Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Débora Sara [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155743
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888793.pdf
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta investigar as práticas de ler e escrever de uma educanda do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) que frequenta cotidianamente os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A problematização se deu pela atuação da pesquisadora que, como colaboradora, tem contato direto com a população, numa condição específica em que, particularmente, a leitura, se faz necessária para seguir orientações de cuidados de si. Entre as questões que orientaram este projeto estão: a que soluções recorrem pessoas pouco escolarizadas, ou sem escolarização, para dar conta de necessidades como seguir orientações médicas de tratamento, quando estas são escritas? Como resolvem o problema de tomar medicamentos (horários, quantidades etc, quando não conseguem decifrar códigos de orientação? Um dos referenciais teóricos que embasam as discussões está em Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler. Como objetivos, buscou-se investigar e refletir acerca das práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, focalizando vivências cotidianas da participante da pesquisa. O levantamento, delineamento e discussão acerca de questões relevantes será coletado através de uma entrevista e um caderno de relatos juntamente com a participante da pesquisa, possibilitando refletir acerca das práticas de leitura e escrita cotidianas
id UNSP_701644e53f87d7944d168860955eb5b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155743
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianasSistema Único de Saúde (Brasil)Educação de adultosLeitura (Educação de adultos)EducationO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta investigar as práticas de ler e escrever de uma educanda do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) que frequenta cotidianamente os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A problematização se deu pela atuação da pesquisadora que, como colaboradora, tem contato direto com a população, numa condição específica em que, particularmente, a leitura, se faz necessária para seguir orientações de cuidados de si. Entre as questões que orientaram este projeto estão: a que soluções recorrem pessoas pouco escolarizadas, ou sem escolarização, para dar conta de necessidades como seguir orientações médicas de tratamento, quando estas são escritas? Como resolvem o problema de tomar medicamentos (horários, quantidades etc, quando não conseguem decifrar códigos de orientação? Um dos referenciais teóricos que embasam as discussões está em Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler. Como objetivos, buscou-se investigar e refletir acerca das práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, focalizando vivências cotidianas da participante da pesquisa. O levantamento, delineamento e discussão acerca de questões relevantes será coletado através de uma entrevista e um caderno de relatos juntamente com a participante da pesquisa, possibilitando refletir acerca das práticas de leitura e escrita cotidianasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Débora Sara [UNESP]2018-08-30T18:22:55Z2018-08-30T18:22:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfFERREIRA, Débora Sara. Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155743000888793http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888793.pdf3060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:08:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:08:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
title Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
spellingShingle Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
Ferreira, Débora Sara [UNESP]
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Educação de adultos
Leitura (Educação de adultos)
Education
title_short Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
title_full Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
title_fullStr Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
title_full_unstemmed Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
title_sort Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas
author Ferreira, Débora Sara [UNESP]
author_facet Ferreira, Débora Sara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Débora Sara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde (Brasil)
Educação de adultos
Leitura (Educação de adultos)
Education
topic Sistema Único de Saúde (Brasil)
Educação de adultos
Leitura (Educação de adultos)
Education
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como proposta investigar as práticas de ler e escrever de uma educanda do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) que frequenta cotidianamente os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A problematização se deu pela atuação da pesquisadora que, como colaboradora, tem contato direto com a população, numa condição específica em que, particularmente, a leitura, se faz necessária para seguir orientações de cuidados de si. Entre as questões que orientaram este projeto estão: a que soluções recorrem pessoas pouco escolarizadas, ou sem escolarização, para dar conta de necessidades como seguir orientações médicas de tratamento, quando estas são escritas? Como resolvem o problema de tomar medicamentos (horários, quantidades etc, quando não conseguem decifrar códigos de orientação? Um dos referenciais teóricos que embasam as discussões está em Paulo Freire, em sua obra A importância do ato de ler. Como objetivos, buscou-se investigar e refletir acerca das práticas de leitura e escrita de pessoas pouco escolarizadas, focalizando vivências cotidianas da participante da pesquisa. O levantamento, delineamento e discussão acerca de questões relevantes será coletado através de uma entrevista e um caderno de relatos juntamente com a participante da pesquisa, possibilitando refletir acerca das práticas de leitura e escrita cotidianas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:55Z
2018-08-30T18:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Débora Sara. Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155743
000888793
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888793.pdf
3060869388251465
identifier_str_mv FERREIRA, Débora Sara. Ler e escrever entre pessoas pouco escolarizadas no contexto do SUS: uma análise de suas práticas cotidianas. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
000888793
3060869388251465
url http://hdl.handle.net/11449/155743
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888793.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964634186252288