Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Nilza Cristina Gomes de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101558
Resumo: A partir do contexto de Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – CBAC para as escolas municipais de Várzea Grande, em que se inserem tanto as professoras de classes multisseriadas como as de classes seriadas, a presente pesquisa teve a intenção de investigar como as práticas pedagógicas dessas docentes são construídas, e em que medida as práticas pedagógicas das professoras de classes multisseriadas poderiam contribuir com a dinâmica de trabalho das professoras de classes cicladas. A investigação pode ser considerada de natureza empírica. Os dados foram obtidos por meio da técnica de grupo focal no mês de dezembro de 2006, entrevistas semiestruturadas com oito professoras (quatro professoras de classes multisseriadas com turmas de alunos das quatro séries iniciais do ensino fundamental e quatro professoras com classes cicladas) e observações pontuais em uma classe multisseriada e uma classe ciclada. A hipótese foi a de que a experiência de trabalho no universo de classes multisseriadas imprime uma rotina de trabalho que obriga os professores a desenvolverem uma dinâmica polivalente de ação, pois atendem diferenciadamente aos alunos, adotam um fazer pedagógico ativo, elaboram um planejamento diário incluindo a aplicação de várias atividades diferenciadas. Suas práticas docentes tornam-se mais adequadas ao que o CBAC propõe. Como referencial teórico, utilizaram-se autores como Nagel; Galvanin ; Souza e Farias; Shiroma, Moraes Evangelista, para apresentar como as práticas pedagógicas docentes tentam se estruturar em face de um contexto em constante mudança. Para discorrer sobre quando as práticas pedagógicas dos professores são adequadas em face de uma nova proposta pedagógica em uma sociedade dinâmica, buscou-se respaldo em autores como Roldão, sobre a definição dos papéis e das funções que os docentes devem desempenhar no contexto escolar...
id UNSP_6bea8c4140a6ca3388ad05e3114c80f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101558
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetizaçãoEducaçãoAlfabetizaçãoVarzea Grande (MT)Trabalho docenteClasses multisseriadasClasses cicladasCiclo de alfabetização cidadãTeacher's workMulti-grade classesSingle-grade classesCycle of citizen literacyA partir do contexto de Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – CBAC para as escolas municipais de Várzea Grande, em que se inserem tanto as professoras de classes multisseriadas como as de classes seriadas, a presente pesquisa teve a intenção de investigar como as práticas pedagógicas dessas docentes são construídas, e em que medida as práticas pedagógicas das professoras de classes multisseriadas poderiam contribuir com a dinâmica de trabalho das professoras de classes cicladas. A investigação pode ser considerada de natureza empírica. Os dados foram obtidos por meio da técnica de grupo focal no mês de dezembro de 2006, entrevistas semiestruturadas com oito professoras (quatro professoras de classes multisseriadas com turmas de alunos das quatro séries iniciais do ensino fundamental e quatro professoras com classes cicladas) e observações pontuais em uma classe multisseriada e uma classe ciclada. A hipótese foi a de que a experiência de trabalho no universo de classes multisseriadas imprime uma rotina de trabalho que obriga os professores a desenvolverem uma dinâmica polivalente de ação, pois atendem diferenciadamente aos alunos, adotam um fazer pedagógico ativo, elaboram um planejamento diário incluindo a aplicação de várias atividades diferenciadas. Suas práticas docentes tornam-se mais adequadas ao que o CBAC propõe. Como referencial teórico, utilizaram-se autores como Nagel; Galvanin ; Souza e Farias; Shiroma, Moraes Evangelista, para apresentar como as práticas pedagógicas docentes tentam se estruturar em face de um contexto em constante mudança. Para discorrer sobre quando as práticas pedagógicas dos professores são adequadas em face de uma nova proposta pedagógica em uma sociedade dinâmica, buscou-se respaldo em autores como Roldão, sobre a definição dos papéis e das funções que os docentes devem desempenhar no contexto escolar...Considering the Basic Cycle of Citizen Literacy (Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã - CBAC), applied in municipal schools in Várzea Grande (MT/Brazil), both in multi-grade and single-grade class teachers, the research intended to investigate how the teaching practices of multi-grade class teachers are constructed and how they could contribute to the dynamics of single-grade classes. The empirical data were obtained by means of focal groups in December 2006, semi-structured interviews with eight teachers (four multi-grade class teachers and four single-grade class teachers) and observations in one multi-grade class and one single-grade class). The hypothesis was that the work experience of multi-grade class teachers would be more versatile and more appropriate than what is proposed by CBAC. To enable a differentiated service to pupils, the daily work of multi-grade class teachers favors versatile and dynamic actions, involving the implementation of several different activities. The research used authors such as Nagel; Galvanini; Souza and Farias; Shiroma, Moraes Evangelista, to show how the pedagogical practices are structured in a changeable context. The argument of the importance of teachers’ practices in face of a new pedagogical proposal in a changing society was founded in Roland (2007), who brings elements to define the roles and functions of teachers in schools, Villa Sánches, who suggests a model of teacher behavior to cope with the changes imposed by the educational proposals, and Gimeno, who defines the concept of teaching practices. The results showed that teachers of multi-grade classes submitted to the implementation of the Active School Program (Programa da Escola Ativa), from the CBAC proposal, presented changes in their behaviors and their teaching practices. Such changes were observed when the teachers saw positive results in their pupils’ learning progress... