Desempenho de um trator em função do tipo de pneu, da lastragem e da velocidade de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782005000200018 http://hdl.handle.net/11449/29311 |
Resumo: | O trabalho comparou o desempenho de um trator agrícola 4x2 TDA de 89 kW (121cv) em função do tipo de pneus (radial, diagonal e de baixa pressão), a condição de lastragem (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades [V1 (1,84km h-1), V2 (3,18km h-1, V3 (4,57km h-1), V4 (5,04km h-1)]. O experimento foi realizado na UNESP-Jaboticabal-SP, em condição de preparo do solo com escarificador de sete hastes a 30cm de profundidade. Os pneus foram do tipo R1, com as seguintes características: [radial (dianteiros-14.9 R 26; traseiros-620/75 R 30) diagonal (dianteiros-14.9-26, traseiros-23.1-30) e BPAF (dianteiros-500/60-26.5; traseiros-700/55-34)]. O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2x4, com 24 tratamentos e três repetições. Os resultados evidenciaram vantagens para o trator equipado com pneus radiais. |
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Desempenho de um trator em função do tipo de pneu, da lastragem e da velocidade de trabalhoPerformance of an tractor as a function of tire type, ballasting and forward speedescarificaçãolastropreparo do solochiselingballatingsoil tillageO trabalho comparou o desempenho de um trator agrícola 4x2 TDA de 89 kW (121cv) em função do tipo de pneus (radial, diagonal e de baixa pressão), a condição de lastragem (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades [V1 (1,84km h-1), V2 (3,18km h-1, V3 (4,57km h-1), V4 (5,04km h-1)]. O experimento foi realizado na UNESP-Jaboticabal-SP, em condição de preparo do solo com escarificador de sete hastes a 30cm de profundidade. Os pneus foram do tipo R1, com as seguintes características: [radial (dianteiros-14.9 R 26; traseiros-620/75 R 30) diagonal (dianteiros-14.9-26, traseiros-23.1-30) e BPAF (dianteiros-500/60-26.5; traseiros-700/55-34)]. O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2x4, com 24 tratamentos e três repetições. Os resultados evidenciaram vantagens para o trator equipado com pneus radiais.The objective of this study was to compare the performance of the FWD agricultural tractor, equipped with three types of tires (bias ply, radial and low pressure), with and without tire water ballasting, operating in four forward speed. The research was carried out at UNESP, SP, Brazil, with the tractor pulling a chisel plow. A tractor with 89kW (121cv) engine power equipped with FWD, was used in the experiment, and the tires used had the following characteristics: radial (front: 14.9R26 and rear: 620/75R30), bias ply (front: 14.9-26 and rear: 23.1-30) and low pressure (front: 500/60-26.5 and rear: 700/55-34). The experiment was conducted in a completely randomized block, design (3x2x4), with 24 treatments and three replications. The results evidenced advantages for the tractor equipped with radial tires.Universidade Estadual Paulista Departamento de Engenharia RuralUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Departamento de Engenharia RuralUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Engenharia RuralUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)Lopes, Afonso [UNESP]Lanças, Kleber Pereira [UNESP]Silva, Rouverson Pereira da [UNESP]Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]Nagaoka, Alberto KazushiReis, Gustavo Naves dos [UNESP]2014-05-20T15:14:42Z2014-05-20T15:14:42Z2005-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article366-370application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782005000200018Ciência Rural. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), v. 35, n. 2, p. 366-370, 2005.0103-8478http://hdl.handle.net/11449/2931110.1590/S0103-84782005000200018S0103-84782005000200018S0103-84782005000200018.pdf3690555450318734818335748192907758343461646142380000-0002-1508-5372SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência Rural0.5250,337info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:00:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-30T14:00:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O trabalho comparou o desempenho de um trator agrícola 4x2 TDA de 89 kW (121cv) em função do tipo de pneus (radial, diagonal e de baixa pressão), a condição de lastragem (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades [V1 (1,84km h-1), V2 (3,18km h-1, V3 (4,57km h-1), V4 (5,04km h-1)]. O experimento foi realizado na UNESP-Jaboticabal-SP, em condição de preparo do solo com escarificador de sete hastes a 30cm de profundidade. Os pneus foram do tipo R1, com as seguintes características: [radial (dianteiros-14.9 R 26; traseiros-620/75 R 30) diagonal (dianteiros-14.9-26, traseiros-23.1-30) e BPAF (dianteiros-500/60-26.5; traseiros-700/55-34)]. O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2x4, com 24 tratamentos e três repetições. Os resultados evidenciaram vantagens para o trator equipado com pneus radiais. |
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