A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Juliana Souza de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251705
Resumo: O presente estudo aborda a literatura infantil na compreensão e aceitação das emoções das crianças em um contexto pós pandemia. O problema investigado pauta-se no desempenho de um caminho sensível para auxiliar as crianças na jornada de reconhecerem e aceitarem suas próprias emoções. Para isso, há a exploração da literatura infantil e da obra “A Parte que Falta” escrita por Shel Silverstein. Para alcançar esse propósito, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente, identificando artigos por meio dos seguintes descritores: "educação infantil", "literatura", "aspectos socioemocionais" e "emocional". A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, pois permite uma exploração mais profunda e reflexiva do fenômeno estudado. A pesquisa se estrutura em quatro capítulos que abordam a educação infantil, a literatura infantil, a aplicação do livro "A Parte que Falta" e as considerações finais que sintetizam o estudo. Em síntese, esta pesquisa ressalta a magnitude da literatura infantil, como exemplificada por "A Parte que Falta", na promoção do desenvolvimento emocional das crianças, delineando um caminho onde a compreensão e a aceitação de seus sentimentos podem florescer, mesmo em um mundo pós-pandêmico repleto de desafios e complexidades.
id UNSP_897cdd8d997cacbe2554f0d9abcac94e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251705
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"Children's literature from the perspective of children's emotions from the book "The missing part"EmoçõesInfânciaLiteratura infantilEmotionsChildhoodChildren’s literatureO presente estudo aborda a literatura infantil na compreensão e aceitação das emoções das crianças em um contexto pós pandemia. O problema investigado pauta-se no desempenho de um caminho sensível para auxiliar as crianças na jornada de reconhecerem e aceitarem suas próprias emoções. Para isso, há a exploração da literatura infantil e da obra “A Parte que Falta” escrita por Shel Silverstein. Para alcançar esse propósito, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente, identificando artigos por meio dos seguintes descritores: "educação infantil", "literatura", "aspectos socioemocionais" e "emocional". A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, pois permite uma exploração mais profunda e reflexiva do fenômeno estudado. A pesquisa se estrutura em quatro capítulos que abordam a educação infantil, a literatura infantil, a aplicação do livro "A Parte que Falta" e as considerações finais que sintetizam o estudo. Em síntese, esta pesquisa ressalta a magnitude da literatura infantil, como exemplificada por "A Parte que Falta", na promoção do desenvolvimento emocional das crianças, delineando um caminho onde a compreensão e a aceitação de seus sentimentos podem florescer, mesmo em um mundo pós-pandêmico repleto de desafios e complexidades.This study addresses children’s literature in the understanding and acceptance of children’s emotions in a post-pandemic context. The problem investigated is based on the performance of a sensitive path to help children on the journey to recognize and accept their own emotions. For this, there is the exploration of children’s literature and the work "The Missing Part" written by Shel Silverstein. To achieve this purpose, we conducted a comprehensive literature review, identifying articles through the following descriptors: "early childhood education", "literature", "socioemotional aspects” and "emotional". The methodology adopted is qualitative research, as it allows a deeper and more reflective exploration of the phenomenon studied. The research is structured in four chapters that address early childhood education, children’s literature, the application of the book "The Missing Part" and the final considerations that synthesize the study. In summary, this research highlights the magnitude of children’s literature, as exemplified by "The Missing Part", in promoting children’s emotional development, outlining a path where understanding and acceptance of their feelings can flourish, even in a post-life world full of challenges and complexities.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizeti [UNESP]Silva, Peterson Rigato daSiqueira, Juliana Souza de2023-12-05T19:17:32Z2023-12-05T19:17:32Z2023-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:18:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-15T06:18:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
Children's literature from the perspective of children's emotions from the book "The missing part"
title A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
spellingShingle A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
Siqueira, Juliana Souza de
Emoções
Infância
Literatura infantil
Emotions
Childhood
Children’s literature
title_short A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
title_full A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
title_fullStr A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
title_full_unstemmed A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
title_sort A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta"
author Siqueira, Juliana Souza de
author_facet Siqueira, Juliana Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizeti [UNESP]
Silva, Peterson Rigato da
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Juliana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Infância
Literatura infantil
Emotions
Childhood
Children’s literature
topic Emoções
Infância
Literatura infantil
Emotions
Childhood
Children’s literature
description O presente estudo aborda a literatura infantil na compreensão e aceitação das emoções das crianças em um contexto pós pandemia. O problema investigado pauta-se no desempenho de um caminho sensível para auxiliar as crianças na jornada de reconhecerem e aceitarem suas próprias emoções. Para isso, há a exploração da literatura infantil e da obra “A Parte que Falta” escrita por Shel Silverstein. Para alcançar esse propósito, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente, identificando artigos por meio dos seguintes descritores: "educação infantil", "literatura", "aspectos socioemocionais" e "emocional". A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, pois permite uma exploração mais profunda e reflexiva do fenômeno estudado. A pesquisa se estrutura em quatro capítulos que abordam a educação infantil, a literatura infantil, a aplicação do livro "A Parte que Falta" e as considerações finais que sintetizam o estudo. Em síntese, esta pesquisa ressalta a magnitude da literatura infantil, como exemplificada por "A Parte que Falta", na promoção do desenvolvimento emocional das crianças, delineando um caminho onde a compreensão e a aceitação de seus sentimentos podem florescer, mesmo em um mundo pós-pandêmico repleto de desafios e complexidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T19:17:32Z
2023-12-05T19:17:32Z
2023-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251705
url https://hdl.handle.net/11449/251705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965620336328704