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guarnieri, Maria Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Nilza Cristina Gomes de [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2010-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis180 f. : il. (algumas color.)application/pdfARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização. 2010. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/101558000620724araujo_ncg_dr_arafcl.pdf33004030079P21819120734152701Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T06:52:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:52:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
title Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
spellingShingle Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
Araújo, Nilza Cristina Gomes de [UNESP]
Educação
Alfabetização
Varzea Grande (MT)
Trabalho docente
Classes multisseriadas
Classes cicladas
Ciclo de alfabetização cidadã
Teacher's work
Multi-grade classes
Single-grade classes
Cycle of citizen literacy
title_short Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
title_full Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
title_fullStr Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
title_sort Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização
author Araújo, Nilza Cristina Gomes de [UNESP]
author_facet Araújo, Nilza Cristina Gomes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guarnieri, Maria Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Nilza Cristina Gomes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Varzea Grande (MT)
Trabalho docente
Classes multisseriadas
Classes cicladas
Ciclo de alfabetização cidadã
Teacher's work
Multi-grade classes
Single-grade classes
Cycle of citizen literacy
topic Educação
Alfabetização
Varzea Grande (MT)
Trabalho docente
Classes multisseriadas
Classes cicladas
Ciclo de alfabetização cidadã
Teacher's work
Multi-grade classes
Single-grade classes
Cycle of citizen literacy
description A partir do contexto de Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – CBAC para as escolas municipais de Várzea Grande, em que se inserem tanto as professoras de classes multisseriadas como as de classes seriadas, a presente pesquisa teve a intenção de investigar como as práticas pedagógicas dessas docentes são construídas, e em que medida as práticas pedagógicas das professoras de classes multisseriadas poderiam contribuir com a dinâmica de trabalho das professoras de classes cicladas. A investigação pode ser considerada de natureza empírica. Os dados foram obtidos por meio da técnica de grupo focal no mês de dezembro de 2006, entrevistas semiestruturadas com oito professoras (quatro professoras de classes multisseriadas com turmas de alunos das quatro séries iniciais do ensino fundamental e quatro professoras com classes cicladas) e observações pontuais em uma classe multisseriada e uma classe ciclada. A hipótese foi a de que a experiência de trabalho no universo de classes multisseriadas imprime uma rotina de trabalho que obriga os professores a desenvolverem uma dinâmica polivalente de ação, pois atendem diferenciadamente aos alunos, adotam um fazer pedagógico ativo, elaboram um planejamento diário incluindo a aplicação de várias atividades diferenciadas. Suas práticas docentes tornam-se mais adequadas ao que o CBAC propõe. Como referencial teórico, utilizaram-se autores como Nagel; Galvanin ; Souza e Farias; Shiroma, Moraes Evangelista, para apresentar como as práticas pedagógicas docentes tentam se estruturar em face de um contexto em constante mudança. Para discorrer sobre quando as práticas pedagógicas dos professores são adequadas em face de uma nova proposta pedagógica em uma sociedade dinâmica, buscou-se respaldo em autores como Roldão, sobre a definição dos papéis e das funções que os docentes devem desempenhar no contexto escolar...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-28
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização. 2010. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/101558
000620724
araujo_ncg_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
1819120734152701
identifier_str_mv ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. Práticas pedagógicas de professoras em classes multisseriadas: uma contribuição para a atuação docente no ciclos de alfabetização. 2010. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000620724
araujo_ncg_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
1819120734152701
url http://hdl.handle.net/11449/101558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 f. : il. (algumas color.)
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790407806943232