Espaço migrante: entre enunciações e olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Amanda Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90142
Resumo: A mobilidade do homem no espaço, ainda que faça parte da humanidade, é um acontecimento que se torna marca do período contemporâneo. Um movimento que produz um constante encontro com “o outro”, como também atualizações de mecanismos para (re)inventar o outro e (re)inventar-se a si mesmo. A escola é, no entanto, uma instituição que celebra a característica do trabalho com saberes e do sedentarismo: fixam formas de ser, de se relacionar com o mundo, de se usar o território. Outras tantas instâncias culturais – imagens, filmes, jornais, propaganda, televisão, multimídias – também são potentes domínios pedagógicos que, de uma forma ou outra educam, apresentam modos de ser e sentir que atravessam suas enunciações verbais e visuais, modulando subjetividades. Isso faz com que a educação geográfica aconteça nos mais distintos espaços do mundo contemporâneo. Este trabalho objetiva discutir tais problemáticas e compreender a migração no período contemporâneo, a partir da busca de um “olhar atento” a enunciações verbais e, especialmente os visuais, que tomam as pessoas que se deslocam no território (em especial aquelas que deixam a região nordeste brasileira) como objeto de regulação e os inserem em determinadas trajetórias, histórias, lugares, acontecimentos. As relações em funcionamento nos enunciados que fazem referência ao imigrante e seus correlatos, em geral, estão imersas num imperativo de unidade e mesmidade que dilui as diferenças e faz uso da produção da imagem de “outros” indivíduos como estranhos. Por se constituírem de práticas, os enunciados produzem modelos de relações sócio-espaciais, como o preconceito pelo lugar de origem como uma destas estratégias para produção da noção de espaço dada não pela diferença, mas pelos opostos, aniquilando as possibilidades de heterotopia...
id UNSP_711442a01d9d7061b36e3c3ef902efed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90142
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Espaço migrante: entre enunciações e olharesEducaçãoEspaçoImigrantesHeterotopiasEnunciadoImmigrantSpaceEducationStatementA mobilidade do homem no espaço, ainda que faça parte da humanidade, é um acontecimento que se torna marca do período contemporâneo. Um movimento que produz um constante encontro com “o outro”, como também atualizações de mecanismos para (re)inventar o outro e (re)inventar-se a si mesmo. A escola é, no entanto, uma instituição que celebra a característica do trabalho com saberes e do sedentarismo: fixam formas de ser, de se relacionar com o mundo, de se usar o território. Outras tantas instâncias culturais – imagens, filmes, jornais, propaganda, televisão, multimídias – também são potentes domínios pedagógicos que, de uma forma ou outra educam, apresentam modos de ser e sentir que atravessam suas enunciações verbais e visuais, modulando subjetividades. Isso faz com que a educação geográfica aconteça nos mais distintos espaços do mundo contemporâneo. Este trabalho objetiva discutir tais problemáticas e compreender a migração no período contemporâneo, a partir da busca de um “olhar atento” a enunciações verbais e, especialmente os visuais, que tomam as pessoas que se deslocam no território (em especial aquelas que deixam a região nordeste brasileira) como objeto de regulação e os inserem em determinadas trajetórias, histórias, lugares, acontecimentos. As relações em funcionamento nos enunciados que fazem referência ao imigrante e seus correlatos, em geral, estão imersas num imperativo de unidade e mesmidade que dilui as diferenças e faz uso da produção da imagem de “outros” indivíduos como estranhos. Por se constituírem de práticas, os enunciados produzem modelos de relações sócio-espaciais, como o preconceito pelo lugar de origem como uma destas estratégias para produção da noção de espaço dada não pela diferença, mas pelos opostos, aniquilando as possibilidades de heterotopia...Although it is part of humanity, the mobility of man in space is an event that marks the contemporary period. A movement that produces a constant encounter with the other as well as mechanisms updates to (re)invent the other and (re)invent himself. The school is an institution that celebrates the characteristic of knowledge work and sedentary lifestyle: set ways of being, of relating the world and to use the territory. Many other cultural instances - pictures, movies, newspapers, advertising, television, multimedia - are also powerful educational fields that educate in one way or another, presenting ways of being and feeling going through their verbal statements and visual modulating subjectivities. This makes geographical education happens in widely different areas of the contemporary world. This paper aims to discuss these issues and understand the migration in the contemporary period, from the search for a watchful eye to verbal