Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias

Bibliographic Details
Main Author: Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Publication Date: 2010
Other Authors: Duarte, Newton [UNESP], Derisso, José Luis [UNESP], Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP], Sala, Mauro [UNESP], Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP], Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP], Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP], Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Format: Book
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/109149
Summary: Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.
id UNSP_6ebc0635ae46a6b0583e04d11296457b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109149
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessáriasProfessores - FormaçãoAprendizagemConstrutivismo (Educação)Escola novaAlfabetizaçãoEssa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Lígia Márcia [UNESP]Duarte, Newton [UNESP]Derisso, José Luis [UNESP]Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]Sala, Mauro [UNESP]Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]2014-09-03T17:52:28Z2014-09-03T17:52:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfMARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034.9788579831034http://hdl.handle.net/11449/109149000786379ISBN9788579831034.pdfISBN9788579831034.epub2161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:07:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:07:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
title Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
spellingShingle Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Professores - Formação
Aprendizagem
Construtivismo (Educação)
Escola nova
Alfabetização
title_short Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
title_full Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
title_fullStr Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
title_full_unstemmed Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
title_sort Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
author Martins, Lígia Márcia [UNESP]
author_facet Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Duarte, Newton [UNESP]
Derisso, José Luis [UNESP]
Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]
Sala, Mauro [UNESP]
Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]
Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]
Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author_role author
author2 Duarte, Newton [UNESP]
Derisso, José Luis [UNESP]
Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]
Sala, Mauro [UNESP]
Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]
Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]
Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Duarte, Newton [UNESP]
Derisso, José Luis [UNESP]
Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]
Sala, Mauro [UNESP]
Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]
Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]
Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Aprendizagem
Construtivismo (Educação)
Escola nova
Alfabetização
topic Professores - Formação
Aprendizagem
Construtivismo (Educação)
Escola nova
Alfabetização
description Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-09-03T17:52:28Z
2014-09-03T17:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034.
9788579831034
http://hdl.handle.net/11449/109149
000786379
ISBN9788579831034.pdf
ISBN9788579831034.epub
2161593951236436
identifier_str_mv MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034.
9788579831034
000786379
ISBN9788579831034.pdf
ISBN9788579831034.epub
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/109149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/epub+zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789289879175168