O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Aparecida de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254986
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral investigar a política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014, com foco na Educação Especial, buscando compreender essa formação em seus diferentes contextos: o de influência, o de produção de texto e o da prática de professoras alfabetizadoras pertencentes ao Vale do Jauru, estado de Mato Grosso. A pesquisa é de caráter qualitativo, articulada à da História Oral, e mobiliza a Abordagem do Ciclo de Políticas públicas de Stephen J. Ball (2011). Esse ciclo é composto por três contextos principais: o da influência, o da produção de texto e o da prática. A pesquisa está centrada, principalmente, no contexto da prática, considerando o efeito de primeira ordem, a partir de sete narrativas de professoras alfabetizadoras da referida região. São também considerados quatro contextos elaborados por Ball, Manguire e Braun (2021): os situados, as culturas profissionais, os materiais e os externos. Como resultados, é possível afirmar que, ao atuar com a política no contexto da prática, há diversas interpretações e atuações possíveis, justamente pelo fato de que os contextos de atuação e as pessoas que neles atuam são distintos. As narrativas das professoras alfabetizadoras evidenciaram que houve uma mudança entre a proposta prescrita para o programa e a atuada no referido ano — ou seja, houve diferentes formas de interpretação do PNAIC de Matemática, principalmente em relação ao material da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. As atrizes que atuaram com essa política, especificamente em relação à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tiveram diversos posicionamentos em relação aos momentos de reflexões, à troca de experiências entre os pares, à produção coletiva de materiais e à execução das atividades lúdicas em sala de aula com os estudantes público-alvo da Educação Especial. A História Oral, articulada à Abordagem do Ciclo de Políticas, teve um papel fundamental nesta pesquisa. Por sua vez, as fontes históricas foram importantes para atribuir significados à produção de conhecimento no campo da Educação Matemática. Essas fontes possibilitaram-nos um conhecimento mais verticalizado sobre a formação continuada do PNAIC de Matemática realizado em sete municípios do Vale do Jauru, a partir do protagonismo das sete professoras alfabetizadoras colaboradoras. Além disso, impulsionaram o entendimento de que a política pública, no campo educacional, não pode ser vista de maneira linear, como forma de “implementação” direta de ações no contexto da prática — ou seja, a ideia de que houver uma “implementação” deve ser revista e reconsiderada, pois cada política sofre alterações, desde o seu processo de construção até o seu desenvolvimento no contexto da prática, de onde se conclui que não se “implementa” algo pronto quando se trata de políticas públicas. Sendo assim, tais políticas devem levar em consideração os contextos da prática, pois eles são diversos, dadas as singularidades regionais, locais, sociais e culturais e as condições de trabalho de cada professora, bem como as suas histórias formativas, os seus valores e as suas crenças em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
id UNSP_68697d8a7d2f26d72e5fe269db4b3458
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254986
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)What literacy teachers say about training in mathematical literacy for target students in special education: experiences from the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic)MatemáticaNarrativasEducação especialFormação de professoresPolíticas públicasMathematicsNarrativesSpecial educationTeacher trainingPublic policyEste trabalho tem por objetivo geral investigar a política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014, com foco na Educação Especial, buscando compreender essa formação em seus diferentes contextos: o de influência, o de produção de texto e o da prática de professoras alfabetizadoras pertencentes ao Vale do Jauru, estado de Mato Grosso. A pesquisa é de caráter qualitativo, articulada à da História Oral, e mobiliza a Abordagem do Ciclo de Políticas públicas de Stephen J. Ball (2011). Esse ciclo é composto por três contextos principais: o da influência, o da produção de texto e o da prática. A pesquisa está centrada, principalmente, no contexto da prática, considerando o efeito de primeira ordem, a partir de sete narrativas de professoras alfabetizadoras da referida região. São também considerados quatro contextos elaborados por Ball, Manguire e Braun (2021): os situados, as culturas profissionais, os materiais e os externos. Como resultados, é possível afirmar que, ao atuar com a política no contexto da prática, há diversas interpretações e atuações possíveis, justamente pelo fato de que os contextos de atuação e as pessoas que neles atuam são distintos. As narrativas das professoras alfabetizadoras evidenciaram que houve uma mudança entre a proposta prescrita para o programa e a atuada no referido ano — ou seja, houve diferentes formas de interpretação do PNAIC de