statements and especially the visuals, which take people moving into the territory (especially those who leave the region Northeast Brazil) as the object of regulation and fall into certain trajectories, histories, places, and occurrence. Relations operating in the statements that make reference to immigrants and their correlates, in general, are immersed in an imperative of unity and sameness that dilutes the differences and makes use of image production of “other” individuals as strangers. By consisting themselves of practices listed produce models of socio-spatial relations, as prejudice as the place of origin of these strategies to produce the notion of space is not given by the difference, but the opposite, destroying the possibilities of heterotopia. Thus, we believe that the experience of migration has caused disruptions in our models of space, spatial identity; we call attention to the importance of looking for the changes... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizette Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Amanda Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2010-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f. : il.application/pdfGONÇALVES, Amanda Regina. Espaço migrante: entre enunciações e olhares. 2010. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90142000625853goncalves_ar_me_rcla.pdf33004137064P269924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:08:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:08:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço migrante: entre enunciações e olhares
title Espaço migrante: entre enunciações e olhares
spellingShingle Espaço migrante: entre enunciações e olhares
Gonçalves, Amanda Regina [UNESP]
Educação
Espaço
Imigrantes
Heterotopias
Enunciado
Immigrant
Space
Education
Statement
title_short Espaço migrante: entre enunciações e olhares
title_full Espaço migrante: entre enunciações e olhares
title_fullStr Espaço migrante: entre enunciações e olhares
title_full_unstemmed Espaço migrante: entre enunciações e olhares
title_sort Espaço migrante: entre enunciações e olhares
author Gonçalves, Amanda Regina [UNESP]
author_facet Gonçalves, Amanda Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizette Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Amanda Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Espaço
Imigrantes
Heterotopias
Enunciado
Immigrant
Space
Education
Statement
topic Educação
Espaço
Imigrantes
Heterotopias
Enunciado
Immigrant
Space
Education
Statement
description A mobilidade do homem no espaço, ainda que faça parte da humanidade, é um acontecimento que se torna marca do período contemporâneo. Um movimento que produz um constante encontro com “o outro”, como também atualizações de mecanismos para (re)inventar o outro e (re)inventar-se a si mesmo. A escola é, no entanto, uma instituição que celebra a característica do trabalho com saberes e do sedentarismo: fixam formas de ser, de se relacionar com o mundo, de se usar o território. Outras tantas instâncias culturais – imagens, filmes, jornais, propaganda, televisão, multimídias – também são potentes domínios pedagógicos que, de uma forma ou outra educam, apresentam modos de ser e sentir que atravessam suas enunciações verbais e visuais, modulando subjetividades. Isso faz com que a educação geográfica aconteça nos mais distintos espaços do mundo contemporâneo. Este trabalho objetiva discutir tais problemáticas e compreender a migração no período contemporâneo, a partir da busca de um “olhar atento” a enunciações verbais e, especialmente os visuais, que tomam as pessoas que se deslocam no território (em especial aquelas que deixam a região nordeste brasileira) como objeto de regulação e os inserem em determinadas trajetórias, histórias, lugares, acontecimentos. As relações em funcionamento nos enunciados que fazem referência ao imigrante e seus correlatos, em geral, estão imersas num imperativo de unidade e mesmidade que dilui as diferenças e faz uso da produção da imagem de “outros” indivíduos como estranhos. Por se constituírem de práticas, os enunciados produzem modelos de relações sócio-espaciais, como o preconceito pelo lugar de origem como uma destas estratégias para produção da noção de espaço dada não pela diferença, mas pelos opostos, aniquilando as possibilidades de heterotopia...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-03
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Amanda Regina. Espaço migrante: entre enunciações e olhares. 2010. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90142
000625853
goncalves_ar_me_rcla.pdf
33004137064P2
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
identifier_str_mv GONÇALVES, Amanda Regina. Espaço migrante: entre enunciações e olhares. 2010. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000625853
goncalves_ar_me_rcla.pdf
33004137064P2
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/90142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789548104646656