O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villani, Nayara de Novaes Rezende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152204
Resumo: Neste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas.
id UNSP_686300d4367381424336bf5f0448ae27
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152204
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicaçõesThe Euler number in high school: proposals of approaches with applicationsNúmero de EulerFunções ExponenciaisAplicaçõesEnsino de MatemáticaEuler NumberExponential FunctionsApplicationsMathematics TeachingNeste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas.In this work we present proposals of activities to approach the Euler number in High School, since there are many daily situations in which the only way to describe them conveniently by means of mathematical models is to use the exponential function with the base being the Euler number. For example, radioactive decay, Newton's law of cooling, the study of a certain epidemic in a population and capital investment. Initially, historical facts are pointed out from the appearance of the Euler number until the moment of its notation. Next, we present an approach on the exponential function and proposals of activities involving the daily situations mentioned.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flávia Souza Machado daUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villani, Nayara de Novaes Rezende2017-11-30T18:31:00Z2017-11-30T18:31:00Z2017-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15220400089469731075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152204Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:29:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
The Euler number in high school: proposals of approaches with applications
title O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
spellingShingle O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
Villani, Nayara de Novaes Rezende
Número de Euler
Funções Exponenciais
Aplicações
Ensino de Matemática
Euler Number
Exponential Functions
Applications
Mathematics Teaching
title_short O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
title_full O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
title_fullStr O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
title_full_unstemmed O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
title_sort O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações
author Villani, Nayara de Novaes Rezende
author_facet Villani, Nayara de Novaes Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Flávia Souza Machado da
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Villani, Nayara de Novaes Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Número de Euler
Funções Exponenciais
Aplicações
Ensino de Matemática
Euler Number
Exponential Functions
Applications
Mathematics Teaching
topic Número de Euler
Funções Exponenciais
Aplicações
Ensino de Matemática
Euler Number
Exponential Functions
Applications
Mathematics Teaching
description Neste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30T18:31:00Z
2017-11-30T18:31:00Z
2017-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152204
000894697
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/152204
identifier_str_mv 000894697
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965517741555712