Matemática, principalmente em relação ao material da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. As atrizes que atuaram com essa política, especificamente em relação à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tiveram diversos posicionamentos em relação aos momentos de reflexões, à troca de experiências entre os pares, à produção coletiva de materiais e à execução das atividades lúdicas em sala de aula com os estudantes público-alvo da Educação Especial. A História Oral, articulada à Abordagem do Ciclo de Políticas, teve um papel fundamental nesta pesquisa. Por sua vez, as fontes históricas foram importantes para atribuir significados à produção de conhecimento no campo da Educação Matemática. Essas fontes possibilitaram-nos um conhecimento mais verticalizado sobre a formação continuada do PNAIC de Matemática realizado em sete municípios do Vale do Jauru, a partir do protagonismo das sete professoras alfabetizadoras colaboradoras. Além disso, impulsionaram o entendimento de que a política pública, no campo educacional, não pode ser vista de maneira linear, como forma de “implementação” direta de ações no contexto da prática — ou seja, a ideia de que houver uma “implementação” deve ser revista e reconsiderada, pois cada política sofre alterações, desde o seu processo de construção até o seu desenvolvimento no contexto da prática, de onde se conclui que não se “implementa” algo pronto quando se trata de políticas públicas. Sendo assim, tais políticas devem levar em consideração os contextos da prática, pois eles são diversos, dadas as singularidades regionais, locais, sociais e culturais e as condições de trabalho de cada professora, bem como as suas histórias formativas, os seus valores e as suas crenças em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.This work has as its main objective investigating the continuing education policy of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Brazil’s National Pact for Literacy at the Right Age, in 2014, focusing on Special Education, in order to understand this program in its different contexts: the context of influence, the context of text production and the context of practice of female literacy teachers of the Vale do Jauru, state of Mato Grosso, Brazil. The research is of a qualitative in nature, linked to Oral History, and uses Stephen J. Ball’s Public Policy Cycle Approach (2011). Such a cycle is based on three main contexts: influence, text production and practice. This research is mainly focused on the context of practice, considering the first-order effect, based on seven narratives from literacy teachers of the Vale do Jauru. Four contexts proposed by Ball, Manguire and Braun (2021) are also considered: situated contexts, professional cultures, material contexts and external contexts. As a result, it is possible to state that, when acting with politics in the context of practice, there are different possible interpretations and actions, precisely because the practice contexts and the people who work in them are different. The narratives of the literacy teachers showed that there was a change between the proposal prescribed for the program and the one implemented in 2014 — that is, there were different ways of interpreting the PNAIC of Mathematics, mainly in relation to the Special Education material from the perspective of Inclusive Education. The literacy teachers who worked with this policy, specifically regarding Special Education from the perspective of Inclusive Education, had different positions in relation to moments of reflection, to the exchange of experiences among peers, to the collective production of materials and to the development of playful activities in the classroom with Special Education students. Oral History, linked to the Policy Cycle Approach, played a fundamental role in this research. In its turn, historical sources were important in attributing meanings to the production of knowledge in the field of Mathematics Education. These sources allowed us to better understand the continuing education policy of the PNAIC of Mathematics, carried out in seven municipalities of Vale do Jauru, based on the protagonism of the seven collaborating literacy teachers. Moreover, the research promoted the understanding that public policies, in the educational field, cannot be seen in a linear way, as a form of direct “implementation” of actions in the context of practice — that is, the idea that there is an “implementation” must be reconsidered, as each policy undergoes changes, from its construction process to its development in the context of practice, which leads to the conclusion that something ready-made cannot be “implemented” when it comes to public policies. Therefore, such policies must consider the different contexts of practice, as they are diverse, given regional, social and cultural singularities and the working conditions of each teacher, as well as their educational histories, values and beliefs regarding the teaching and learning processes.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 141357/2021-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rolkouski, EmersonSouza, Renata Aparecida de2024-04-05T11:25:49Z2024-04-05T11:25:49Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2549865337664457620318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-06T06:17:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254986Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-06T06:17:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
