Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Izac Trindade [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138222
Resumo: Este trabalho versa sobre a alfabetização na perspectiva pedagógica histórico-crítica. Nossa problemática de pesquisa reside na necessidade de propostas pedagógicas aliadas à uma concepção crítica e dialética de alfabetização e, simultaneamente, na ausência de estudos que enfoquem o ensino inicial da leitura e da escrita por esse viés analítico. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica de alfabetização, dialogamos com as concepções atuais de alfabetização e letramento, proposta por Magda Soares, bem como a influente concepção construtivista e a, ainda resistente, perspectiva tradicional. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação à alfabetização de modo a esclarecer as divergências de suas concepções à de uma proposta histórico-crítica de alfabetização. Como objeto de estudo, tomamos a linguagem escrita nas formulações psicológicas da Escola de Vigotski e as proposições metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, refletindo como a segunda estabelece em princípios pedagógicos aquilo que a primeira postula como percurso do desenvolvimento cultural dos indivíduos em fase de escolarização. Partindo da hipótese de que a palavra é o instrumento-guia do ensino-aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e, ademais, de que as propostas pedagógicas para a alfabetização de crianças existentes reforçam a cisão entre conteúdo e forma da palavra, priorizando sua face fonética em detrimento de sua face semântica, constatamos que, apenas uma alfabetização que unifique tais faces fonética e semântica dará conta de ensinar a linguagem escrita aliada às dimensões simbólica, abstrata e conceitual que lhe é própria. A título de conclusão e contribuição do trabalho desenvolvido, esboçamos ideias gerais sobre a alfabetização dirigida pelos termos da Pedagogia Histórico-Crítica e orientada à humanização dos seres humanos.
id UNSP_782573e55cdb4d7f6b4452a08eaee38c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138222
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escritaHistoricalcritical pedagogy and literacy: contribution to a historical and critical perspective on the writing and reading teachingAlfabetizaçãoEnsino de leitura e escritaLinguagem escritaPrática pedagógicaDidática da alfabetizaçãoPsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaLiteracyWriting and reading teachingWritten languageTeaching practiceLiteracy teachingCultural historical psychologyHistorical critical pedagogyEste trabalho versa sobre a alfabetização na perspectiva pedagógica histórico-crítica. Nossa problemática de pesquisa reside na necessidade de propostas pedagógicas aliadas à uma concepção crítica e dialética de alfabetização e, simultaneamente, na ausência de estudos que enfoquem o ensino inicial da leitura e da escrita por esse viés analítico. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica de alfabetização, dialogamos com as concepções atuais de alfabetização e letramento, proposta por Magda Soares, bem como a influente concepção construtivista e a, ainda resistente, perspectiva tradicional. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação à alfabetização de modo a esclarecer as divergências de suas concepções à de uma proposta histórico-crítica de alfabetização. Como objeto de estudo, tomamos a linguagem escrita nas formulações psicológicas da Escola de Vigotski e as proposições metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, refletindo como a segunda estabelece em princípios pedagógicos aquilo que a primeira postula como percurso do desenvolvimento cultural dos indivíduos em fase de escolarização. Partindo da hipótese de que a palavra é o instrumento-guia do ensino-aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e, ademais, de que as propostas pedagógicas para a alfabetização de crianças existentes reforçam a cisão entre conteúdo e forma da palavra, priorizando sua face fonética em detrimento de sua face semântica, constatamos que, apenas uma alfabetização que unifique tais faces fonética e semântica dará conta de ensinar a linguagem escrita aliada às dimensões simbólica, abstrata e conceitual que lhe é própria. A título de conclusão e contribuição do trabalho desenvolvido, esboçamos ideias gerais sobre a alfabetização dirigida pelos termos da Pedagogia Histórico-Crítica e orientada à humanização dos seres humanos.This research deals with literacy process on the critical historical pedagogy perspective. Our research problem is established by the necessity of pedagogical proposals related to a dialectic and critical conception of literacy and, simultaneously, to the absence of studies focused on the teaching of writing and reading process through this point of view. By defining a critical and historical conception of literacy, we dialogued with current conception of writing and reading process, proposed by Magda Soares, as well as the influent constructivist conception and, the so resistant, traditional perspective. That dialogue aimed at establishing the postulates of each pedagogical fields related to literacy in order to clarify