Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP], Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP], Sena, Galeno José de [UNESP], Reda, Marcos Humberto
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141841
Resumo: Este trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade.
id UNSP_8d501d5f82c8aa3246831f645a3a7c76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141841
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básicoQuímicaEnsino básicoFormação continuadaEste trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SP, BrasilDiretoria de Ensino de Guaratinguetá, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diretoria de Ensino de GuaratinguetáAlvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP]Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP]Sena, Galeno José de [UNESP]Reda, Marcos Humberto2016-07-19T13:00:43Z2016-07-19T13:00:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4743-4752application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-47522357-7819http://hdl.handle.net/11449/141841ISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf0953176829434616879919107845146757510303213818700000-0001-7897-1905porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:59.689165Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
title Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
spellingShingle Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]
Química
Ensino básico
Formação continuada
title_short Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
title_full Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
title_fullStr Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
title_full_unstemmed Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
title_sort Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
author Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]
author_facet Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]
Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP]
Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
Reda, Marcos Humberto
author_role author
author2 Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP]
Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
Reda, Marcos Humberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Diretoria de Ensino de Guaratinguetá
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]
Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP]
Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
Reda, Marcos Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ensino básico
Formação continuada
topic Química
Ensino básico
Formação continuada
description Este trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:43Z
2016-07-19T13:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-4752
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141841
ISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf
0953176829434616
8799191078451467
5751030321381870
0000-0001-7897-1905
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141841
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-4752
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf
0953176829434616
8799191078451467
5751030321381870
0000-0001-7897-1905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4743-4752
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128427872485376