Saúde mental de universitários: relação entre transtorno mental comum e competência moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Paulo Pereira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192960
Resumo: Introdução: A competência de juízo moral, baseada na teoria de Lawrence Kohlberg, tem sido estudada por muitos pesquisadores para avaliar o desenvolvimento moral de adolescentes e adultos. Pesquisas indicam que ocorre aumento da competência de juízo moral conforme o aumento da idade, maturidade e nível educacional. Apesar disso, resultados de estudos realizados com estudantes de medicina têm demonstrado que a competência moral desse público diminui conforme o curso avança. Até o presente momento, os principais motivos apontados para essa diminuição foram os currículos dos cursos, focados na formação tecnicista, além do ambiente de alta competição entre os alunos. Contudo, não encontramos na literatura pesquisas que verificassem se há associação entre competência moral e Transtorno Mental Comum. Objetivo: Descrever a relação entre competência moral e TMC de estudantes de medicina de uma instituição pública identificando fatores associados. Método: Trata-se de um estudo transversal. Participaram deste estudo alunos matriculados no curso de medicina de uma faculdade pública do interior do estado de São Paulo, que consentiram em participar da pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário que investiga aspectos sociodemográficos e da vida universitária; questionário para avaliação de Transtorno Mental Comum (TMC), o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20); AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), instrumento de rastreamento criado pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de identificar bebedores de risco; e Instrumento de avaliação de competência moral, MCTxt (Moral Competence Test versão estendida). Os dados foram coletados em salas de aula, após agendamento prévio com os professores. Foram identificadas aulas/atividade com os menores percentuais de absenteísmo. Estimativas de prevalência foram acompanhadas de intervalos de confiança de 95%, calculando-se medidas de tendência central e dispersão. Análises univariadas de associação de diferentes variáveis de exposição categoriais, com o desfecho, foram feitas através do teste de qui-quadrado. Associações entre variáveis contínuas foram analisadas pelo teste t de Student ou ANOVA. Foram ajustados modelos de regressão linear múltipla com resposta normal para explicar o desfecho em função de variáveis independentes. Associações foram consideradas estatisticamente significativas se p<0,05. Resultados: Não houve associação entre TMC ou uso de álcool e os escores do MCTxt, apesar disso 49,4% dos participantes pontuaram para a ocorrência de TMC. Observou-se que ao agrupar os anos do curso, o grupo composto por 1º, 2º, e 3º ano teve escores mais altos em todos os dilemas, com exceção do dilema do trabalhador (CW), quando foi comparado com grupo formado por 4º, 5º e 6º ano. Depois de ajustes para variáveis de confundimento, a variável ano do curso associou-se significativamente ao escore do dilema do médico (CD). Conclusão: Houve diminuição da competência moral quando foram comparados os últimos anos do curso com os três primeiros e quase metade dos participantes pontuou para a ocorrência de TMC. Estratégias que envolvem a discussão de dilemas podem ser eficazes para aumentar a competência moral e serviços de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental podem auxiliar os estudantes a lidar com questões relacionadas ao sofrimento psíquico.
