Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Amanda Veloso [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3027
http://hdl.handle.net/11449/115118
Resumo: The question that we develop in this study can be proposed as follows: can knowledge be transmitted in a representational way through an explanation in such a way that the one who is learning does not have an experience itself of what he is learning? Grounded on Hume, Deleuze, Rancière and Gallo, we aim to show that only the experience with the object can promote effective learning, for violating the thought to search by itself for its meaning and for its own understanding, and not for the mere repetition of contents that have been shared and taken as important, as we have seen in schools.
id UNSP_89f634615d891dcbf7deccc836ac2dcf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115118
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da FilosofiaEnsino de FilosofiaexperiênciarepresentaçãoThe question that we develop in this study can be proposed as follows: can knowledge be transmitted in a representational way through an explanation in such a way that the one who is learning does not have an experience itself of what he is learning? Grounded on Hume, Deleuze, Rancière and Gallo, we aim to show that only the experience with the object can promote effective learning, for violating the thought to search by itself for its meaning and for its own understanding, and not for the mere repetition of contents that have been shared and taken as important, as we have seen in schools.Será que o conhecimento pode ser transmitido de forma representacional, por meio de uma explicação, sem que aquele que aprende faça uma experiência por si só daquilo que aprende? Este artigo, amparando-se no pensamento de Hume, Deleuze, Rancière e Gallo, pretende mostrar que somente a experiência com o objeto pode promover a aprendizagem efetiva, violentando o pensamento para que este busque por si só seu sentido e forme sua própria apreensão.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Amanda Veloso [UNESP]Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2015-02-24T13:57:46Z2015-02-24T13:57:46Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article46-63application/pdfhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3027Filosofia e Educação, v. 4, n. 1, p. 46-63, 2012.1984-9605http://hdl.handle.net/11449/115118ISSN19849605-2012-04-01-46-63.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporFilosofia e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:16:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115118Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:16:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
title Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
spellingShingle Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
Garcia, Amanda Veloso [UNESP]
Ensino de Filosofia
experiência
representação
title_short Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
title_full Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
title_fullStr Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
title_full_unstemmed Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
title_sort Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia
author Garcia, Amanda Veloso [UNESP]
author_facet Garcia, Amanda Veloso [UNESP]
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_role author
author2 Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Amanda Veloso [UNESP]
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
experiência
representação
topic Ensino de Filosofia
experiência
representação
description The question that we develop in this study can be proposed as follows: can knowledge be transmitted in a representational way through an explanation in such a way that the one who is learning does not have an experience itself of what he is learning? Grounded on Hume, Deleuze, Rancière and Gallo, we aim to show that only the experience with the object can promote effective learning, for violating the thought to search by itself for its meaning and for its own understanding, and not for the mere repetition of contents that have been shared and taken as important, as we have seen in schools.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:46Z
2015-02-24T13:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3027
Filosofia e Educação, v. 4, n. 1, p. 46-63, 2012.
1984-9605
http://hdl.handle.net/11449/115118
ISSN19849605-2012-04-01-46-63.pdf
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
url http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3027
http://hdl.handle.net/11449/115118
identifier_str_mv Filosofia e Educação, v. 4, n. 1, p. 46-63, 2012.
1984-9605
ISSN19849605-2012-04-01-46-63.pdf
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Filosofia e Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46-63
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965055267110912