Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica

Bibliographic Details
Main Author: Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Publication Date: 2007
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/96058
Summary: Esta pesquisa se insere nos estudos que abordam o tema formação de professores, saberes docentes, prática pedagógica e identidade do professor. Entre os objetivos relacionados buscou-se averiguar os saberes docentes e a prática pedagógica na proposta do curso de Licenciatura em Educação Física da Unesp/ Rio Claro; apontar os elementos constitutivos da identidade do professor; e identificar no exercício da profissionalidade docente habitus dos professores universitários. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que utilizou como técnica para a coleta de dados: fonte documental, entrevista e observação. Os dados foram apresentados contemplando à análise do conteúdo nas seguintes categorias; (a) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes na proposta curricular e na perspectiva docente; (b) A identidade docente; e (c) O habitus do professor universitário. Da discussão dos resultados observou-se que, dentro da proposta curricular, há um conjunto de saberes presentes, mas que, no entanto, são priorizados os de caráter conceitual/procedimental, apresentando uma fundamentação pautada no modelo da racionalidade técnica. Com relação aos saberes, de forma geral, foram visto como plurais. Porém, em alguns momentos são alguns são mais priorizados que iv outros. Com relação a prática pedagógica vislumbra-se a percepção desta em diversos momentos: ora relacionados ao conhecimento da disciplina e a forma de se ensinar, e ora ao universo do aluno e a sua intencionalidade. Este encaminhamento direciona para a compreensão de uma identidade que abarca a compreensão da docência como um dom, vocação, até a dimensão atitudinal, fazendo jus a composição de uma identidade historicamente construída e modificada pelos saberes, pela ação do exercício profissional, pelo contexto, pela formação, entre outros...
id UNSP_71dbfadc70820644faa8a1e5e14e7c23
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96058
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógicaProfessores - FormaçãoEducação fisicaIdentidade docenteProfessors formationPedagogical practicalKnowledge professorsTeaching identityPhysical educationEsta pesquisa se insere nos estudos que abordam o tema formação de professores, saberes docentes, prática pedagógica e identidade do professor. Entre os objetivos relacionados buscou-se averiguar os saberes docentes e a prática pedagógica na proposta do curso de Licenciatura em Educação Física da Unesp/ Rio Claro; apontar os elementos constitutivos da identidade do professor; e identificar no exercício da profissionalidade docente habitus dos professores universitários. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que utilizou como técnica para a coleta de dados: fonte documental, entrevista e observação. Os dados foram apresentados contemplando à análise do conteúdo nas seguintes categorias; (a) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes na proposta curricular e na perspectiva docente; (b) A identidade docente; e (c) O habitus do professor universitário. Da discussão dos resultados observou-se que, dentro da proposta curricular, há um conjunto de saberes presentes, mas que, no entanto, são priorizados os de caráter conceitual/procedimental, apresentando uma fundamentação pautada no modelo da racionalidade técnica. Com relação aos saberes, de forma geral, foram visto como plurais. Porém, em alguns momentos são alguns são mais priorizados que iv outros. Com relação a prática pedagógica vislumbra-se a percepção desta em diversos momentos: ora relacionados ao conhecimento da disciplina e a forma de se ensinar, e ora ao universo do aluno e a sua intencionalidade. Este encaminhamento direciona para a compreensão de uma identidade que abarca a compreensão da docência como um dom, vocação, até a dimensão atitudinal, fazendo jus a composição de uma identidade historicamente construída e modificada pelos saberes, pela ação do exercício profissional, pelo contexto, pela formação, entre outros...This research deals with teachers formation, professors knowledge, pedagogical pratical and teaching identity. Between the related objectives will search to inquire the constitution of the professor knowledge and of the pedagogical practical in the proposal of professor formation of the Degree in Physical Education Course of the Unesp/Rio Claro; to point the constituent elements of the professor identity; and to recognize in the teaching exercise habitus of the professors. It is treated, therefore, of one searches qualitative, case study, that it used as technique for the data collection: documentary source, interview and participant comment. The data presented contemplating the content analysis in the following categories; (a) professors knowledge and pedagogical practical presents in the curricular proposal and teaching perspective; (b) teaching identity; and (c) professor habitus. In the discussion of the results was observed that inside of the proposal curricular have a set of the knowledge, however they are prioritized of conceptual / procedures character, presenting a recital in the model of the technique rationality. The knowledge was understood with plural. Though, in some moments are prioritized someone in detriment of others. With regard to pedagogical practical is glimpsed perception of this at diverse moments: related with the disciplines knowledge and the teaching form, and with students universe and its scienter. This guiding directs to understand of the professors as a vocation, until the atitudinal dimension, 181 relationship the composition of an historical identity constructed and modified by knowledge professor, action of the professional exercise, context and formation, among others. However, it perceives, also, that the professor identity, with relation to superior education needs to be explored. Inside of this context habitus created in the university... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria de Estado de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2007-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 188 f. : il., gráfs.application/pdfBENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96058000500182benites_lc_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:26:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:26:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
title Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
spellingShingle Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Professores - Formação
Educação fisica
Identidade docente
Professors formation
Pedagogical practical
Knowledge professors
Teaching identity
Physical education
title_short Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
title_full Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
title_fullStr Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
title_full_unstemmed Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
title_sort Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica
author Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
author_facet Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação fisica
Identidade docente
Professors formation
Pedagogical practical
Knowledge professors
Teaching identity
Physical education
topic Professores - Formação
Educação fisica
Identidade docente
Professors formation
Pedagogical practical
Knowledge professors
Teaching identity
Physical education
description Esta pesquisa se insere nos estudos que abordam o tema formação de professores, saberes docentes, prática pedagógica e identidade do professor. Entre os objetivos relacionados buscou-se averiguar os saberes docentes e a prática pedagógica na proposta do curso de Licenciatura em Educação Física da Unesp/ Rio Claro; apontar os elementos constitutivos da identidade do professor; e identificar no exercício da profissionalidade docente habitus dos professores universitários. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que utilizou como técnica para a coleta de dados: fonte documental, entrevista e observação. Os dados foram apresentados contemplando à análise do conteúdo nas seguintes categorias; (a) Os saberes docentes e as práticas pedagógicas presentes na proposta curricular e na perspectiva docente; (b) A identidade docente; e (c) O habitus do professor universitário. Da discussão dos resultados observou-se que, dentro da proposta curricular, há um conjunto de saberes presentes, mas que, no entanto, são priorizados os de caráter conceitual/procedimental, apresentando uma fundamentação pautada no modelo da racionalidade técnica. Com relação aos saberes, de forma geral, foram visto como plurais. Porém, em alguns momentos são alguns são mais priorizados que iv outros. Com relação a prática pedagógica vislumbra-se a percepção desta em diversos momentos: ora relacionados ao conhecimento da disciplina e a forma de se ensinar, e ora ao universo do aluno e a sua intencionalidade. Este encaminhamento direciona para a compreensão de uma identidade que abarca a compreensão da docência como um dom, vocação, até a dimensão atitudinal, fazendo jus a composição de uma identidade historicamente construída e modificada pelos saberes, pela ação do exercício profissional, pelo contexto, pela formação, entre outros...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-19
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/96058
000500182
benites_lc_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de educação física: um estudo sobre os saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. viii, 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000500182
benites_lc_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 188 f. : il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790329391284224