A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157407
Resumo: Dea Loher, dramaturga contemporânea alemã, propõe ao seu leitor/espectador histórias que retratam a sociedade, conduzindo seu público a uma reflexão acerca de temas inerentes à realidade na qual ele se encontra inserido. Através de um rico trabalho estético, a proposta de Loher é contar histórias e as várias versões projetadas a partir de um tema inicial, hipótese que poderá ser verificada a partir da análise de duas peças da dramaturga e as possíveis intersecções entre elas, destacando a estética teatral recorrente na práxis da autora e valorizando o recorte temático presente na relação história-realidade-ficção. Trata-se das peças Olgas Raum (1994a) e Licht (2001), a primeira ficcionalizando a vida no cárcere da militante judia Olga Benário, com o desfecho na câmara de gás e a segunda, retomando a vida reclusa de Hannelore Kohl, esposa do chanceler alemão Helmut Kohl. Em ambas as peças, Loher foca nas micronarrativas representadas pela figura dessas grandes mulheres por trás de importantes políticos da história universal. Ao reescrever essas histórias, ela subverte conceitos sedimentados e discute a formação dos discursos oficiais através da dicotomia público versus privado. Para Loher há várias histórias por trás de um fato e não há apenas uma só “verdade”, mas um conjunto delas, sendo cada uma contada por cada indivíduo. Nas peças em questão, a dramaturga recolhe histórias que compõem o discurso da grande História oficial, além do discurso jornalístico e do discurso biográfico, transformando essas versões em um mosaico de informações costurado pela linguagem estética. O discurso literário, por sua vez, prevê a versão mais íntima e pessoal das personagens e ainda permite que o leitor elabore a sua própria versão dos fatos, atestando o conteúdo político das obras. O trabalho da dramaturga é, portanto, recolher histórias que através de um rico tratamento estético revelam obras primas da contemporaneidade e que abrem espaço para uma ampla reflexão acerca da realidade.
id UNSP_793bf0f1448292a4d0acff9fbdb0f138
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157407
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixõesAesthetic fruition and political engagement in the plays Olgas Raum and Licht, by Dea Loher: A theater of passionsTeatro políticoDea LoherMicronarrativasMemóriaTeatro alemãoPolitical theaterGerman theaterMemoryMicronarrativesDea Loher, dramaturga contemporânea alemã, propõe ao seu leitor/espectador histórias que retratam a sociedade, conduzindo seu público a uma reflexão acerca de temas inerentes à realidade na qual ele se encontra inserido. Através de um rico trabalho estético, a proposta de Loher é contar histórias e as várias versões projetadas a partir de um tema inicial, hipótese que poderá ser verificada a partir da análise de duas peças da dramaturga e as possíveis intersecções entre elas, destacando a estética teatral recorrente na práxis da autora e valorizando o recorte temático presente na relação história-realidade-ficção. Trata-se das peças Olgas Raum (1994a) e Licht (2001), a primeira ficcionalizando a vida no cárcere da militante judia Olga Benário, com o desfecho na câmara de gás e a segunda, retomando a vida reclusa de Hannelore Kohl, esposa do chanceler alemão Helmut Kohl. Em ambas as peças, Loher foca nas micronarrativas representadas pela figura dessas grandes mulheres por trás de importantes políticos da história universal. Ao reescrever essas histórias, ela subverte conceitos sedimentados e discute a formação dos discursos oficiais através da dicotomia público versus privado. Para Loher há várias histórias por trás de um fato e não há apenas uma só “verdade”, mas um conjunto delas, sendo cada uma contada por cada indivíduo. Nas peças em questão, a dramaturga recolhe histórias que compõem o discurso da grande História oficial, além do discurso jornalístico e do discurso biográfico, transformando essas versões em um mosaico de informações costurado pela linguagem estética. O discurso literário, por sua vez, prevê a versão mais íntima e pessoal das personagens e ainda permite que o leitor elabore a sua própria versão dos fatos, atestando o conteúdo político das obras. O trabalho da dramaturga é, portanto, recolher histórias que através de um rico tratamento estético revelam obras primas da contemporaneidade e que abrem espaço para uma ampla reflexão acerca da realidade.Dea Loher, a contemporary German playwright, proposes to her reader/spectator stories that depict the society, leading the public to a reflection about themes that are intrinsic to the reality they are part of. Throughout a rich aesthetic work, Loher’s proposal is to tell stories and the many versions that are projected by a certain theme, hypothesis that may be verified while analyzing two of her plays and the possible intersections between them, highlighting the theatrical aesthetic that is recurrent in the author’s praxis and also appraising the thematic focus inserted in the relation among history-reality-fiction. The plays are Olgas Raum (1994a) and Licht (2001), the first one dealing with the fiction version of the Jewish militant Olga Banário and her life in prison, ending with her death in the gas chamber, and the second one resuming the lonely life of Hannelore Kohl, wife