divergences between these conception and a critical and historical literacy proposal. As object of study it was taken up the concept of written language from the Vigotskian School and the pedagogical approaches of critical historical pedagogy as we reflected on how both theories deal with the concept of written language. Assuming that the word is the leading-instrument for the learning and teaching of reading and writing and, besides that, the pedagogical proposals for children literacy rupture both phonetic and semantic faces of the word, we found that the teaching of writing and reading must unify both sides phonetic and semantic in order to address the abstractive, symbolic and conceptual dimension of the written language. In conclusion, we sketched out some general ideas for the educator who wishes to teach according to a critical perspective and oriented towards human beings humanization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coelho, Izac Trindade [UNESP]2016-05-04T14:21:52Z2016-05-04T14:21:52Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13822200086767633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:14:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138222Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:14:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
Historicalcritical pedagogy and literacy: contribution to a historical and critical perspective on the writing and reading teaching
title Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
spellingShingle Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
Coelho, Izac Trindade [UNESP]
Alfabetização
Ensino de leitura e escrita
Linguagem escrita
Prática pedagógica
Didática da alfabetização
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Literacy
Writing and reading teaching
Written language
Teaching practice
Literacy teaching
Cultural historical psychology
Historical critical pedagogy
title_short Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
title_full Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
title_fullStr Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
title_sort Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico-crítica do ensino da leitura e da escrita
author Coelho, Izac Trindade [UNESP]
author_facet Coelho, Izac Trindade [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Izac Trindade [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino de leitura e escrita
Linguagem escrita
Prática pedagógica
Didática da alfabetização
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Literacy
Writing and reading teaching
Written language
Teaching practice
Literacy teaching
Cultural historical psychology
Historical critical pedagogy
topic Alfabetização
Ensino de leitura e escrita
Linguagem escrita
Prática pedagógica
Didática da alfabetização
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Literacy
Writing and reading teaching
Written language
Teaching practice
Literacy teaching
Cultural historical psychology
Historical critical pedagogy
description Este trabalho versa sobre a alfabetização na perspectiva pedagógica histórico-crítica. Nossa problemática de pesquisa reside na necessidade de propostas pedagógicas aliadas à uma concepção crítica e dialética de alfabetização e, simultaneamente, na ausência de estudos que enfoquem o ensino inicial da leitura e da escrita por esse viés analítico. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica de alfabetização, dialogamos com as concepções atuais de alfabetização e letramento, proposta por Magda Soares, bem como a influente concepção construtivista e a, ainda resistente, perspectiva tradicional. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação à alfabetização de modo a esclarecer as divergências de suas concepções à de uma proposta histórico-crítica de alfabetização. Como objeto de estudo, tomamos a linguagem escrita nas formulações psicológicas da Escola de Vigotski e as proposições metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, refletindo como a segunda estabelece em princípios pedagógicos aquilo que a primeira postula como percurso do desenvolvimento cultural dos indivíduos em fase de escolarização. Partindo da hipótese de que a palavra é o instrumento-guia do ensino-aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e, ademais, de que as propostas pedagógicas para a alfabetização de crianças existentes reforçam a cisão entre conteúdo e forma da palavra, priorizando sua face fonética em detrimento de sua face semântica, constatamos que, apenas uma alfabetização que unifique tais faces fonética e semântica dará conta de ensinar a linguagem escrita aliada às dimensões simbólica, abstrata e conceitual que lhe é própria. A título de conclusão e contribuição do trabalho desenvolvido, esboçamos ideias gerais sobre a alfabetização dirigida pelos termos da Pedagogia Histórico-Crítica e orientada à humanização dos seres humanos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04T14:21:52Z
2016-05-04T14:21:52Z
2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138222
000867676
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/138222
identifier_str_mv 000867676
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789892119363584