A aquisição da linguagem por uma criança entre 4 e 5 anos com síndrome de down: um foco sobre a compreensão humorística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236727 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um projeto contemplado com bolsa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e pretende verificar a possível percepção/compreensão de enunciados humorísticos por uma criança com Síndrome de Down entre 4 e 5 anos (E., portadora de trissomia simples). Para tal, partimos de uma perspectiva dialógico-discursiva, com bases nos trabalhos de Bakhtin e do Círculo (1997, 1999, 2014). Ainda que tais teóricos não tenham se aprofundado especificamente nos estudos de aquisição, estabelecemos um diálogo entre eles e estudiosos da linguagem, tais como Vygotsky (2005, 2007) e Bruner (1985). Ademais, com relação aos trabalhos que abordam o humor infantil e a perspectiva bakhtiniana, tomamos também como referencial teórico os trabalhos de Del Ré (2011), Del Ré et al.(2014, 2019, 2020) e Del Ré e Vieira (2019). Considerando tal referencial supracitado, propomos como metodologia a realização de uma entrevista com a mãe da criança, a fim de coletar informações importantes que auxiliaram na construção de 10 (dez) atividades dirigidas, de caráter lúdico, através das quais os dados foram coletados e também contribuíram como material complementar para a análise dos dados. Tendo em vista o contexto pandêmico e algumas considerações da responsável pela criança, a coleta de dados ocorreu de forma remota. A partir dela e da análise dos dados, foi possível comprovar a percepção/compreensão de enunciados e situações humorísticas pela criança. Além disso, foi possível a identificação de episódios de diversão partilhada, muitas vezes desencadeados por ação (imitação e cócegas), que abrem caminho para o humor. |
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A aquisição da linguagem por uma criança entre 4 e 5 anos com síndrome de down: um foco sobre a compreensão humorísticaLanguage acquisition by a child between 4 and 5 years with down syndrome: a focus on humorous understandingHumorSíndrome de DownAquisição da linguagemCompreensão humorísticaLinguagem da criançaDown SyndromeLanguage acquisitionHumorous understandingChild LanguageEste trabalho é parte de um projeto contemplado com bolsa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e pretende verificar a possível percepção/compreensão de enunciados humorísticos por uma criança com Síndrome de Down entre 4 e 5 anos (E., portadora de trissomia simples). Para tal, partimos de uma perspectiva dialógico-discursiva, com bases nos trabalhos de Bakhtin e do Círculo (1997, 1999, 2014). Ainda que tais teóricos não tenham se aprofundado especificamente nos estudos de aquisição, estabelecemos um diálogo entre eles e estudiosos da linguagem, tais como Vygotsky (2005, 2007) e Bruner (1985). Ademais, com relação aos trabalhos que abordam o humor infantil e a perspectiva bakhtiniana, tomamos também como referencial teórico os trabalhos de Del Ré (2011), Del Ré et al.(2014, 2019, 2020) e Del Ré e Vieira (2019). Considerando tal referencial supracitado, propomos como metodologia a realização de uma entrevista com a mãe da criança, a fim de coletar informações importantes que auxiliaram na construção de 10 (dez) atividades dirigidas, de caráter lúdico, através das quais os dados foram coletados e também contribuíram como material complementar para a análise dos dados. Tendo em vista o contexto pandêmico e algumas considerações da responsável pela criança, a coleta de dados ocorreu de forma remota. A partir dela e da análise dos dados, foi possível comprovar a percepção/compreensão de enunciados e situações humorísticas pela criança. Além disso, foi possível a identificação de episódios de diversão partilhada, muitas vezes desencadeados por ação (imitação e cócegas), que abrem caminho para o humor.This study is part of a project contemplated with a scholarship of scientific initiation (PIBIC/CNPq) and intends to verify the possible perception/understanding of humorous statements by a child with Down Syndrome between 4 and 5 years (E., carrier of simple trisomy). For this, we start from a dialogical-discursive perspective, based on the works of Bakhtin and the Circle (1997, 1999, 2014). Although such theorists did not specifically delve into acquisition studies, we established a dialogue between them and language scholars, such as Vygotsky (2005, 2007) and Bruner (1985). Moreover, in relation to the works that address the children’s humor and the Bakhtinian perspective, we also take as theoretical reference the works of Del Ré (2011), Del Ré et al.(2014, 2019, 2020) and Del Ré and Vieira (2019). Considering the above mentioned reference, we propose as a methodology the conduct of an interview with the child’s mother in order to collect important information that helped in the construction of 10 (ten) directed activities, of a playful nature, through which the data were collected and also contributed as complementary material for data analysis. In view of the pandemic context and some considerations of the responsible for the child, the data collection took place remotely. From it and data analysis, it was possible to prove the child’s perception/understanding of humorous statements and situations. In addition, it was possible to identify episodes of shared fun, often triggered by action (imitation and tickling), which pave the way for humor.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq - PIBIC - 1500Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Ré, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Fernando Estural dos2022-09-26T21:14:14Z2022-09-26T21:14:14Z2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:07:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236727Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:07:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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