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Até o presente momento, os principais motivos apontados para essa diminuição foram os currículos dos cursos, focados na formação tecnicista, além do ambiente de alta competição entre os alunos. Contudo, não encontramos na literatura pesquisas que verificassem se há associação entre competência moral e Transtorno Mental Comum. Objetivo: Descrever a relação entre competência moral e TMC de estudantes de medicina de uma instituição pública identificando fatores associados. Método: Trata-se de um estudo transversal. Participaram deste estudo alunos matriculados no curso de medicina de uma faculdade pública do interior do estado de São Paulo, que consentiram em participar da pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário que investiga aspectos sociodemográficos e da vida universitária; questionário para avaliação de Transtorno Mental Comum (TMC), o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20); AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), instrumento de rastreamento criado pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de identificar bebedores de risco; e Instrumento de avaliação de competência moral, MCTxt (Moral Competence Test versão estendida). Os dados foram coletados em salas de aula, após agendamento prévio com os professores. Foram identificadas aulas/atividade com os menores percentuais de absenteísmo. Estimativas de prevalência foram acompanhadas de intervalos de confiança de 95%, calculando-se medidas de tendência central e dispersão. Análises univariadas de associação de diferentes variáveis de exposição categoriais, com o desfecho, foram feitas através do teste de qui-quadrado. Associações entre variáveis contínuas foram analisadas pelo teste t de Student ou ANOVA. Foram ajustados modelos de regressão linear múltipla com resposta normal para explicar o desfecho em função de variáveis independentes. Associações foram consideradas estatisticamente significativas se p<0,05. Resultados: Não houve associação entre TMC ou uso de álcool e os escores do MCTxt, apesar disso 49,4% dos participantes pontuaram para a ocorrência de TMC. Observou-se que ao agrupar os anos do curso, o grupo composto por 1º, 2º, e 3º ano teve escores mais altos em todos os dilemas, com exceção do dilema do trabalhador (CW), quando foi comparado com grupo formado por 4º, 5º e 6º ano. Depois de ajustes para variáveis de confundimento, a variável ano do curso associou-se significativamente ao escore do dilema do médico (CD). Conclusão: Houve diminuição da competência moral quando foram comparados os últimos anos do curso com os três primeiros e quase metade dos participantes pontuou para a ocorrência de TMC. Estratégias que envolvem a discussão de dilemas podem ser eficazes para aumentar a competência moral e serviços de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental podem auxiliar os estudantes a lidar com questões relacionadas ao sofrimento psíquico.Background: Many researchers have studied the moral judgment competence, based on Lawrence Kohlberg's theory, to assess the moral development of adolescents and adults. Research indicates that there is an increase in the moral judgment competence as age, maturity and educational level increase. Despite this, results of studies carried out with medical students have shown the competence of this public decreases as the course progresses. Until now, the main reasons for this decrease have been the curriculum of the courses, focused on technical education, in addition to the high competition environment among students. However, we did not find in the literature researches that verified whether there is an association between moral competence and Common Mental Disorder. Objective: To describe the relationship between moral competence and Common Mental Disorder of medical students from a public institution, identifying associated factors. Method: This is a cross-sectional study. Participants in this study were students enrolled in the medical course at a public college inland São Paulo state, who consented to participate in the research. For data collection, the following instruments were used: questionnaire that investigates sociodemographic and university life aspects; questionnaire for the assessment of Common Mental Disorder, the Self Reporting Questionnaire (SRQ-20); AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), a tracking tool created by the World Health Organization with the aim of identifying risk drinkers; and Instrument for assessing moral competence, MCTxt (Moral Competence Test extended version). Data were collected in classrooms, after prior appointment with teachers. Classes / activities were identified with the lowest percentages of absenteeism. Prevalence estimates were accompanied by 95% confidence intervals, calculating measures of central tendency and dispersion. Univariate analyzes of the association of different categorical exposure variables, with the outcome, were performed using the chi-square test. Associations between continuous variables were analyzed using t-student test or ANOVA. Multiple linear regression models with normal response were adjusted to explain the outcome as a function of independent variables. Associations were considered statistically significant if p <0.05. Results: There was no association between Common Mental Disorder or alcohol use and MCTxt scores, although 49.4% of participants scored for the occurrence of Common Mental Disorder. It was observed that when grouping the years of the course, the group composed of 1st, 2nd, and 3rd year had higher scores in all dilemmas, except for the worker dilemma (CW), when it was compared with the group formed by 4th, 5th and 6th year. After adjusting for confounding variables, the variable year of the course was significantly associated with the doctor’s dilemma score (CD). Conclusion: There was a decrease in moral competence when the last three years of the course were compared with the first three years and almost half of the participants scored for the occurrence of Common Mental Disorder. Strategies that involve discussing dilemmas can be effective in increasing moral competence and mental health promotion, prevention and treatment services can help students to deal with issues related to psychological distress.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES Demanda SocialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]Padovani, Flávia Helena Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, João Paulo Pereira de2020-07-14T18:41:02Z2020-07-14T18:41:02Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19296000093194633004064078P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:24:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:24:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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