Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cristiane das Neves das
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183471
Resumo: Os cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) nos Institutos Federais têm uma natureza peculiar, uma vez que buscam formar o aluno tanto no ensino regular propedêutico quanto na educação profissional técnica de nível médio. A aprendizagem de uma língua estrangeira nesta conjuntura pode ser inserida no contexto do ensino de Inglês para Fins Específicos – IFE ou ESP (BROWN, 2016; HYON, 2018; WOODROW, 2018). Em uma proposta de utilização do quadro teórico do IFE para elaboração de cursos no EMI, o objetivo principal desta tese é analisar as necessidades de uso da língua inglesa em dois contextos: o contexto profissional do desenvolvedor de sistemas de computadores e o contexto das aulas das disciplinas técnicas (do eixo tecnológico) do Curso Técnico em Informática para Internet (CTIEMII) do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC). A análise visa a identificação de elementos para a elaboração de uma proposta de programa de ensinoaprendizagem de língua inglesa baseado em gêneros, habilidades e atitudes requeridas na formação do jovem no ensino integrado que forma técnicos em desenvolvimento de sistemas para Web. De maneira específica, procura-se i) identificar, por meio da análise dos documentos norteadores nacionais, do projeto pedagógico de curso do CTIEMII do IFAC e do plano de ensino do componente curricular língua inglesa desse curso, a presença dos objetivos para a formação do educando; ii) identificar, por meio de análise de necessidades, mediante aplicação de questionários e entrevistas a profissionais, gestores, professores e estudantes, quais aspectos de uso da língua inglesa são necessários ao desempenho dos educandos nas aulas das disciplinas técnicas do curso e na situação-alvo de trabalho como egresso do curso técnico em informática para internet; e iii) facilitar o provimento, com base nas análises dos documentos e de necessidades, de elementos a serem considerados na elaboração de uma proposta de curso para o ensino de inglês no CTIEMII. A pesquisa, de cunho exploratório e interpretativo, busca contribuir para a área de ensino de línguas para fins específicos no âmbito do ensino integrado por meio da articulação das necessidades dos estudantes às necessidades do contexto profissional do desenvolvedor de sistemas.
id UNSP_86b5b754017d78c3a83089555b9b3d62
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183471
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internetNeeds Analysis at a technical course in web development integrated to high schoolEnsino médio integradoInglês para fins específicosAnálise de necessidadesEnsino de língua inglesaIntegrated high school courseEnglish for specific purposesNeeds analysisEnglish language teachingOs cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) nos Institutos Federais têm uma natureza peculiar, uma vez que buscam formar o aluno tanto no ensino regular propedêutico quanto na educação profissional técnica de nível médio. A aprendizagem de uma língua estrangeira nesta conjuntura pode ser inserida no contexto do ensino de Inglês para Fins Específicos – IFE ou ESP (BROWN, 2016; HYON, 2018; WOODROW, 2018). Em uma proposta de utilização do quadro teórico do IFE para elaboração de cursos no EMI, o objetivo principal desta tese é analisar as necessidades de uso da língua inglesa em dois contextos: o contexto profissional do desenvolvedor de sistemas de computadores e o contexto das aulas das disciplinas técnicas (do eixo tecnológico) do Curso Técnico em Informática para Internet (CTIEMII) do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC). A análise visa a identificação de elementos para a elaboração de uma proposta de programa de ensinoaprendizagem de língua inglesa baseado em gêneros, habilidades e atitudes requeridas na formação do jovem no ensino integrado que forma técnicos em desenvolvimento de sistemas para Web. De maneira específica, procura-se i) identificar, por meio da análise dos documentos norteadores nacionais, do projeto pedagógico de curso do CTIEMII do IFAC e do plano de ensino do componente curricular língua inglesa desse curso, a presença dos objetivos para a formação do educando; ii) identificar, por meio de análise de necessidades, mediante aplicação de questionários e entrevistas a profissionais, gestores, professores e estudantes, quais aspectos de uso da língua inglesa são necessários ao desempenho dos educandos nas aulas das disciplinas técnicas do curso e na situação-alvo de trabalho como egresso do curso técnico em informática para internet; e iii) facilitar o provimento, com base nas análises dos documentos e de necessidades, de elementos a serem considerados na elaboração de uma proposta de curso para o ensino de inglês no CTIEMII. A pesquisa, de cunho exploratório e interpretativo, busca contribuir para a área de ensino de línguas para fins específicos no âmbito do ensino integrado por meio da articulação das necessidades dos estudantes às necessidades do contexto profissional do desenvolvedor de sistemas.The Integrated High School (EMI) courses at the Federal Institutes in Brazil have a peculiar nature, since they aim at both regular secondary education and technical education at a secondary level. The learning of a foreign language in this context can be inserted in the area of English for Specific Purposes – ESP (IFE in Portuguese) (BROWN, 2016; HYON, 2018; WOODROW, 2018). The main objective of this thesis is to analyze the students’ needs of English language use in two contexts: the professional context of the computer system developer and the context of the classes (Technological axis) of the Technical Course in Web Development (CTIEMII) at the Rio Branco Campus of the Federal Institute of