Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Pedro Barbosa Rudge [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235321
Resumo: O objetivo da tese é investigar a representação do mal-estar em três romances brasileiros da década de 1930. São eles: "Calunga", de Jorge de Lima, "São Bernardo", de Graciliano Ramos e "O amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos, publicados, respectivamente, em 1935, 1934 e 1937. Essas três narrativas, além de outras do mesmo decênio, figuram a construção de personagens solitárias vivendo a aporia existencial. A falta de vislumbre do futuro é suscitada por dois afetos principais que são movimentados, amiúde, pela crise de angústia: a melancolia e a nostalgia. Eles são estudados, para além dos sentimentos derivados desses afetos (como a culpa e o ressentimento do melancólico e a fantasia e o passadismo do nostálgico), com base, sobretudo, em concepções psicanalíticas e filosóficas encontradas, principalmente, em “Luto e melancolia”, de Sigmund Freud, "A tinta da melancolia", de Jean Starobinski, entre outros. No que tange à análise interpretativa das narrativas, baseamo-nos, especialmente, na noção de crítica integradora de Antonio Candido, formulada em "Literatura e sociedade", a fim de agregar, quando possível, tensões psicológicas, ontológicas e histórico-sociais irradiadas pelo texto. Em "Calunga", o mal-estar é engendrado pelos conflitos psíquicos do protagonista civilizador em choque com a rede histórico-social e cultural do outro. Tanto em "São Bernardo" quanto n’"O amanuense Belmiro", destacamos os antagonismos do mundo interior dos protagonistas em parcial contraste com os numerosos e importantes ensaios de crítica social sobre essas narrativas. No romance de Graciliano Ramos, mostramos como a autobiografia de Paulo Honório é construída pelo afeto melancólico e suas variações, em um infindável e doloroso processo de luto, negando, a si, a edificação do amanhã. No romance de Cyro dos Anjos, analisamos como a mente fantasista e nostálgica de Belmiro cria impasses insolúveis em relação à sua vivência, ou a falta dela, no tempo presente. A partir do exame da fortuna crítica dos três romances e do nosso embasamento teórico, apresentamos modulações diferentes da tristeza. Em comum, há sujeitos solitários que, segregados do corpo social, rejeitam o campo de possibilidades em um momento histórico de polarização política regido pelo novo, através do comunismo ou do fascismo.
id UNSP_9e5e9380b1546f3d54b925311eff6de2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235321
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30There is no tomorrow: the malaise on three novels of the 30'sRomance de 30Mal-estar"Calunga""São Bernardo""O amanuense Belmiro"1930’s novelMalaiseO objetivo da tese é investigar a representação do mal-estar em três romances brasileiros da década de 1930. São eles: "Calunga", de Jorge de Lima, "São Bernardo", de Graciliano Ramos e "O amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos, publicados, respectivamente, em 1935, 1934 e 1937. Essas três narrativas, além de outras do mesmo decênio, figuram a construção de personagens solitárias vivendo a aporia existencial. A falta de vislumbre do futuro é suscitada por dois afetos principais que são movimentados, amiúde, pela crise de angústia: a melancolia e a nostalgia. Eles são estudados, para além dos sentimentos derivados desses afetos (como a culpa e o ressentimento do melancólico e a fantasia e o passadismo do nostálgico), com base, sobretudo, em concepções psicanalíticas e filosóficas encontradas, principalmente, em “Luto e melancolia”, de Sigmund Freud, "A tinta da melancolia", de Jean Starobinski, entre outros. No que tange à análise interpretativa das narrativas, baseamo-nos, especialmente, na noção de crítica integradora de Antonio Candido, formulada em "Literatura e sociedade", a fim de agregar, quando possível, tensões psicológicas, ontológicas e histórico-sociais irradiadas pelo texto. Em "Calunga", o mal-estar é engendrado pelos conflitos psíquicos do protagonista civilizador em choque com a rede histórico-social e cultural do outro. Tanto em "São Bernardo" quanto n’"O amanuense Belmiro", destacamos os antagonismos do mundo interior dos protagonistas em parcial contraste com os numerosos e importantes ensaios de crítica social sobre essas narrativas. No romance de Graciliano Ramos, mostramos como a autobiografia de Paulo Honório é construída pelo afeto melancólico e suas variações, em um infindável e doloroso processo de luto, negando, a si, a edificação do amanhã. No romance de Cyro dos Anjos, analisamos como a mente fantasista e nostálgica de Belmiro cria impasses insolúveis em relação à sua vivência, ou a falta dela, no tempo presente. A partir do exame da fortuna crítica dos três romances e do nosso embasamento teórico, apresentamos modulações diferentes da tristeza. Em comum, há sujeitos solitários que, segregados do corpo social, rejeitam o campo de possibilidades em um momento histórico de polarização política regido pelo novo, através do comunismo ou do fascismo.The objective of this thesis is to investigate the malaise representation on three Brazilian novels from the 1930’s. These novels are: Jorge de Lima’s "Calunga", Graciliano Ramos’ "São Bernanrdo" and Cyro dos Anjos’ "O amanuense Belmiro", respectively published in 1935, 1934 and 1937. These three narratives, and others from the same decade, figure the construction of lonely characters living an existential aporia. The lack of a glimpse towards the future is aroused by two main affects that are strongly inducted by the anguish manifestation: melancholy and nostalgia. They are studied, beyond the feelings diverted from these affects (like the melancholic’s guilty and resentment and the nostalgic’s fantasy and veneration of the past), based especially on