Controle postural e movimento dos olhos em crianças e adolescentes

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Main Author: Germano, Luigi Di Felice
Publication Date: 2023
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: https://hdl.handle.net/11449/251835
Summary: Estudos têm mostrado que movimentos sacádicos e de perseguição visual reduzem magnitude de oscilação corporal de adultos, mas pouco é conhecido sobre o uso de movimentos sacádicos e perseguição visual por crianças e adolescentes. Dessa forma, o objetivo desse estudo é examinar o desempenho do controle postural durante a manutenção da postura em pé durante a realização de movimentos sacádicos e de perseguição visual em adolescentes. Para isso, 5 adolescentes, média de idade de 13 anos, mantiveram a posição em pé, sem visão, fixando, realizando movimentos sacádicos e perseguindo um alvo apresentado em um monitor. Cada participante realizou 3 tentativas em cada condição, totalizando 12 tentativas, cada com 30 segundos de duração. Dois emissores de infravermelho (OPTOTRAK, NDI) foram fixados nas costas e na cabeça dos participantes, propiciando informação sobre a oscilação corporal, nas direções ântero-posterior (AP) e médio-lateral (ML). Ainda, participantes usaram um sistema de rastreamento de movimento dos olhos (ETG 2.0 – SMI), propiciando informação da movimentação dos olhos, nas condições com visão. O desempenho do controle postural foi examinado verificando a amplitude e velocidade média de oscilação para as direções AP e ML. Os resultados mostraram que a amplitude média de oscilação foi alterou com as condições visuais, porém a velocidade média de oscilação, para as direções ântero-posterior e médio-lateral, foi menor nas condições de fixação e movimentos sacádicos. Nenhuma diferença foi observada para a frequência mediana de oscilação entre as condições visuais. Com base nestes resultados, pode-se concluir que adolescentes utilizam informação visual, nas condições de fixação e movimentos sacádicos, indicando estratégias de controle motor distintas em situações que requerem diferentes tipos de movimentos oculares em adolescentes.
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