Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradini, Kamyla Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/165194
Resumo: O estudo de inglês como língua estrangeira remete ao enfoque em aspectos culturais desse idioma, trazendo à tona questionamentos sobre como estes podem ser abordados durante as aulas de forma a gerar reflexões pelos alunos. O presente trabalho apresenta uma análise sobre os aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro Circles I (2016), livro didático previamente examinado e selecionado por uma comissão nomeada pelo governo federal – de acordo com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e, posteriormente, escolhido por professores da rede pública de ensino. Este estudo se mostrou relevante, tanto por trazer a interação entre cultura e gêneros textuais, visto que as pesquisas costumam considerar um aspecto ou outro e não a relação entre ambos, quanto por evidenciar a importância do estudo de cultura em livros didáticos do ensino médio. A pesquisa se deu com base nos conceitos de cultura defendidos por Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Kumaravadivelu (2002, 2003), Moran (2001), Kramsch (1993, 1998, 2009, 2011), bem como conceitos sobre gêneros textuais conforme Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2011), Marchuschi (2002, 2003, 2008, 2011), Hammond e Derewianka (2001), entre outros. Trata-se de uma pesquisa documental na qual se analisa um livro didático em uma perspectiva qualitativa interpretativa. Tendo em vista que a coleção Circles (2016) é pautada no ensino por meio de gêneros textuais, este trabalho busca compreender que tipos de gêneros estão presentes no livro didático Circles I (2016) e como contribuem para abordar o componente cultural em sua proposta de ensino. Os resultados mostram que os gêneros textuais utilizados no LD contribuem para a identificação dos aspectos culturais, visto que apresentam cultura de forma reflexiva de diferentes maneiras, como comunidades, produtos, práticas, pessoas e perspectivas, indo além da visão superficial que geralmente aborda informações e curiosidades sobre o outro de modo homogêneo, estático e idealizado.
id UNSP_6533a3b33b1b88b461e03a077bbec757
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/165194
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018Analysis of the cultural aspects from textual genres in the textbook Circles-PNLD 2018Livro didáticoCulturaGêneros textuasisTextbookCultureTextual GenresO estudo de inglês como língua estrangeira remete ao enfoque em aspectos culturais desse idioma, trazendo à tona questionamentos sobre como estes podem ser abordados durante as aulas de forma a gerar reflexões pelos alunos. O presente trabalho apresenta uma análise sobre os aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro Circles I (2016), livro didático previamente examinado e selecionado por uma comissão nomeada pelo governo federal – de acordo com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e, posteriormente, escolhido por professores da rede pública de ensino. Este estudo se mostrou relevante, tanto por trazer a interação entre cultura e gêneros textuais, visto que as pesquisas costumam considerar um aspecto ou outro e não a relação entre ambos, quanto por evidenciar a importância do estudo de cultura em livros didáticos do ensino médio. A pesquisa se deu com base nos conceitos de cultura defendidos por Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Kumaravadivelu (2002, 2003), Moran (2001), Kramsch (1993, 1998, 2009, 2011), bem como conceitos sobre gêneros textuais conforme Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2011), Marchuschi (2002, 2003, 2008, 2011), Hammond e Derewianka (2001), entre outros. Trata-se de uma pesquisa documental na qual se analisa um livro didático em uma perspectiva qualitativa interpretativa. Tendo em vista que a coleção Circles (2016) é pautada no ensino por meio de gêneros textuais, este trabalho busca compreender que tipos de gêneros estão presentes no livro didático Circles I (2016) e como contribuem para abordar o componente cultural em sua proposta de ensino. Os resultados mostram que os gêneros textuais utilizados no LD contribuem para a identificação dos aspectos culturais, visto que apresentam cultura de forma reflexiva de diferentes maneiras, como comunidades, produtos, práticas, pessoas e perspectivas, indo além da visão superficial que geralmente aborda informações e curiosidades sobre o outro de modo homogêneo, estático e idealizado.The study of English as a foreign language refers to the focus on cultural aspects of this language, bringing up questions about how these can be addressed during class to generate reflections by the students. This work presents an analysis of the cultural aspects from the textual genres of the book Circles I (2016), a textbook previously examined and selected by a committee appointed by the Brazilian Federal Government – according to “The National Textbook Plan” (Plano Nacional do Livro Didático, PNLD-2018) and subsequently chosen by public school teachers. This study proved to be important