A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar, Nathaly Barbieri Marcondes [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144259
Resumo: Diante da constante representação em diversos produtos midiáticos de que o futebol brasileiro seria caracterizado como o “futebol arte”, e do surgimento de recentes estudos acadêmicos que problematizam ou que recusam esta caracterização quando se observa o futebol nacional, especialmente a partir da década de 1970, este trabalho teve como objetivo tentar entender como o primeiro discurso ainda se mostra hegemônico em nossa sociedade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu compreender como se formaram as diferentes falas a respeito deste esporte no Brasil, bem como quais influências elas receberam das diferentes esferas sociais, o trabalho procurou verificar como a mídia se tem apropriado da visão fundada por Gilberto Freyre (1938) a respeito do “futebol arte” com fins de persuasão dos telespectadores, auxiliando, desta forma, que esta ideia continue sendo propagada, embora existam discursos atuais na academia que procurem desmistificá-la. Para isso, foram utilizadas as classificações propostas por Foucault (1999) para possíveis formas de exclusão ou interdição de discursos, presentes em sua obra A Ordem do Discurso. Foram selecionadas para análise três produções audiovisuais desenvolvidas para a divulgação do evento: o videoclipe da emissora de TV Bandeirantes; a chamada da emissora de TV Globo; e a vinheta da própria entidade organizadora da Copa do Mundo, a FIFA. Os objetos foram analisados de acordo com sua estratégia de construção através da metodologia traçada por Vanoye e Goliot-Lété (2012) e, posteriormente, enquadrados no método de Foucault (1999) para que fosse possível responder ao problema lançado neste estudo: por que o discurso sobre o “futebol arte” ainda parece mais valorizado não só pela mídia, mas pela própria sociedade, se uma segunda formação discursiva mais atual, surgida no meio acadêmico, tem procurado desmistificá-lo?
id UNSP_6db9a65087ed3cee3574c36a332ab385
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144259
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV abertaThe order of discourses of Brazilian Soccer Art: a study about World Cup 2014 FIFA disclosure by open TV stationsFutebolCopa do MundoOrdem do discursoMídiaComunicação esportivaSoccerWorld CupOrder of discourseMediaSports communicationDiante da constante representação em diversos produtos midiáticos de que o futebol brasileiro seria caracterizado como o “futebol arte”, e do surgimento de recentes estudos acadêmicos que problematizam ou que recusam esta caracterização quando se observa o futebol nacional, especialmente a partir da década de 1970, este trabalho teve como objetivo tentar entender como o primeiro discurso ainda se mostra hegemônico em nossa sociedade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu compreender como se formaram as diferentes falas a respeito deste esporte no Brasil, bem como quais influências elas receberam das diferentes esferas sociais, o trabalho procurou verificar como a mídia se tem apropriado da visão fundada por Gilberto Freyre (1938) a respeito do “futebol arte” com fins de persuasão dos telespectadores, auxiliando, desta forma, que esta ideia continue sendo propagada, embora existam discursos atuais na academia que procurem desmistificá-la. Para isso, foram utilizadas as classificações propostas por Foucault (1999) para possíveis formas de exclusão ou interdição de discursos, presentes em sua obra A Ordem do Discurso. Foram selecionadas para análise três produções audiovisuais desenvolvidas para a divulgação do evento: o videoclipe da emissora de TV Bandeirantes; a chamada da emissora de TV Globo; e a vinheta da própria entidade organizadora da Copa do Mundo, a FIFA. Os objetos foram analisados de acordo com sua estratégia de construção através da metodologia traçada por Vanoye e Goliot-Lété (2012) e, posteriormente, enquadrados no método de Foucault (1999) para que fosse possível responder ao problema lançado neste estudo: por que o discurso sobre o “futebol arte” ainda parece mais valorizado não só pela mídia, mas pela própria sociedade, se uma segunda formação discursiva mais atual, surgida no meio acadêmico, tem procurado desmistificá-lo?Given the constant representation in media products that Brazilian football would be characterized as "soccer art", and the emergence of recent academic studies questioning or refusing this characterization when observing the national football, especially from the 1970s, this work aims to understand how the first discourse still shows hegemonic in our society. Through a bibliographic research which intended to understand how the different discourses about this sport in Brazil were formed, as well as what influences they received from different social spheres, this work will try to verify how