O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183675
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir as formas pelas quais o currículo escolar é abordado nos espaços de formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização. O percurso metodológico fundamenta-se numa perspectiva qualitativa de abordagem fenomenológica, buscando atribuir sentido às representações dos professores e do formador sobre as contribuições da formação continuada à implementação do currículo escolar. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e discussão em grupo focal, com os procedimentos de análise fundamentados na análise do discurso proposto por Orlandi (2003). A análise dos dados produzidos demonstrou a presença constante de elementos do currículo na formação dos professores, notadamente no que se refere aos estudos relativos à metodologia de ensino dos componentes curriculares, assim como a participação dos professores na definição das necessidades formativas e prioridades temáticas a serem abordadas pelo formador. Destacam-se como objeto de reflexão futura a importância de outros elementos do currículo serem contemplados nas formações como as dimensões relativas à formação de valores e atitudes, a produção das diferenças e preconceitos, a ampliação do universo das necessidades formativas alcançando as condições de trabalho dos professores e a participação dos mesmos no planejamento e desenvolvimento da formação continuada.
id UNSP_6c703a39203ad41b7bc765b1905f8939
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183675
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?The school curriculum in the teacher's trainning on the initial years of schooling: wich curriculum and aproaches?Formação continuadaCurrículoFormação de professoresContinuing trainingCurriculumTeacher's trainingEsta dissertação tem por objetivo discutir as formas pelas quais o currículo escolar é abordado nos espaços de formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização. O percurso metodológico fundamenta-se numa perspectiva qualitativa de abordagem fenomenológica, buscando atribuir sentido às representações dos professores e do formador sobre as contribuições da formação continuada à implementação do currículo escolar. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e discussão em grupo focal, com os procedimentos de análise fundamentados na análise do discurso proposto por Orlandi (2003). A análise dos dados produzidos demonstrou a presença constante de elementos do currículo na formação dos professores, notadamente no que se refere aos estudos relativos à metodologia de ensino dos componentes curriculares, assim como a participação dos professores na definição das necessidades formativas e prioridades temáticas a serem abordadas pelo formador. Destacam-se como objeto de reflexão futura a importância de outros elementos do currículo serem contemplados nas formações como as dimensões relativas à formação de valores e atitudes, a produção das diferenças e preconceitos, a ampliação do universo das necessidades formativas alcançando as condições de trabalho dos professores e a participação dos mesmos no planejamento e desenvolvimento da formação continuada.This master theses aims at discussing the ways in which the school curriculum is approached in the spaces of continuous training of teachers of the initial years of schooling. The methodological course is based on a qualitative perspective of a phenomenological approach, seeking to assign meaning to the representations of teachers and teacher trainers on the contributions of the continuous training to the implementation of the school curriculum. The data were produced by means of semi-structured interviews and focus group discussion, with analysis procedures based on the discourse analysis proposed by Orlandi (2003). The analysis of the produced data has shown the constant presence of elements of the curriculum in teacher training, notably with regard to the studies related to the teaching methodology of the curricular components, as well as the participation of teachers in the definition of the training needs and thematic priorities to be addressed by the trainer. It is highlighted as an object of future reflection the importance of other elements of the curriculum to be contemplated in the training as the related dimensions to the formation of values and attitudes, the production of differences and prejudices, the universe expansion of the needs of training, reaching the teachers' working conditions of and their participation in the planning and development of continuing training.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]2019-10-01T18:56:17Z2019-10-01T18:56:17Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18367500092556033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:14:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:14:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
The school curriculum in the teacher's trainning on the initial years of schooling: wich curriculum and aproaches?
title O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
spellingShingle O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]
Formação continuada
Currículo
Formação de professores
Continuing training
Curriculum
Teacher's training
title_short O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
title_full O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
title_fullStr O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
title_full_unstemmed O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
title_sort O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
author Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]
author_facet Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Currículo
Formação de professores
Continuing training
Curriculum
Teacher's training
topic Formação continuada
Currículo
Formação de professores
Continuing training
Curriculum
Teacher's training
description Esta dissertação tem por objetivo discutir as formas pelas quais o currículo escolar é abordado nos espaços de formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização. O percurso metodológico fundamenta-se numa perspectiva qualitativa de abordagem fenomenológica, buscando atribuir sentido às representações dos professores e do formador sobre as contribuições da formação continuada à implementação do currículo escolar. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e discussão em grupo focal, com os procedimentos de análise fundamentados na análise do discurso proposto por Orlandi (2003). A análise dos dados produzidos demonstrou a presença constante de elementos do currículo na formação dos professores, notadamente no que se refere aos estudos relativos à metodologia de ensino dos componentes curriculares, assim como a participação dos professores na definição das necessidades formativas e prioridades temáticas a serem abordadas pelo formador. Destacam-se como objeto de reflexão futura a importância de outros elementos do currículo serem contemplados nas formações como as dimensões relativas à formação de valores e atitudes, a produção das diferenças e preconceitos, a ampliação do universo das necessidades formativas alcançando as condições de trabalho dos professores e a participação dos mesmos no planejamento e desenvolvimento da formação continuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T18:56:17Z
2019-10-01T18:56:17Z
2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183675
000925560
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/183675
identifier_str_mv 000925560
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789803644715008