Influências positivas do treinamento de natação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, José Guilherme Cavalieri
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215977
Resumo: A natação competitiva prioriza a obtenção dos melhores desempenhos a partir do treinamento. Na adolescência ocorrem transformações com os atletas em nível físico, psicológico e social que pode interferir no desempenho nos esportes gerando fracasso no desempenho e abandono da modalidade. Por outro lado, a vivência no treinamento gera modificações na rotina de vida do adolescente que se bem estruturada influencia no seu processo de desenvolvimento nas atividades de vida diária. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar quem é o adolescente que participa do treinamento de natação competitiva, identificar qual sua visão sobre a rotina de treinos e o impacto na sua vida a partir da definição de metas no esporte, relação com o técnico, pais e amigos. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, exploratório utilizando de um questionário para obter informações junto a adolescentes sobre sua participação em uma equipe de treinamento do interior do Estado de São Paulo. A entrevista ocorreu através de um formulário do Google forms, devido à ocorrência da Pandemia COVID-19 que vivenciamos durante o ano de 2020. Os resultados apontaram que os adolescentes iniciaram a treinar e competir precocemente e tem como metas pessoais a melhora da sua performance pessoal e participação em competições em nível estadual e nacional. Todos estão comprometidos com o treinamento e percebem melhoras na sua rotina de vida, na escola e na criação de grupos de amigos como pontos positivos influenciados pela prática do treinamento em natação. Embora no percurso da prática participantes da pesquisa já pensaram em desistir da modalidade, o apoio dos técnicos e pais são fundamentais para continuidade do treinamento. Ressaltamos ainda a necessidade de um acompanhamento do adolescente visto que esta é uma fase que se acentua o comportamento individualizado. Podemos concluir que o ambiente do treinamento de natação competitiva influencia positivamente no desenvolvimento dos adolescentes.
id UNSP_93e34e2dcea810a51bb2c94d7e8a9db8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215977
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Influências positivas do treinamento de nataçãoPositive influences of swimming practicesNataçãoCategoria de baseTreinamentoInfluências positivasSwimmingYouth systemTrainingPositive influenceA natação competitiva prioriza a obtenção dos melhores desempenhos a partir do treinamento. Na adolescência ocorrem transformações com os atletas em nível físico, psicológico e social que pode interferir no desempenho nos esportes gerando fracasso no desempenho e abandono da modalidade. Por outro lado, a vivência no treinamento gera modificações na rotina de vida do adolescente que se bem estruturada influencia no seu processo de desenvolvimento nas atividades de vida diária. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar quem é o adolescente que participa do treinamento de natação competitiva, identificar qual sua visão sobre a rotina de treinos e o impacto na sua vida a partir da definição de metas no esporte, relação com o técnico, pais e amigos. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, exploratório utilizando de um questionário para obter informações junto a adolescentes sobre sua participação em uma equipe de treinamento do interior do Estado de São Paulo. A entrevista ocorreu através de um formulário do Google forms, devido à ocorrência da Pandemia COVID-19 que vivenciamos durante o ano de 2020. Os resultados apontaram que os adolescentes iniciaram a treinar e competir precocemente e tem como metas pessoais a melhora da sua performance pessoal e participação em competições em nível estadual e nacional. Todos estão comprometidos com o treinamento e percebem melhoras na sua rotina de vida, na escola e na criação de grupos de amigos como pontos positivos influenciados pela prática do treinamento em natação. Embora no percurso da prática participantes da pesquisa já pensaram em desistir da modalidade, o apoio dos técnicos e pais são fundamentais para continuidade do treinamento. Ressaltamos ainda a necessidade de um acompanhamento do adolescente visto que esta é uma fase que se acentua o comportamento individualizado. Podemos concluir que o ambiente do treinamento de natação competitiva influencia positivamente no desenvolvimento dos adolescentes.Competitive swimming prioritizes the attainment of the best performances through training. During adolescence occurs some physical, psychological, and social changes with the athletes which may interfere in sports performance causing failure and early modality drop out. On the other hand, the trainment experience creates routine changes in the adolescent’s life which, when well structured, influences his development process with everyday activities. Thus, this research aimed to analyze who the adolescent participating is in the