for bringing the interaction between culture and text genres, since searches tend to consider one aspect or the other and not the relationship between both, and by highlighting the importance of the study of culture in high school textbooks. The research is based on the concepts of culture defended by Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Kumaravadivelu (2002, 2003), Moran (2001), Kramsch (1993, 1998, 2009, 2011), as well as concepts about text genres according to Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2011), Marchuschi (2002, 2003, 2008, 2011), Hammond e Derewianka (2001), and others. It is a documentary research in which a textbook is analyzed in a qualitative interpretative perspective. Considering that the collection Circles (2016) is based in teaching through genres, this work seeks to understand what types of genres are presented in the textbook Circles I (2016) and how they may contribute to addressing the cultural component in their proposal. The results show that the text genres used in the textbook contribute to the identification of cultural aspects, as they present culture from a reflexive form in different ways, as communities, products, practices, people, and perspectives, going beyond the superficial view which usually designs information and facts about the other in a homogeneous, idealized and static way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coradini, Kamyla Barbosa2018-11-27T16:30:01Z2018-11-27T16:30:01Z2018-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16519400091050233004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/165194Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:24.777723Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
Analysis of the cultural aspects from textual genres in the textbook Circles-PNLD 2018
title Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
spellingShingle Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
Coradini, Kamyla Barbosa
Livro didático
Cultura
Gêneros textuasis
Textbook
Culture
Textual Genres
title_short Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
title_full Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
title_fullStr Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
title_full_unstemmed Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
title_sort Análise dos aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro didático Circles – PNLD 2018
author Coradini, Kamyla Barbosa
author_facet Coradini, Kamyla Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coradini, Kamyla Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Cultura
Gêneros textuasis
Textbook
Culture
Textual Genres
topic Livro didático
Cultura
Gêneros textuasis
Textbook
Culture
Textual Genres
description O estudo de inglês como língua estrangeira remete ao enfoque em aspectos culturais desse idioma, trazendo à tona questionamentos sobre como estes podem ser abordados durante as aulas de forma a gerar reflexões pelos alunos. O presente trabalho apresenta uma análise sobre os aspectos culturais a partir dos gêneros textuais no livro Circles I (2016), livro didático previamente examinado e selecionado por uma comissão nomeada pelo governo federal – de acordo com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e, posteriormente, escolhido por professores da rede pública de ensino. Este estudo se mostrou relevante, tanto por trazer a interação entre cultura e gêneros textuais, visto que as pesquisas costumam considerar um aspecto ou outro e não a relação entre ambos, quanto por evidenciar a importância do estudo de cultura em livros didáticos do ensino médio. A pesquisa se deu com base nos conceitos de cultura defendidos por Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Kumaravadivelu (2002, 2003), Moran (2001), Kramsch (1993, 1998, 2009, 2011), bem como conceitos sobre gêneros textuais conforme Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2011), Marchuschi (2002, 2003, 2008, 2011), Hammond e Derewianka (2001), entre outros. Trata-se de uma pesquisa documental na qual se analisa um livro didático em uma perspectiva qualitativa interpretativa. Tendo em vista que a coleção Circles (2016) é pautada no ensino por meio de gêneros textuais, este trabalho busca compreender que tipos de gêneros estão presentes no livro didático Circles I (2016) e como contribuem para abordar o componente cultural em sua proposta de ensino. Os resultados mostram que os gêneros textuais utilizados no LD contribuem para a identificação dos aspectos culturais, visto que apresentam cultura de forma reflexiva de diferentes maneiras, como comunidades, produtos, práticas, pessoas e perspectivas, indo além da visão superficial que geralmente aborda informações e curiosidades sobre o outro de modo homogêneo, estático e idealizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T16:30:01Z
2018-11-27T16:30:01Z
2018-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/165194
000910502
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/165194
identifier_str_mv 000910502
33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128930438184960