of Helmut Kohl’s, German chancellor. In both plays, Loher focuses on micronarratives that are represented by these women behind such important politicians of universal history. Rewriting these stories, Loher subverts sedimented concepts as well as discusses the formation of official discourses throughout the dichotomy public versus private. According to Loher, there are several stories behind a single fact and not only one “truth”, but several, each one told by each person. In the referred plays, the playwright collects stories that are part of different kinds of discourses, such as the official History discourse, the journalistic discourse and the biographic discourse and she turns these speeches into a big patchwork of information, that is sewed by aesthetic language. This literary discourse enclosures the most intimate and personal version of the characters and allows the reader to elaborate his/her own version of the facts, asserting the political content of the masterpieces. Loher’s job is, therefore, to collect stories, that through a rich aesthetical treatment may reveal great contemporary masterpieces, that allows a great opportunity for reflection about our reality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Elizabete Sanches [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP]2018-10-24T18:29:36Z2018-10-24T18:29:36Z2018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15740700090930233004030016P033229080286379040000-0003-1291-4419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:06:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157407Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:06:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
Aesthetic fruition and political engagement in the plays Olgas Raum and Licht, by Dea Loher: A theater of passions
title A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
spellingShingle A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP]
Teatro político
Dea Loher
Micronarrativas
Memória
Teatro alemão
Political theater
German theater
Memory
Micronarratives
title_short A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
title_full A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
title_fullStr A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
title_full_unstemmed A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
title_sort A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões
author Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP]
author_facet Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Elizabete Sanches [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Júlia Mara Moscardini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro político
Dea Loher
Micronarrativas
Memória
Teatro alemão
Political theater
German theater
Memory
Micronarratives
topic Teatro político
Dea Loher
Micronarrativas
Memória
Teatro alemão
Political theater
German theater
Memory
Micronarratives
description Dea Loher, dramaturga contemporânea alemã, propõe ao seu leitor/espectador histórias que retratam a sociedade, conduzindo seu público a uma reflexão acerca de temas inerentes à realidade na qual ele se encontra inserido. Através de um rico trabalho estético, a proposta de Loher é contar histórias e as várias versões projetadas a partir de um tema inicial, hipótese que poderá ser verificada a partir da análise de duas peças da dramaturga e as possíveis intersecções entre elas, destacando a estética teatral recorrente na práxis da autora e valorizando o recorte temático presente na relação história-realidade-ficção. Trata-se das peças Olgas Raum (1994a) e Licht (2001), a primeira ficcionalizando a vida no cárcere da militante judia Olga Benário, com o desfecho na câmara de gás e a segunda, retomando a vida reclusa de Hannelore Kohl, esposa do chanceler alemão Helmut Kohl. Em ambas as peças, Loher foca nas micronarrativas representadas pela figura dessas grandes mulheres por trás de importantes políticos da história universal. Ao reescrever essas histórias, ela subverte conceitos sedimentados e discute a formação dos discursos oficiais através da dicotomia público versus privado. Para Loher há várias histórias por trás de um fato e não há apenas uma só “verdade”, mas um conjunto delas, sendo cada uma contada por cada indivíduo. Nas peças em questão, a dramaturga recolhe histórias que compõem o discurso da grande História oficial, além do discurso jornalístico e do discurso biográfico, transformando essas versões em um mosaico de informações costurado pela linguagem estética. O discurso literário, por sua vez, prevê a versão mais íntima e pessoal das personagens e ainda permite que o leitor elabore a sua própria versão dos fatos, atestando o conteúdo político das obras. O trabalho da dramaturga é, portanto, recolher histórias que através de um rico tratamento estético revelam obras primas da contemporaneidade e que abrem espaço para uma ampla reflexão acerca da realidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24T18:29:36Z
2018-10-24T18:29:36Z
2018-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157407
000909302
33004030016P0
3322908028637904
0000-0003-1291-4419
url http://hdl.handle.net/11449/157407
identifier_str_mv 000909302
33004030016P0
3322908028637904
0000-0003-1291-4419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789289585573888