competitive swimming trainment, identifying what is his vision of the training routine and the impact in his life considering, setting sports goals, the relationship with the coach, parents, and friends. Therefore, exploratory qualitative research was made, using a questionnaire to gather data from the adolescents about their participation in a swimming team from the countryside of São Paulo state. The interview happened through an online questionnaire on Google forms, due to the COVID-19 Pandemic we have lived during the year of 2020. The results showed the adolescents who started training and competing early in life and have as personal goals the improvement of their personal performance and participation in the competition in the state and country. All adolescents are committed to training and realized improvements in their life routine, school, and the creation of groups with positive aspects and influenced by the swimming training. Although during the course of the practice, the adolescents who participated in the research had already thought about giving up the modality, the support from the coaches and parents is important for the continuing of the training. Still highlighting the need for the adolescent follow-up considering this is a time of their life which the individual behavior is settled. We may conclude that the competitive swimming training environment influences positively the development of adolescents.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, José Guilherme Cavalieri2022-01-20T14:43:33Z2022-01-20T14:43:33Z2021-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:26:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:26:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências positivas do treinamento de natação
Positive influences of swimming practices
title Influências positivas do treinamento de natação
spellingShingle Influências positivas do treinamento de natação
Vieira, José Guilherme Cavalieri
Natação
Categoria de base
Treinamento
Influências positivas
Swimming
Youth system
Training
Positive influence
title_short Influências positivas do treinamento de natação
title_full Influências positivas do treinamento de natação
title_fullStr Influências positivas do treinamento de natação
title_full_unstemmed Influências positivas do treinamento de natação
title_sort Influências positivas do treinamento de natação
author Vieira, José Guilherme Cavalieri
author_facet Vieira, José Guilherme Cavalieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, José Guilherme Cavalieri
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Categoria de base
Treinamento
Influências positivas
Swimming
Youth system
Training
Positive influence
topic Natação
Categoria de base
Treinamento
Influências positivas
Swimming
Youth system
Training
Positive influence
description A natação competitiva prioriza a obtenção dos melhores desempenhos a partir do treinamento. Na adolescência ocorrem transformações com os atletas em nível físico, psicológico e social que pode interferir no desempenho nos esportes gerando fracasso no desempenho e abandono da modalidade. Por outro lado, a vivência no treinamento gera modificações na rotina de vida do adolescente que se bem estruturada influencia no seu processo de desenvolvimento nas atividades de vida diária. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar quem é o adolescente que participa do treinamento de natação competitiva, identificar qual sua visão sobre a rotina de treinos e o impacto na sua vida a partir da definição de metas no esporte, relação com o técnico, pais e amigos. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, exploratório utilizando de um questionário para obter informações junto a adolescentes sobre sua participação em uma equipe de treinamento do interior do Estado de São Paulo. A entrevista ocorreu através de um formulário do Google forms, devido à ocorrência da Pandemia COVID-19 que vivenciamos durante o ano de 2020. Os resultados apontaram que os adolescentes iniciaram a treinar e competir precocemente e tem como metas pessoais a melhora da sua performance pessoal e participação em competições em nível estadual e nacional. Todos estão comprometidos com o treinamento e percebem melhoras na sua rotina de vida, na escola e na criação de grupos de amigos como pontos positivos influenciados pela prática do treinamento em natação. Embora no percurso da prática participantes da pesquisa já pensaram em desistir da modalidade, o apoio dos técnicos e pais são fundamentais para continuidade do treinamento. Ressaltamos ainda a necessidade de um acompanhamento do adolescente visto que esta é uma fase que se acentua o comportamento individualizado. Podemos concluir que o ambiente do treinamento de natação competitiva influencia positivamente no desenvolvimento dos adolescentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
2022-01-20T14:43:33Z
2022-01-20T14:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215977
url http://hdl.handle.net/11449/215977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965504666861568