O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252602
Resumo: O Novo Ensino Médio (NEM) estrutura-se conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que delimita as aprendizagens essenciais e as divide em competências, servindo como referência obrigatória de estruturação curricular para as redes de ensino. Tais competências são alcançadas a partir de habilidades, desenvolvidas tanto no âmbito da formação geral básica quanto no âmbito dos itinerários formativos. A Botânica, enquanto área de conhecimento da disciplina de Biologia, está reduzida ou ausente durante o NEM, a depender do itinerário formativo escolhido pelo aluno. Ainda, o processo de ensino-aprendizagem de Botânica durante a educação básica é marcado por diversos entraves. Dentre os principais desafios, destaca-se a falta de proximidade entre o conteúdo teórico e a realidade do aluno e a metodologia de ensino tradicional, que se reduz em decorar nomes científicos, tornando o processo de ensino-aprendizagem enfadonho para os alunos. Dessa forma, o presente trabalhou buscou abordar a Botânica no NEM sob uma perspectiva filogenética, objetivando diminuir a aversão dos alunos ao tema e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo para os alunos. Para isso, durante o ano, foi feito o período de observação e o período de regência, no qual os graduandos elaboraram uma sequência didática que combinou aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas em grupo e elaboração de cartazes informativos. Ao final do projeto, os alunos relataram que a sequência didática proposta os auxiliou na compreensão do conteúdo teórico de botânica. Conclui-se assim que os alunos tiveram grande aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos apresentados em aulas expositivas.
id UNSP_9be60191b3d1bdd7035d5c9f7f925b3e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectivaThe teaching-learning process of Botany in the secondary education from a new perspectiveBotânicaFilogeniaNovo ensino médioDidáticaEnsino tradicionalAversãoProximidadeBotanyPhylogeneticNew secondary educationDidacticTraditional teachingAversionProximityO Novo Ensino Médio (NEM) estrutura-se conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que delimita as aprendizagens essenciais e as divide em competências, servindo como referência obrigatória de estruturação curricular para as redes de ensino. Tais competências são alcançadas a partir de habilidades, desenvolvidas tanto no âmbito da formação geral básica quanto no âmbito dos itinerários formativos. A Botânica, enquanto área de conhecimento da disciplina de Biologia, está reduzida ou ausente durante o NEM, a depender do itinerário formativo escolhido pelo aluno. Ainda, o processo de ensino-aprendizagem de Botânica durante a educação básica é marcado por diversos entraves. Dentre os principais desafios, destaca-se a falta de proximidade entre o conteúdo teórico e a realidade do aluno e a metodologia de ensino tradicional, que se reduz em decorar nomes científicos, tornando o processo de ensino-aprendizagem enfadonho para os alunos. Dessa forma, o presente trabalhou buscou abordar a Botânica no NEM sob uma perspectiva filogenética, objetivando diminuir a aversão dos alunos ao tema e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo para os alunos. Para isso, durante o ano, foi feito o período de observação e o período de regência, no qual os graduandos elaboraram uma sequência didática que combinou aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas em grupo e elaboração de cartazes informativos. Ao final do projeto, os alunos relataram que a sequência didática proposta os auxiliou na compreensão do conteúdo teórico de botânica. Conclui-se assim que os alunos tiveram grande aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos apresentados em aulas expositivas.The New Secondary Education (NEM) is structured according to the National Common Curricular Base (BNCC), a normative document that delimits essential learnings and divides them into competences, serving as an obligatory reference for curricular structuring for education networks. Such competences are achieved through skills, developed both within the scope of basic general education and within the scope of formative itineraries. Botany, as an area of knowledge in the discipline of Biology, is reduced or absent during NEM, depending on the formative itinerary chosen by the student. Still, the teaching-learning process of Botany during basic education is marked by several obstacles. Among the main challenges, the lack of proximity between the theoretical content and the student's reality and the traditional teaching methodology stand out, which is reduced to memorizing scientific names, making the teaching-learning process boring for students. In this way, the present study sought to approach Botany in NEM from a phylogenetic perspective, aiming to reduce students' aversion to the topic and make the teaching-learning process more dynamic and