Evolução do sistema de alerta antecipado: avaliação dos desastres de 2011 e 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242895 |
Resumo: | Os desastres relacionados a processos hidro meteorológicos são responsáveis por perdas significativas todos os anos no Brasil, impactando especialmente a população vulnerável residente em áreas de risco nas cidades. Além disso, ocasionam perdas humanas, instauram profundas instabilidades socioeconômicas que interferem em diversos ramos da sociedade e impõem desafios expressivos para os governos. Seus efeitos permeiam questões sociais, que vão desde a falta de planejamento urbano até o estabelecimento de uma política nacional de gestão de riscos. Um dos eixos relevantes da gestão de riscos de desastres é o sistema avançado de alerta antecipado. O presente trabalho disserta sobre o progresso do Sistema de Alerta Antecipado no Brasil, abrangendo o período de 2011 a 2020, tendo como referências o estudo e a avaliação dos desastres ocorridos na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 e a Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2020. O objetivo geral é fazer uma análise de todos os elementos que compõem o Sistema de Alerta, conforme preconizado pelo Marco de Sendai (Conhecimento do Risco, Monitoramento e Alerta, Comunicação e Divulgação e Capacidade de Resposta), e não apenas o diagnóstico do gatilho dos desastres (chuva/ ameaça). Como objetivo secundário, pretendeu-se compreender e descrever como as ações emergenciais e de longo prazo foram realizadas e planejadas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais na tentativa de mitigar os impactos e reduzir, principalmente, o número de mortes. Desta forma, este estudo se concentra, também, nas contribuições advindas da criação do CEMADEN/ MCTI, das articulações deste com o CENAD/MDR, a SEDEC/MDR e demais órgãos e parceiros, no gerenciamento do risco e no subsídio às Defesas Civis para a mitigação dos impactos dos desastres. Os resultados desta pesquisa indicam que as atuações dos Governos Federal, Estaduais e Municipais tiveram um avanço em relação ao enfrentamento dos desastres naturais refletido nas articulações das Instituições, órgãos e parceiros; no monitoramento e alerta; e, na melhoria do conhecimento do risco apoiado por mapeamentos de identificação dessas áreas. |
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Evolução do sistema de alerta antecipado: avaliação dos desastres de 2011 e 2020Evolution of the early warning system: disaster assessment of 2011 and 2020ameaças hidro-meteorológicadesastreseventos extremosmudanças climáticasgestão de riscossistema de alerta antecipadohydrometeorological threatsdisastersextremes eventsrisk managementclimate changeearly warning systemOs desastres relacionados a processos hidro meteorológicos são responsáveis por perdas significativas todos os anos no Brasil, impactando especialmente a população vulnerável residente em áreas de risco nas cidades. Além disso, ocasionam perdas humanas, instauram profundas instabilidades socioeconômicas que interferem em diversos ramos da sociedade e impõem desafios expressivos para os governos. Seus efeitos permeiam questões sociais, que vão desde a falta de planejamento urbano até o estabelecimento de uma política nacional de gestão de riscos. Um dos eixos relevantes da gestão de riscos de desastres é o sistema avançado de alerta antecipado. O presente trabalho disserta sobre o progresso do Sistema de Alerta Antecipado no Brasil, abrangendo o período de 2011 a 2020, tendo como referências o estudo e a avaliação dos desastres ocorridos na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 e a Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2020. O objetivo geral é fazer uma análise de todos os elementos que compõem o Sistema de Alerta, conforme preconizado pelo Marco de Sendai (Conhecimento do Risco, Monitoramento e Alerta, Comunicação e Divulgação e Capacidade de Resposta), e não apenas o diagnóstico do gatilho dos desastres (chuva/ ameaça). Como objetivo secundário, pretendeu-se compreender e descrever como as ações emergenciais e de longo prazo foram realizadas e planejadas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais na tentativa de mitigar os impactos e reduzir, principalmente, o número de mortes. Desta forma, este estudo se concentra, também, nas contribuições advindas da criação do CEMADEN/ MCTI, das articulações deste com o CENAD/MDR, a SEDEC/MDR e demais órgãos e parceiros, no gerenciamento do risco e no subsídio às Defesas Civis para a mitigação dos impactos dos desastres. Os resultados desta pesquisa indicam que as atuações dos Governos Federal, Estaduais e Municipais tiveram um avanço em relação ao enfrentamento dos desastres naturais refletido nas articulações das Instituições, órgãos e parceiros; no monitoramento e alerta; e, na melhoria do conhecimento do risco apoiado por mapeamentos de identificação dessas áreas.Disasters related to hydro-meteorological processes are responsible for significant loses every year in Brazil, especially impacting the vulnerable population living in areas of high disaster risk in cities. In addition, they cause human loses, establish deep socioeconomic instabilities that interfere in various branches of society and impose significant challenges for governments. Its effects permeate social issues ranging from the lack of urban planning to the establishment of a national risk management policy. One of the relevant elements of disaster risk management is the advanced early warning system. The present study is about the progress of the Early Warning System in Brazil, covering the period from 2011 to 2020, having as references the study and evaluation of the disasters that occurred in the Mountain Region of Rio de Janeiro in 2011 and the Metropolitan Region of Belo Horizonte in 2020. The general objective is to analyze all the elements that make up the Alert System, according to the Sendai Framework (Knowledge of Risk, Monitoring and Alert, Communication and Disclosure and Response Capacity), and not just the diagnostic of the disaster trigger (rain/threat). As a secondary objective, it is intended to understand and describe how emergency and long-term actions were carried out and planned by the Federal, State and Municipal Governments in an attempt to mitigate the impacts and reduce, mainly, the number of deaths. In this way, this study also focuses on the contributions arising from the creation of CEMADEN/MCTI, its articulations with CENAD/MDR, SEDEC/MDR and others partners, in risk management and in the support to Civil Defenses for the mitigation of the impacts of disasters. The results of this research indicate that the performance of the Federal, State and Municipal Governments had an advance about think of natural disasters reflected in the articulations of Institutions, agencies and partners; in monitoring and warning; and, in the improvement of risk knowledge supported by identification mappings of these areas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alvalá, Regina Célia dos SantosMoraes, Osvaldo Luiz Leal deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Erica Menero da2023-04-10T12:18:48Z2023-04-10T12:18:48Z22-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24289533004145083P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:14:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:14:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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