Acre (IFAC). The analysis aims at identifying elements which allow elaborating a proposal of an Englishlanguage teaching program based on genres, skills and attitudes required in the education of the youngs at the integrated course for Web development technicians. The objectives are specifically, i) to identify, through the analysis of the national documents, the pedagogical project of the CTIEMII at IFAC and the teaching plan of the English language subject, the presence of the objectives for the student education; ii) to identify, through the needs analysis, with the application of questionnaires and interviews with professionals, coordinators, teachers and students, aspects of the use of the English language that are necessary to the students' performance in the technical subjects of the course and in the target job situation as former students from the technical course in Web development; and iii) facilitate the provision, based on documentary and needs analysis, of elements to be considered in the preparation of a course proposal for teaching English in the CTIEMII. This exploratory and interpretative research aims at contributing to the area of language teaching for specific purposes within the framework of integrated education through the articulation of the students' needs to the needs of the professional context of the system developer.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Solange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Cristiane das Neves das2019-09-12T17:49:42Z2019-09-12T17:49:42Z2019-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18347100092501733004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:19:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-18T06:19:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
Needs Analysis at a technical course in web development integrated to high school
title Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
spellingShingle Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
Neves, Cristiane das Neves das
Ensino médio integrado
Inglês para fins específicos
Análise de necessidades
Ensino de língua inglesa
Integrated high school course
English for specific purposes
Needs analysis
English language teaching
title_short Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
title_full Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
title_fullStr Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
title_full_unstemmed Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
title_sort Análise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internet
author Neves, Cristiane das Neves das
author_facet Neves, Cristiane das Neves das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Solange [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Cristiane das Neves das
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
Inglês para fins específicos
Análise de necessidades
Ensino de língua inglesa
Integrated high school course
English for specific purposes
Needs analysis
English language teaching
topic Ensino médio integrado
Inglês para fins específicos
Análise de necessidades
Ensino de língua inglesa
Integrated high school course
English for specific purposes
Needs analysis
English language teaching
description Os cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) nos Institutos Federais têm uma natureza peculiar, uma vez que buscam formar o aluno tanto no ensino regular propedêutico quanto na educação profissional técnica de nível médio. A aprendizagem de uma língua estrangeira nesta conjuntura pode ser inserida no contexto do ensino de Inglês para Fins Específicos – IFE ou ESP (BROWN, 2016; HYON, 2018; WOODROW, 2018). Em uma proposta de utilização do quadro teórico do IFE para elaboração de cursos no EMI, o objetivo principal desta tese é analisar as necessidades de uso da língua inglesa em dois contextos: o contexto profissional do desenvolvedor de sistemas de computadores e o contexto das aulas das disciplinas técnicas (do eixo tecnológico) do Curso Técnico em Informática para Internet (CTIEMII) do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC). A análise visa a identificação de elementos para a elaboração de uma proposta de programa de ensinoaprendizagem de língua inglesa baseado em gêneros, habilidades e atitudes requeridas na formação do jovem no ensino integrado que forma técnicos em desenvolvimento de sistemas para Web. De maneira específica, procura-se i) identificar, por meio da análise dos documentos norteadores nacionais, do projeto pedagógico de curso do CTIEMII do IFAC e do plano de ensino do componente curricular língua inglesa desse curso, a presença dos objetivos para a formação do educando; ii) identificar, por meio de análise de necessidades, mediante aplicação de questionários e entrevistas a profissionais, gestores, professores e estudantes, quais aspectos de uso da língua inglesa são necessários ao desempenho dos educandos nas aulas das disciplinas técnicas do curso e na situação-alvo de trabalho como egresso do curso técnico em informática para internet; e iii) facilitar o provimento, com base nas análises dos documentos e de necessidades, de elementos a serem considerados na elaboração de uma proposta de curso para o ensino de inglês no CTIEMII. A pesquisa, de cunho exploratório e interpretativo, busca contribuir para a área de ensino de línguas para fins específicos no âmbito do ensino integrado por meio da articulação das necessidades dos estudantes às necessidades do contexto profissional do desenvolvedor de sistemas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T17:49:42Z
2019-09-12T17:49:42Z
2019-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183471
000925017
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/183471
identifier_str_mv 000925017
33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965329037721600