Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chisté, Bianca Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141620
Resumo: Este artigo apresenta a tentativa de descolamento do olhar do lugar que quem pensa sobre as crianças e sobre a infância, para o lugar de pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças, com as crianças e o que elas apresentam a nós em sua evidência. As imagens/filmagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que temos chamamos de pesquisa como experiência. Parece-nos que pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças pode ser disparador para pensar a criança, a infância e o que nos toca, nos afeta, nos mobilizada nesse movimento, experienciando com isso, as travessias do universo infantil. Além disso, quem sabe, as imagens/filmagens, as crianças, as infâncias nos ajude a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.
id UNSP_9b7ee80683b26ebcbc9edad406f62c82
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141620
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infânciaEste artigo apresenta a tentativa de descolamento do olhar do lugar que quem pensa sobre as crianças e sobre a infância, para o lugar de pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças, com as crianças e o que elas apresentam a nós em sua evidência. As imagens/filmagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que temos chamamos de pesquisa como experiência. Parece-nos que pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças pode ser disparador para pensar a criança, a infância e o que nos toca, nos afeta, nos mobilizada nesse movimento, experienciando com isso, as travessias do universo infantil. Além disso, quem sabe, as imagens/filmagens, as crianças, as infâncias nos ajude a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chisté, Bianca Santos [UNESP]Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]2016-07-19T12:59:45Z2016-07-19T12:59:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4054-4064application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4054-40642357-7819http://hdl.handle.net/11449/141620ISSN2357-7819-2014-4054-4064.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:02:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141620Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:02:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
title Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
spellingShingle Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
Chisté, Bianca Santos [UNESP]
title_short Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
title_full Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
title_fullStr Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
title_full_unstemmed Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
title_sort Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
author Chisté, Bianca Santos [UNESP]
author_facet Chisté, Bianca Santos [UNESP]
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
author_role author
author2 Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chisté, Bianca Santos [UNESP]
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
description Este artigo apresenta a tentativa de descolamento do olhar do lugar que quem pensa sobre as crianças e sobre a infância, para o lugar de pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças, com as crianças e o que elas apresentam a nós em sua evidência. As imagens/filmagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que temos chamamos de pesquisa como experiência. Parece-nos que pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças pode ser disparador para pensar a criança, a infância e o que nos toca, nos afeta, nos mobilizada nesse movimento, experienciando com isso, as travessias do universo infantil. Além disso, quem sabe, as imagens/filmagens, as crianças, as infâncias nos ajude a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:45Z
2016-07-19T12:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4054-4064
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141620
ISSN2357-7819-2014-4054-4064.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141620
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4054-4064
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4054-4064.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4054-4064
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964373203025920