A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Diniz, Renato Eugênio Da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090102
http://hdl.handle.net/11449/213316
Resumo: The main goal of this work was to investigate the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) as strategy for the Chemistry teaching. During the meetings of a teachers' group of this discipline, had been discussed some subjects as the experiences already lived by them about this subject, the analysis and exploration of softwares, besides the elaboration and application of a proposal of class in the Computer lab of the schools where they acted. It was evident, in this study, the importance of a space where the professor can discuss its practical professional, to plan available didactic actions and to know softwares, as well as the fact of Information and Communication Technologies (ICT) being a viable resource in the education of Chemistry.
id UNSP_6ed4869b7aab00aabd7b433a1d73bbaa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213316
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICAThe experience of a group of teachers involving Chemistry teaching and Information and Communication Technologies (ICT)chemistry teachinginformation and communication technologies (ict)teacher educationensino de químicainformáticaformação de professoresThe main goal of this work was to investigate the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) as strategy for the Chemistry teaching. During the meetings of a teachers' group of this discipline, had been discussed some subjects as the experiences already lived by them about this subject, the analysis and exploration of softwares, besides the elaboration and application of a proposal of class in the Computer lab of the schools where they acted. It was evident, in this study, the importance of a space where the professor can discuss its practical professional, to plan available didactic actions and to know softwares, as well as the fact of Information and Communication Technologies (ICT) being a viable resource in the education of Chemistry.Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]Diniz, Renato Eugênio Da Silva [UNESP]2021-07-14T10:53:26Z2021-07-14T10:53:26Z2007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article09-20application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090102Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 01, p. 09-20, 2007.1983-21171415-2150http://hdl.handle.net/11449/21331610.1590/1983-21172007090102S1983-21172007000100009S1983-21172007000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
The experience of a group of teachers involving Chemistry teaching and Information and Communication Technologies (ICT)
title A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
spellingShingle A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
chemistry teaching
information and communication technologies (ict)
teacher education
ensino de química
informática
formação de professores
title_short A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
title_full A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
title_fullStr A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
title_sort A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA
author Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Diniz, Renato Eugênio Da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Diniz, Renato Eugênio Da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Diniz, Renato Eugênio Da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv chemistry teaching
information and communication technologies (ict)
teacher education
ensino de química
informática
formação de professores
topic chemistry teaching
information and communication technologies (ict)
teacher education
ensino de química
informática
formação de professores
description The main goal of this work was to investigate the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) as strategy for the Chemistry teaching. During the meetings of a teachers' group of this discipline, had been discussed some subjects as the experiences already lived by them about this subject, the analysis and exploration of softwares, besides the elaboration and application of a proposal of class in the Computer lab of the schools where they acted. It was evident, in this study, the importance of a space where the professor can discuss its practical professional, to plan available didactic actions and to know softwares, as well as the fact of Information and Communication Technologies (ICT) being a viable resource in the education of Chemistry.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2021-07-14T10:53:26Z
2021-07-14T10:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090102
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 01, p. 09-20, 2007.
1983-2117
1415-2150
http://hdl.handle.net/11449/213316
10.1590/1983-21172007090102
S1983-21172007000100009
S1983-21172007000100009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090102
http://hdl.handle.net/11449/213316
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 01, p. 09-20, 2007.
1983-2117
1415-2150
10.1590/1983-21172007090102
S1983-21172007000100009
S1983-21172007000100009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09-20
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964637542744064