Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141841 |
Resumo: | Este trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade. |
id |
UNSP_8d501d5f82c8aa3246831f645a3a7c76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141841 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básicoQuímicaEnsino básicoFormação continuadaEste trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SP, BrasilDiretoria de Ensino de Guaratinguetá, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diretoria de Ensino de GuaratinguetáAlvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP]Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP]Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP]Sena, Galeno José de [UNESP]Reda, Marcos Humberto2016-07-19T13:00:43Z2016-07-19T13:00:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4743-4752application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-47522357-7819http://hdl.handle.net/11449/141841ISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf0953176829434616879919107845146757510303213818700000-0001-7897-1905porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:59.689165Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
title |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
spellingShingle |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP] Química Ensino básico Formação continuada |
title_short |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
title_full |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
title_fullStr |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
title_sort |
Um curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básico |
author |
Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP] |
author_facet |
Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP] Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP] Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP] Sena, Galeno José de [UNESP] Reda, Marcos Humberto |
author_role |
author |
author2 |
Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP] Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP] Sena, Galeno José de [UNESP] Reda, Marcos Humberto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Diretoria de Ensino de Guaratinguetá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Sandra Aparecida Vestri [UNESP] Nakazato, Roberto Zenhei [UNESP] Dutra, Conceição Aparecida Matsumoto [UNESP] Sena, Galeno José de [UNESP] Reda, Marcos Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Ensino básico Formação continuada |
topic |
Química Ensino básico Formação continuada |
description |
Este trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:43Z 2016-07-19T13:00:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-4752 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141841 ISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf 0953176829434616 8799191078451467 5751030321381870 0000-0001-7897-1905 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141841 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-4752 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf 0953176829434616 8799191078451467 5751030321381870 0000-0001-7897-1905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4743-4752 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128427872485376 |