the media has been appropriating the vision founded by Gilberto Freyre (1938) about the "soccer art" with persuasion purposes, helping in this way, that this idea continues to be propagated, although there are current research in academia looking to demystify it. For this, the proposed classifications were used by Foucault (1999) for possible forms of exclusion or prohibition of discourses, present in his work "The Order of Discourse". They were selected for analysis three audiovisual productions developed for the dissemination of the event: one of the Bandeirantes TV station; one of TV Globo station; and one of the own organizer of the World Cup, FIFA. The objects were analyzed according to its construction strategy through the methodology outlined by Vanoye and Goliot-lete (2012) and, later, were framed in Foucault's method (1999) so that it could respond to the problem launched by this study: why the discourse on the "soccer art" still seems more valued not only by the media but by society itself, if a second more current discursive formation, which emerged in academia, has sought to demystify it?Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cesar, Nathaly Barbieri Marcondes [UNESP]2016-09-30T18:08:32Z2016-09-30T18:08:32Z2016-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14425900087338533004056081P41983002105394146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
The order of discourses of Brazilian Soccer Art: a study about World Cup 2014 FIFA disclosure by open TV stations
title A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
spellingShingle A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
Cesar, Nathaly Barbieri Marcondes [UNESP]
Futebol
Copa do Mundo
Ordem do discurso
Mídia
Comunicação esportiva
Soccer
World Cup
Order of discourse
Media
Sports communication
title_short A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
title_full A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
title_fullStr A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
title_full_unstemmed A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
title_sort A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
author Cesar, Nathaly Barbieri Marcondes [UNESP]
author_facet Cesar, Nathaly Barbieri Marcondes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesar, Nathaly Barbieri Marcondes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Copa do Mundo
Ordem do discurso
Mídia
Comunicação esportiva
Soccer
World Cup
Order of discourse
Media
Sports communication
topic Futebol
Copa do Mundo
Ordem do discurso
Mídia
Comunicação esportiva
Soccer
World Cup
Order of discourse
Media
Sports communication
description Diante da constante representação em diversos produtos midiáticos de que o futebol brasileiro seria caracterizado como o “futebol arte”, e do surgimento de recentes estudos acadêmicos que problematizam ou que recusam esta caracterização quando se observa o futebol nacional, especialmente a partir da década de 1970, este trabalho teve como objetivo tentar entender como o primeiro discurso ainda se mostra hegemônico em nossa sociedade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu compreender como se formaram as diferentes falas a respeito deste esporte no Brasil, bem como quais influências elas receberam das diferentes esferas sociais, o trabalho procurou verificar como a mídia se tem apropriado da visão fundada por Gilberto Freyre (1938) a respeito do “futebol arte” com fins de persuasão dos telespectadores, auxiliando, desta forma, que esta ideia continue sendo propagada, embora existam discursos atuais na academia que procurem desmistificá-la. Para isso, foram utilizadas as classificações propostas por Foucault (1999) para possíveis formas de exclusão ou interdição de discursos, presentes em sua obra A Ordem do Discurso. Foram selecionadas para análise três produções audiovisuais desenvolvidas para a divulgação do evento: o videoclipe da emissora de TV Bandeirantes; a chamada da emissora de TV Globo; e a vinheta da própria entidade organizadora da Copa do Mundo, a FIFA. Os objetos foram analisados de acordo com sua estratégia de construção através da metodologia traçada por Vanoye e Goliot-Lété (2012) e, posteriormente, enquadrados no método de Foucault (1999) para que fosse possível responder ao problema lançado neste estudo: por que o discurso sobre o “futebol arte” ainda parece mais valorizado não só pela mídia, mas pela própria sociedade, se uma segunda formação discursiva mais atual, surgida no meio acadêmico, tem procurado desmistificá-lo?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30T18:08:32Z
2016-09-30T18:08:32Z
2016-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144259
000873385
33004056081P4
1983002105394146
url http://hdl.handle.net/11449/144259
identifier_str_mv 000873385
33004056081P4
1983002105394146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790248295464960