A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320
http://hdl.handle.net/11449/134877
Resumo: The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.
id UNSP_6291dc621d9666ae3a800057605c8def
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134877
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalContinuing education, computer use and science classes in the first years of primary schoolTeachers' continuing educationComputer useScience teachingFormação continuada de professoresUso do computadorEnsino de ciênciasThe present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente.Instituto Superior de Educação das Faculdades Integradas de Jaú, Jaú-SPUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Rubião Júnior s/n, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Rubião Júnior s/n, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, BrasilFaculdades Integradas de JaúUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gabini, Wanderlei SebastiãoDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]2016-03-02T12:58:49Z2016-03-02T12:58:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article333-348application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012.1415-2150http://hdl.handle.net/11449/13487710.1590/1983-21172012140320S1983-21172012000300333S1983-21172012000300333.pdf237497431395377220037350668168450000-0002-0192-3988Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:18:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134877Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-25T06:18:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Continuing education, computer use and science classes in the first years of primary school
title A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Gabini, Wanderlei Sebastião
Teachers' continuing education
Computer use
Science teaching
Formação continuada de professores
Uso do computador
Ensino de ciências
title_short A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A formação continuada, o uso do computador e as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
author Gabini, Wanderlei Sebastião
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdades Integradas de Jaú
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião
Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers' continuing education
Computer use
Science teaching
Formação continuada de professores
Uso do computador
Ensino de ciências
topic Teachers' continuing education
Computer use
Science teaching
Formação continuada de professores
Uso do computador
Ensino de ciências
description The present article aims to discuss a process of continuing education which was focused on Science teaching and computer use considering the school as the locus of training. This process was intended for teachers who taught in the first years of Primary School. The research was developed with a qualitative approach, focusing on participant observation. It was aimed to characterize the educational practices, considering the elaboration of scientific knowledge, the development of experimental activities and the educational possibilities of the Information and Communication Technologies. The results reveal the involvement of the group in an attitude of research and reflection, and the utilization of collective spaces for constant discussion regarding the issues of classroom and teaching action.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:58:49Z
2016-03-02T12:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012.
1415-2150
http://hdl.handle.net/11449/134877
10.1590/1983-21172012140320
S1983-21172012000300333
S1983-21172012000300333.pdf
2374974313953772
2003735066816845
0000-0002-0192-3988
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140320
http://hdl.handle.net/11449/134877
identifier_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 333-348, 2012.
1415-2150
10.1590/1983-21172012140320
S1983-21172012000300333
S1983-21172012000300333.pdf
2374974313953772
2003735066816845
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 333-348
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965399038558208