attractive for students. For this, during the year, the observation period and the regency period were carried out, in which the graduates developed a didactic sequence that combined expository classes, practical classes, group research and the preparation of informative posters. At the end of the project, the students reported that the proposed didactic sequence helped them understand the theoretical content of botany. It is concluded that the students had great use of the classes, demonstrating that the practical activities helped to fix and review the concepts presented in expository classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bittencourt Junior, Nelson Sabino [UNESP]Escola Estadual Deputado Bady BassitRisso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino2024-01-10T19:31:39Z2024-01-10T19:31:39Z2023-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRisso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino. O Processo de Ensino e Aprendizagem de Botânica no Ensino Médio sob uma Nova Perspectiva. (Trabalho de Conclusão de Curso – Ciências Biológicas). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:04:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:04:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
The teaching-learning process of Botany in the secondary education from a new perspective
title O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
spellingShingle O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino
Botânica
Filogenia
Novo ensino médio
Didática
Ensino tradicional
Aversão
Proximidade
Botany
Phylogenetic
New secondary education
Didactic
Traditional teaching
Aversion
Proximity
title_short O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
title_full O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
title_fullStr O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
title_full_unstemmed O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
title_sort O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
author Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino
author_facet Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt Junior, Nelson Sabino [UNESP]
Escola Estadual Deputado Bady Bassit
dc.contributor.author.fl_str_mv Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Filogenia
Novo ensino médio
Didática
Ensino tradicional
Aversão
Proximidade
Botany
Phylogenetic
New secondary education
Didactic
Traditional teaching
Aversion
Proximity
topic Botânica
Filogenia
Novo ensino médio
Didática
Ensino tradicional
Aversão
Proximidade
Botany
Phylogenetic
New secondary education
Didactic
Traditional teaching
Aversion
Proximity
description O Novo Ensino Médio (NEM) estrutura-se conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que delimita as aprendizagens essenciais e as divide em competências, servindo como referência obrigatória de estruturação curricular para as redes de ensino. Tais competências são alcançadas a partir de habilidades, desenvolvidas tanto no âmbito da formação geral básica quanto no âmbito dos itinerários formativos. A Botânica, enquanto área de conhecimento da disciplina de Biologia, está reduzida ou ausente durante o NEM, a depender do itinerário formativo escolhido pelo aluno. Ainda, o processo de ensino-aprendizagem de Botânica durante a educação básica é marcado por diversos entraves. Dentre os principais desafios, destaca-se a falta de proximidade entre o conteúdo teórico e a realidade do aluno e a metodologia de ensino tradicional, que se reduz em decorar nomes científicos, tornando o processo de ensino-aprendizagem enfadonho para os alunos. Dessa forma, o presente trabalhou buscou abordar a Botânica no NEM sob uma perspectiva filogenética, objetivando diminuir a aversão dos alunos ao tema e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo para os alunos. Para isso, durante o ano, foi feito o período de observação e o período de regência, no qual os graduandos elaboraram uma sequência didática que combinou aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas em grupo e elaboração de cartazes informativos. Ao final do projeto, os alunos relataram que a sequência didática proposta os auxiliou na compreensão do conteúdo teórico de botânica. Conclui-se assim que os alunos tiveram grande aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos apresentados em aulas expositivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14
2024-01-10T19:31:39Z
2024-01-10T19:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino. O Processo de Ensino e Aprendizagem de Botânica no Ensino Médio sob uma Nova Perspectiva. (Trabalho de Conclusão de Curso – Ciências Biológicas). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252602
identifier_str_mv Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino. O Processo de Ensino e Aprendizagem de Botânica no Ensino Médio sob uma Nova Perspectiva. (Trabalho de Conclusão de Curso – Ciências Biológicas). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964623724609536