O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Paulo Roberto Vargas [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91059
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de produzir um conjunto de atividades para analisar como o uso do caleidoscópio associado ao estudo dos ornamentos planos pode contribuir no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas em um curso de graduação em Matemática. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida segundo a proposta metodológica de Romberg. Elaborou-se uma proposta de ensino baseada na metodologia de Resolução de Problemas que foi aplicada a um grupo de professores (alguns em fase de formação) de matemática. As atividades tiveram a finalidade de fazer com que os alunos usassem o caleidoscópio para reproduzir ornamentos planos e, a partir de então, discutissem, com base em argumentos geométricos e algébricos, quais as possibilidades (e impossibilidades) que esse instrumento oferece para obtenção desses ornamentos e suas respectivas justificativas. A coleta de dados ocorreu, essencialmente, por observação participante em sala de aula por meio do uso de questionários, anotações e registros fotográficos. Após a coleta de dados, foi feita uma análise das possibilidades e limitações do material desenvolvido para o ensino de grupos de simetria e transformações geométricas, bem como o uso do caleidoscópio enquanto recurso didático
id UNSP_8def296b45d68c6e07e9206c213903a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricasGeometriaSimetria (Matemática)Grupos de simetriaSymmetry (Mathematics)Symmetry groupsGeometryEste trabalho teve o objetivo de produzir um conjunto de atividades para analisar como o uso do caleidoscópio associado ao estudo dos ornamentos planos pode contribuir no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas em um curso de graduação em Matemática. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida segundo a proposta metodológica de Romberg. Elaborou-se uma proposta de ensino baseada na metodologia de Resolução de Problemas que foi aplicada a um grupo de professores (alguns em fase de formação) de matemática. As atividades tiveram a finalidade de fazer com que os alunos usassem o caleidoscópio para reproduzir ornamentos planos e, a partir de então, discutissem, com base em argumentos geométricos e algébricos, quais as possibilidades (e impossibilidades) que esse instrumento oferece para obtenção desses ornamentos e suas respectivas justificativas. A coleta de dados ocorreu, essencialmente, por observação participante em sala de aula por meio do uso de questionários, anotações e registros fotográficos. Após a coleta de dados, foi feita uma análise das possibilidades e limitações do material desenvolvido para o ensino de grupos de simetria e transformações geométricas, bem como o uso do caleidoscópio enquanto recurso didáticoThe purpose of this work was to develop a set of activities to analyze how the use of kaleidoscope associated to the study of ornaments can contribute to the teaching of symmetry groups and geometric transformations on a undergraduate course in Mathematics. This is a qualitative research and it was developed according to the methodological proposal of Romberg. A teaching proposal was drafted and was applied to a group of mathematics teachers. Activities were designed following the methodology of problem-solving and intended to make students to use the kaleidoscope to reproduce some ornaments and thereafter, discuss, based on geometric and algebraic arguments, the possibilities and impossibilities that this tool provides to obtain ornaments and their respective justifications. Data collection occurred primarily by participant observation in the classroom through the use of questionnaires, notes and photographic records. After the end of the course a viability analysis of the activities was done (possibilities and limitations) for teaching symmetry groups and geometric transformations as well as the use of Kaleidoscope as a didactic toolUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Murari, Claudemir [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Paulo Roberto Vargas [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2011-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis146 f. : il.application/pdfNEVES, Paulo Roberto Vargas. O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas. 2011. 146 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91059000694783neves_prv_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:20:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-05T06:20:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
title O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
spellingShingle O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
Neves, Paulo Roberto Vargas [UNESP]
Geometria
Simetria (Matemática)
Grupos de simetria
Symmetry (Mathematics)
Symmetry groups
Geometry
title_short O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
title_full O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
title_fullStr O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
title_full_unstemmed O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
title_sort O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas
author Neves, Paulo Roberto Vargas [UNESP]
author_facet Neves, Paulo Roberto Vargas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murari, Claudemir [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Paulo Roberto Vargas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Simetria (Matemática)
Grupos de simetria
Symmetry (Mathematics)
Symmetry groups
Geometry
topic Geometria
Simetria (Matemática)
Grupos de simetria
Symmetry (Mathematics)
Symmetry groups
Geometry
description Este trabalho teve o objetivo de produzir um conjunto de atividades para analisar como o uso do caleidoscópio associado ao estudo dos ornamentos planos pode contribuir no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas em um curso de graduação em Matemática. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida segundo a proposta metodológica de Romberg. Elaborou-se uma proposta de ensino baseada na metodologia de Resolução de Problemas que foi aplicada a um grupo de professores (alguns em fase de formação) de matemática. As atividades tiveram a finalidade de fazer com que os alunos usassem o caleidoscópio para reproduzir ornamentos planos e, a partir de então, discutissem, com base em argumentos geométricos e algébricos, quais as possibilidades (e impossibilidades) que esse instrumento oferece para obtenção desses ornamentos e suas respectivas justificativas. A coleta de dados ocorreu, essencialmente, por observação participante em sala de aula por meio do uso de questionários, anotações e registros fotográficos. Após a coleta de dados, foi feita uma análise das possibilidades e limitações do material desenvolvido para o ensino de grupos de simetria e transformações geométricas, bem como o uso do caleidoscópio enquanto recurso didático
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-16
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Paulo Roberto Vargas. O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas. 2011. 146 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/91059
000694783
neves_prv_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv NEVES, Paulo Roberto Vargas. O uso do caleidoscópio no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas. 2011. 146 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000694783
neves_prv_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789913865781248