Pesquisa em Educação Ambiental: um estudo a partir de teses e dissertações de programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulgraen, Talita Barbosa Plantcoski
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236784
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a produção acadêmica sobre Educação Ambiental produzidas em programas de pós-graduação de Psicologia, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O intuito foi identificar e analisar os diferentes referenciais teóricos-conceituais e temas presentes nesses trabalhos, visando compreender as especificidades desse tipo de investigação e como essas teses e dissertações podem contribuir com o campo pesquisa em EA e seu processo de consolidação. Trata-se de pesquisa documental, do tipo “estado da arte”, de caráter descritivo e qualitativo. A busca por teses e dissertações produzidas em cursos de pós-graduação em Psicologia foi realizada no website do Projeto EArte, contexto em que essa pesquisa foi desenvolvida. Identificou-se um total de 46 trabalhos, sendo 35 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado, dos quais apenas 01 não obtivemos acesso ao trabalho na íntegra. Para a realização do processo analítico do corpus documental, optamos pela técnica de análise de conteúdo proposta e definida por Bardin (2011). A partir dos resultados obtidos no mapeamento dos trabalhos, identificamos uma predominância das IES públicas como lócus na produção de pesquisa sobre EA na área da Psicologia em relação às IES privadas, uma desigualdade regional relativa à produção das pesquisas analisadas e um crescimento expressivo da produção dessas investigações a partir dos anos 2000. Diante dos dados encontrados referentes às análises dos temas e aos referenciais teórico-conceituais, notou-se a inserção e um processo de consolidação de interesse na temática ambiental em pesquisas realizadas nos cursos de pós-graduação em Psicologia. Podemos inferir que a Psicologia, enquanto campo teórico na investigação sobre as temáticas ambientais e EA, contribui para o debate sobre a relação homem e natureza, ora por um viés individualizado, ora por um viés social e complexificado, possibilitando uma visão mais ampliada do ser humano, de seu desenvolvimento e dos fatores que influenciam suas práticas e ações diárias. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para futuras investigações que almejam compreender a aproximação entre a Psicologia e a Educação Ambiental, no intuito de demonstrar que esse é um caminho possível de investigação e de troca de saberes. E nesse processo, a investigação sobre educação ambiental no Brasil vai se consolidando em áreas diferentes do conhecimento.
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A busca por teses e dissertações produzidas em cursos de pós-graduação em Psicologia foi realizada no website do Projeto EArte, contexto em que essa pesquisa foi desenvolvida. Identificou-se um total de 46 trabalhos, sendo 35 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado, dos quais apenas 01 não obtivemos acesso ao trabalho na íntegra. Para a realização do processo analítico do corpus documental, optamos pela técnica de análise de conteúdo proposta e definida por Bardin (2011). A partir dos resultados obtidos no mapeamento dos trabalhos, identificamos uma predominância das IES públicas como lócus na produção de pesquisa sobre EA na área da Psicologia em relação às IES privadas, uma desigualdade regional relativa à produção das pesquisas analisadas e um crescimento expressivo da produção dessas investigações a partir dos anos 2000. Diante dos dados encontrados referentes às análises dos temas e aos referenciais teórico-conceituais, notou-se a inserção e um processo de consolidação de interesse na temática ambiental em pesquisas realizadas nos cursos de pós-graduação em Psicologia. Podemos inferir que a Psicologia, enquanto campo teórico na investigação sobre as temáticas ambientais e EA, contribui para o debate sobre a relação homem e natureza, ora por um viés individualizado, ora por um viés social e complexificado, possibilitando uma visão mais ampliada do ser humano, de seu desenvolvimento e dos fatores que influenciam suas práticas e ações diárias. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para futuras investigações que almejam compreender a aproximação entre a Psicologia e a Educação Ambiental, no intuito de demonstrar que esse é um caminho possível de investigação e de troca de saberes. E nesse processo, a investigação sobre educação ambiental no Brasil vai se consolidando em áreas diferentes do conhecimento.This research aimed to investigate the academic production on Environmental Education produced in Psychology graduate programs, evaluated by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The aim was to identify and analyze the different theoretical-conceptual references and themes present in these works, aiming to understand the specificities of this type of investigation and how these theses and dissertations can contribute to the field of research in EE and its consolidation process. It is a documental research, of the "state of the art" type, with a descriptive and qualitative character. The search for theses and dissertations produced in postgraduate courses in Psychology was carried out on the Projeto EArte website, the context in which this research was developed. A total of 46 works were identified, being 35 master's theses and 11 doctoral theses, of which only 01 did not obtain access to the work in its entirety. To carry out the analytical process of the documental corpus, we chose the technique of content analysis proposed and defined by Bardin (2011). From the results obtained in the mapping of the works, we identified a predominance of public HEIs as the locus in the production of research on EE in the area of ​​Psychology in relation to private HEIs, a regional inequality related to the production of the analyzed researches and a significant growth in the production of these investigations from the 2000s onwards. In view of the data found regarding the analysis of the themes and the theoretical-conceptual references, it was noted the insertion and a process of consolidation of interest in the environmental theme in research carried out in postgraduate courses in Psychology. We can infer that Psychology, as a theoretical field in research on environmental issues and EE, contributes to the debate on the relationship between man and nature, sometimes through an individualized perspective, sometimes through a social and complex approach, enabling a broader view of being human development, and the factors that influence their daily practices and actions. It is hoped, with this research, to contribute to future investigations that aim to understand the approximation between Psychology and Environmental Education, in order to demonstrate that this is a possible path for investigation and exchange of knowledge. And in this process, research on environmental education in Brazil is consolidating in different areas of knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Luiz Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulgraen, Talita Barbosa Plantcoski2022-09-30T20:02:53Z2022-09-30T20:02:53Z2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23678433004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:05:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236784Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:05:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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