What literacy teachers say about training in mathematical literacy for target students in special education: experiences from the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic)
title O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
spellingShingle O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
Souza, Renata Aparecida de
Matemática
Narrativas
Educação especial
Formação de professores
Políticas públicas
Mathematics
Narratives
Special education
Teacher training
Public policy
title_short O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
title_full O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
title_fullStr O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
title_full_unstemmed O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
title_sort O que narram as alfabetizadoras a respeito da formação em alfabetização matemática para os estudantes público-alvo da educação especial: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic)
author Souza, Renata Aparecida de
author_facet Souza, Renata Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rolkouski, Emerson
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Narrativas
Educação especial
Formação de professores
Políticas públicas
Mathematics
Narratives
Special education
Teacher training
Public policy
topic Matemática
Narrativas
Educação especial
Formação de professores
Políticas públicas
Mathematics
Narratives
Special education
Teacher training
Public policy
description Este trabalho tem por objetivo geral investigar a política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014, com foco na Educação Especial, buscando compreender essa formação em seus diferentes contextos: o de influência, o de produção de texto e o da prática de professoras alfabetizadoras pertencentes ao Vale do Jauru, estado de Mato Grosso. A pesquisa é de caráter qualitativo, articulada à da História Oral, e mobiliza a Abordagem do Ciclo de Políticas públicas de Stephen J. Ball (2011). Esse ciclo é composto por três contextos principais: o da influência, o da produção de texto e o da prática. A pesquisa está centrada, principalmente, no contexto da prática, considerando o efeito de primeira ordem, a partir de sete narrativas de professoras alfabetizadoras da referida região. São também considerados quatro contextos elaborados por Ball, Manguire e Braun (2021): os situados, as culturas profissionais, os materiais e os externos. Como resultados, é possível afirmar que, ao atuar com a política no contexto da prática, há diversas interpretações e atuações possíveis, justamente pelo fato de que os contextos de atuação e as pessoas que neles atuam são distintos. As narrativas das professoras alfabetizadoras evidenciaram que houve uma mudança entre a proposta prescrita para o programa e a atuada no referido ano — ou seja, houve diferentes formas de interpretação do PNAIC de Matemática, principalmente em relação ao material da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. As atrizes que atuaram com essa política, especificamente em relação à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tiveram diversos posicionamentos em relação aos momentos de reflexões, à troca de experiências entre os pares, à produção coletiva de materiais e à execução das atividades lúdicas em sala de aula com os estudantes público-alvo da Educação Especial. A História Oral, articulada à Abordagem do Ciclo de Políticas, teve um papel fundamental nesta pesquisa. Por sua vez, as fontes históricas foram importantes para atribuir significados à produção de conhecimento no campo da Educação Matemática. Essas fontes possibilitaram-nos um conhecimento mais verticalizado sobre a formação continuada do PNAIC de Matemática realizado em sete municípios do Vale do Jauru, a partir do protagonismo das sete professoras alfabetizadoras colaboradoras. Além disso, impulsionaram o entendimento de que a política pública, no campo educacional, não pode ser vista de maneira linear, como forma de “implementação” direta de ações no contexto da prática — ou seja, a ideia de que houver uma “implementação” deve ser revista e reconsiderada, pois cada política sofre alterações, desde o seu processo de construção até o seu desenvolvimento no contexto da prática, de onde se conclui que não se “implementa” algo pronto quando se trata de políticas públicas. Sendo assim, tais políticas devem levar em consideração os contextos da prática, pois eles são diversos, dadas as singularidades regionais, locais, sociais e culturais e as condições de trabalho de cada professora, bem como as suas histórias formativas, os seus valores e as suas crenças em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-05T11:25:49Z
2024-04-05T11:25:49Z
2024-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/254986
5337664457620318
url https://hdl.handle.net/11449/254986
identifier_str_mv 5337664457620318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965451452678144