psychoanalytical and philosophical conceptions observed, mainly, in Sigmund Freud’s “Mourning and melancholia”, Jean Starobinski’s "A tinta da melancolia" among others. Regarding the interpretative analysis of the narratives, they are mainly supported by Antonio Candido’s idea, in "Literatura e sociedade", of an integrating criticism that aims to aggregate, when it is possible, ontological, social, historical and cultural tensions irradiated by the text. In "Calunga", the malaise is engendered by the psychological conflicts of the civilizing protagonist in shock with the historical, social and cultural point of view of the other. In "São Bernardo" and in "O amanuense Belmiro", the antagonisms of the inner world are highlighted in partial contrast with the numerous, and important, social critical essays on these narratives. In Graciliano Ramos’ novel, it is indicated how Paulo Honório’s autobiography is built by the melancholic affect and its variations on an endless and painful process of mourning, denying himself the edification of the future. In Cyro dos Anjos’ novel, it is studied how Belmiro’s fantasist and nostalgic mind creates irresolvable impasses related to his (lack of) actions in the present time. According to the exam of the critical fortune of the novels and to our theorical framework, three different modulations of sadness are presented. In common, the main characters of the narratives are lonely individuals that, segregated from the social body, reject the scope of possibilities in a historical moment of political polarization dominated by the ideologies of the new on the account of the communism and the fascism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leonel, Maria Célia de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Furtado, Pedro Barbosa Rudge [UNESP]2022-06-24T22:57:19Z2022-06-24T22:57:19Z2022-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23532133004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:01:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-08T06:01:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
There is no tomorrow: the malaise on three novels of the 30's
title Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
spellingShingle Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
Furtado, Pedro Barbosa Rudge [UNESP]
Romance de 30
Mal-estar
"Calunga"
"São Bernardo"
"O amanuense Belmiro"
1930’s novel
Malaise
title_short Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
title_full Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
title_fullStr Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
title_full_unstemmed Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
title_sort Não há amanhã: o mal-estar em três romances de 30
author Furtado, Pedro Barbosa Rudge [UNESP]
author_facet Furtado, Pedro Barbosa Rudge [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonel, Maria Célia de Moraes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Pedro Barbosa Rudge [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Romance de 30
Mal-estar
"Calunga"
"São Bernardo"
"O amanuense Belmiro"
1930’s novel
Malaise
topic Romance de 30
Mal-estar
"Calunga"
"São Bernardo"
"O amanuense Belmiro"
1930’s novel
Malaise
description O objetivo da tese é investigar a representação do mal-estar em três romances brasileiros da década de 1930. São eles: "Calunga", de Jorge de Lima, "São Bernardo", de Graciliano Ramos e "O amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos, publicados, respectivamente, em 1935, 1934 e 1937. Essas três narrativas, além de outras do mesmo decênio, figuram a construção de personagens solitárias vivendo a aporia existencial. A falta de vislumbre do futuro é suscitada por dois afetos principais que são movimentados, amiúde, pela crise de angústia: a melancolia e a nostalgia. Eles são estudados, para além dos sentimentos derivados desses afetos (como a culpa e o ressentimento do melancólico e a fantasia e o passadismo do nostálgico), com base, sobretudo, em concepções psicanalíticas e filosóficas encontradas, principalmente, em “Luto e melancolia”, de Sigmund Freud, "A tinta da melancolia", de Jean Starobinski, entre outros. No que tange à análise interpretativa das narrativas, baseamo-nos, especialmente, na noção de crítica integradora de Antonio Candido, formulada em "Literatura e sociedade", a fim de agregar, quando possível, tensões psicológicas, ontológicas e histórico-sociais irradiadas pelo texto. Em "Calunga", o mal-estar é engendrado pelos conflitos psíquicos do protagonista civilizador em choque com a rede histórico-social e cultural do outro. Tanto em "São Bernardo" quanto n’"O amanuense Belmiro", destacamos os antagonismos do mundo interior dos protagonistas em parcial contraste com os numerosos e importantes ensaios de crítica social sobre essas narrativas. No romance de Graciliano Ramos, mostramos como a autobiografia de Paulo Honório é construída pelo afeto melancólico e suas variações, em um infindável e doloroso processo de luto, negando, a si, a edificação do amanhã. No romance de Cyro dos Anjos, analisamos como a mente fantasista e nostálgica de Belmiro cria impasses insolúveis em relação à sua vivência, ou a falta dela, no tempo presente. A partir do exame da fortuna crítica dos três romances e do nosso embasamento teórico, apresentamos modulações diferentes da tristeza. Em comum, há sujeitos solitários que, segregados do corpo social, rejeitam o campo de possibilidades em um momento histórico de polarização política regido pelo novo, através do comunismo ou do fascismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24T22:57:19Z
2022-06-24T22:57:19Z
2022-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235321
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/235321
identifier_str_mv 33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961489616764928