Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200004 http://hdl.handle.net/11449/28942 |
Resumo: | A coerência é o processo responsável pela formação do sentido que garante a compreensibilidade de um texto. Investigações sobre o tema se caracterizam por: (a) um enfoque puramente lingüístico, ficando em aberto questões relacionadas ao desenvolvimento e aos fatores que o influenciam; e (b) examinar a coerência estabelecida pelo receptor do texto, sendo raras as investigações que abordam a perspectiva do narrador. em uma abordagem de desenvolvimento, o presente estudo examinou as possibilidades e dificuldades de crianças em estabelecer a coerência ao produzir um texto. Histórias elaboradas por crianças de 6-7 anos foram analisadas em função de indicadores específicos agrupados em um sistema de análise que expressa diferentes níveis no estabelecimento da coerência. Observou-se que o desenvolvimento da coerência se relaciona à aquisição da leitura e da escrita. Críticas são feitas quanto à ausência de um sistema de análise que contribua para o exame da coerência textual em crianças. |
id |
UNSP_84bbdf4b196c963590e94e62851ba4b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28942 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma análise da produção de histórias coerentes por criançasAn analysis of children´s production of a coherent storytextual coherencestoriesdevelopmentsystem of analysiscoerência textualHistóriadesenvolvimentosistema de análiseA coerência é o processo responsável pela formação do sentido que garante a compreensibilidade de um texto. Investigações sobre o tema se caracterizam por: (a) um enfoque puramente lingüístico, ficando em aberto questões relacionadas ao desenvolvimento e aos fatores que o influenciam; e (b) examinar a coerência estabelecida pelo receptor do texto, sendo raras as investigações que abordam a perspectiva do narrador. em uma abordagem de desenvolvimento, o presente estudo examinou as possibilidades e dificuldades de crianças em estabelecer a coerência ao produzir um texto. Histórias elaboradas por crianças de 6-7 anos foram analisadas em função de indicadores específicos agrupados em um sistema de análise que expressa diferentes níveis no estabelecimento da coerência. Observou-se que o desenvolvimento da coerência se relaciona à aquisição da leitura e da escrita. Críticas são feitas quanto à ausência de um sistema de análise que contribua para o exame da coerência textual em crianças.Textual coherence refers to a process that accounts for the formation of meaning in a text. Usually researches have focused on: (a) a linguistic approach without considering a developmental perspective; and (b) the individual who receives a text, neglecting the means by which the narrator achieves textual coherence when producing a text. on a developmental perspective, this study attempts to capture the narrator´s ability and difficulties to establish a coherent text when producing a story. An analysis of 6-and 7-year-old children´s stories was undertaken to explore specific features of textual coherence. This analysis led to a set of levels of textual coherence which suggests that the development of coherence is related to the acquisition of literacy. The discussion points out that little effort has been done to devise a system of analysis that contributes to the study of textual coherence in children, in spite of its importance.Universidade Federal de PernambucoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spinillo, Alina GalvãoMartins, Raul Aragão [UNESP]2014-05-20T15:13:48Z2014-05-20T15:13:48Z1997-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article219-248http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200004Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 10, n. 2, p. 219-248, 1997.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2894210.1590/S0102-79721997000200004S0102-797219970002000048498347239701559SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T10:26:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T10:26:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças An analysis of children´s production of a coherent story |
title |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças |
spellingShingle |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças Spinillo, Alina Galvão textual coherence stories development system of analysis coerência textual História desenvolvimento sistema de análise |
title_short |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças |
title_full |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças |
title_fullStr |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças |
title_full_unstemmed |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças |
title_sort |
Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças |
author |
Spinillo, Alina Galvão |
author_facet |
Spinillo, Alina Galvão Martins, Raul Aragão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Raul Aragão [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinillo, Alina Galvão Martins, Raul Aragão [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
textual coherence stories development system of analysis coerência textual História desenvolvimento sistema de análise |
topic |
textual coherence stories development system of analysis coerência textual História desenvolvimento sistema de análise |
description |
A coerência é o processo responsável pela formação do sentido que garante a compreensibilidade de um texto. Investigações sobre o tema se caracterizam por: (a) um enfoque puramente lingüístico, ficando em aberto questões relacionadas ao desenvolvimento e aos fatores que o influenciam; e (b) examinar a coerência estabelecida pelo receptor do texto, sendo raras as investigações que abordam a perspectiva do narrador. em uma abordagem de desenvolvimento, o presente estudo examinou as possibilidades e dificuldades de crianças em estabelecer a coerência ao produzir um texto. Histórias elaboradas por crianças de 6-7 anos foram analisadas em função de indicadores específicos agrupados em um sistema de análise que expressa diferentes níveis no estabelecimento da coerência. Observou-se que o desenvolvimento da coerência se relaciona à aquisição da leitura e da escrita. Críticas são feitas quanto à ausência de um sistema de análise que contribua para o exame da coerência textual em crianças. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01 2014-05-20T15:13:48Z 2014-05-20T15:13:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200004 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 10, n. 2, p. 219-248, 1997. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/28942 10.1590/S0102-79721997000200004 S0102-79721997000200004 8498347239701559 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200004 http://hdl.handle.net/11449/28942 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 10, n. 2, p. 219-248, 1997. 0102-7972 10.1590/S0102-79721997000200004 S0102-79721997000200004 8498347239701559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
219-248 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790110136139776 |