:58:49Z 2016-03-02T12:58:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320 Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012. 1415-2150 http://hdl.handle.net/11449/134877 10.1590/1983-21172012140320 S1983-21172012000300333 S1983-21172012000300333.pdf 2374974313953772 2003735066816845 0000-0002-0192-3988 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320 http://hdl.handle.net/11449/134877 |
identifier_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012. 1415-2150 10.1590/1983-21172012140320 S1983-21172012000300333 S1983-21172012000300333.pdf 2374974313953772 2003735066816845 0000-0002-0192-3988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
333-348 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965399038558208 |