Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Lara Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150587
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional mundial crescente tem gerado consequências aos sistemas de saúde, resultando em sobrecarga na saúde e qualidade de vida da pessoa idosa, estendendo-se desde idosos na comunidade às Instituições de Longa Permanência (ILP’s). A realidade virtual surge como uma proposta inovadora de interação capaz de atingir todas as idades e como uma potente ferramenta a ser utilizada por profissionais de saúde. Objetivos: Verificar a presença de melhora do equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados submetidos ao treinamento com tecnologia do Nintendo Wii no controle de equilíbrio e mobilidade. Métodos: Os idosos participantes (n=10) da pesquisa serão avaliados antes e após o protocolo de treinamento com realidade virtual com duração de 8 semanas. A mobilidade funcional será avaliada pelo teste Time Up and Go, enquanto a força de reação ao solo será avaliada pela plataforma de força AMTI. Após verificação da normalidade, serão adotados testes estatísticos apropriados para análise dos dados. Em todos os testes estatísticos, serão adotados o nível de significância de p < 0,05. Resultados: Ao avaliar os resultados pré e pós intervenção com Wii, enquanto o equilíbrio estático avaliado pela Plataforma de Força não apresentou diferença significativa, enquanto que no Timed Up and Go para avaliar a mobilidade funcional foi encontrada diferença significativa (p= 0,03). Conclusão: os resultados demonstraram que a intervenção com Nintendo Wii foi capaz de melhorar a mobilidade funcional e sugeriu melhora clínica no equilíbrio estático de idosos institucionalizados.
id UNSP_91b557cc886ea116f9520ebe51c87bcd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150587
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizadosEffects of virtual rehabilitation on equilibrium and mobility in institutionalized elderly peopleEquilíbrio posturalJogos experimentaisGeriatriaPostural balanceExperimental gamesGeriatricsIntrodução: O envelhecimento populacional mundial crescente tem gerado consequências aos sistemas de saúde, resultando em sobrecarga na saúde e qualidade de vida da pessoa idosa, estendendo-se desde idosos na comunidade às Instituições de Longa Permanência (ILP’s). A realidade virtual surge como uma proposta inovadora de interação capaz de atingir todas as idades e como uma potente ferramenta a ser utilizada por profissionais de saúde. Objetivos: Verificar a presença de melhora do equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados submetidos ao treinamento com tecnologia do Nintendo Wii no controle de equilíbrio e mobilidade. Métodos: Os idosos participantes (n=10) da pesquisa serão avaliados antes e após o protocolo de treinamento com realidade virtual com duração de 8 semanas. A mobilidade funcional será avaliada pelo teste Time Up and Go, enquanto a força de reação ao solo será avaliada pela plataforma de força AMTI. Após verificação da normalidade, serão adotados testes estatísticos apropriados para análise dos dados. Em todos os testes estatísticos, serão adotados o nível de significância de p < 0,05. Resultados: Ao avaliar os resultados pré e pós intervenção com Wii, enquanto o equilíbrio estático avaliado pela Plataforma de Força não apresentou diferença significativa, enquanto que no Timed Up and Go para avaliar a mobilidade funcional foi encontrada diferença significativa (p= 0,03). Conclusão: os resultados demonstraram que a intervenção com Nintendo Wii foi capaz de melhorar a mobilidade funcional e sugeriu melhora clínica no equilíbrio estático de idosos institucionalizados.Introduction: Growing global population aging has had consequences for health systems, resulting in an overload on the health and quality of life of the elderly, ranging from elderly in the community to Long-term Institutions (ILPs). Virtual reality emerges as an innovative proposal of interaction capable of reaching all ages and as a powerful tool to be used by health professionals. Objectives: To verify the presence of improved balance and mobility in institutionalized elderly subjects submitted to training with Nintendo Wii technology in balance and mobility control. Methods: Elderly participants (n = 10) of the research will be evaluated before and after the virtual reality training protocol lasting 8 weeks. Functional mobility will be evaluated by the Time Up and Go test, while the ground reaction force will be evaluated by the AMTI force platform. After checking for normality, appropriate statistical tests shall be adopted for data analysis. In all statistical tests, the significance level of p <0.05 will be adopted. Results: When evaluating the pre and post intervention results with Wii, while the Static Balance evaluated by the Strength Platform did not present a significant difference, whereas in the Timed Up and Go to evaluate the functional mobility, a significant difference was found (p = 0.03) . Conclusion: the results demonstrated that the intervention with Nintendo Wii was able to improve functional mobility and suggested clinical improvement in the static equilibrium of institutionalized elderly.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scheicher, Marcos Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Lara Alves [UNESP]2017-05-10T16:24:08Z2017-05-10T16:24:08Z2017-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15058700088542533004137066P53527102309889331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:19:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150587Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:19:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
Effects of virtual rehabilitation on equilibrium and mobility in institutionalized elderly people
title Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
spellingShingle Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
Moreira, Lara Alves [UNESP]
Equilíbrio postural
Jogos experimentais
Geriatria
Postural balance
Experimental games
Geriatrics
title_short Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
title_full Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
title_fullStr Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
title_full_unstemmed Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
title_sort Efeitos da reabilitação virtual no equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados
author Moreira, Lara Alves [UNESP]
author_facet Moreira, Lara Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheicher, Marcos Eduardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Lara Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio postural
Jogos experimentais
Geriatria
Postural balance
Experimental games
Geriatrics
topic Equilíbrio postural
Jogos experimentais
Geriatria
Postural balance
Experimental games
Geriatrics
description Introdução: O envelhecimento populacional mundial crescente tem gerado consequências aos sistemas de saúde, resultando em sobrecarga na saúde e qualidade de vida da pessoa idosa, estendendo-se desde idosos na comunidade às Instituições de Longa Permanência (ILP’s). A realidade virtual surge como uma proposta inovadora de interação capaz de atingir todas as idades e como uma potente ferramenta a ser utilizada por profissionais de saúde. Objetivos: Verificar a presença de melhora do equilíbrio e mobilidade em idosos institucionalizados submetidos ao treinamento com tecnologia do Nintendo Wii no controle de equilíbrio e mobilidade. Métodos: Os idosos participantes (n=10) da pesquisa serão avaliados antes e após o protocolo de treinamento com realidade virtual com duração de 8 semanas. A mobilidade funcional será avaliada pelo teste Time Up and Go, enquanto a força de reação ao solo será avaliada pela plataforma de força AMTI. Após verificação da normalidade, serão adotados testes estatísticos apropriados para análise dos dados. Em todos os testes estatísticos, serão adotados o nível de significância de p < 0,05. Resultados: Ao avaliar os resultados pré e pós intervenção com Wii, enquanto o equilíbrio estático avaliado pela Plataforma de Força não apresentou diferença significativa, enquanto que no Timed Up and Go para avaliar a mobilidade funcional foi encontrada diferença significativa (p= 0,03). Conclusão: os resultados demonstraram que a intervenção com Nintendo Wii foi capaz de melhorar a mobilidade funcional e sugeriu melhora clínica no equilíbrio estático de idosos institucionalizados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10T16:24:08Z
2017-05-10T16:24:08Z
2017-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150587
000885425
33004137066P5
3527102309889331
url http://hdl.handle.net/11449/150587
identifier_str_mv 000885425
33004137066P5
3527102309889331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790163264339968