O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldovinotti, Angela Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90152
Resumo: No contexto brasileiro atual há diversas manifestações desastrosas de ações impulsivas, violência e injustiça. Diante de todo esse quadro, o que fazer? Na tentativa de responder a tal indagação, direcionamo-nos aos valores subjacentes em determinados contextos. Partindo do pressuposto de que os valores morais são construídos e não ensinados, salientamos a relevância de práticas educativas, as quais busquem mediar a questão da moralidade, bem como, investigar o que está implícito às tomadas de decisão. É evidente que a escola não é o único ambiente formador, todavia, trata-se de um espaço enriquecedor e marcante na vida de toda criança ou adolescente. Tendo em vista a relevância da educação escolar, faz-se urgente e necessário direcionar um trabalho, o qual denote oportunidades, gerando reflexão em sala de aula e que, dessa forma, propicie meios para o processo de construção da autonomia dos alunos, evidenciando um direcionamento coerente aos meandros de uma formação cidadã, expressa nos documentos oficiais da educação. Sob a referida lógica, este estudo foi elaborado, buscando investigar os valores dos adolescentes perante a sociedade atual e ao mesmo tempo, verificar se a técnica de heterônimo – inspirada nas obras do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) –, com fundamentação teórica de Piaget (1896-1980) e Kohlberg (1927-1987), possibilita o trabalho com a discussão moral e a construção de princípios éticos. Os participantes são alunos de uma escola pública, na faixa etária de 14/15 anos, cursando o último ano do Ensino Fundamental. Com tal abordagem, os sujeitos tiveram oportunidade de criar o seu heterônimo, isto é, um “outro eu”. Os resultados inferem que os adolescentes, do estudo em questão, ao construir um perfil (heterônimo), respaldaram-se...
id UNSP_a21827cd547f92587d0a59f004745811
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90152
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações moraisÉticaEducação moralMoral valuesNo contexto brasileiro atual há diversas manifestações desastrosas de ações impulsivas, violência e injustiça. Diante de todo esse quadro, o que fazer? Na tentativa de responder a tal indagação, direcionamo-nos aos valores subjacentes em determinados contextos. Partindo do pressuposto de que os valores morais são construídos e não ensinados, salientamos a relevância de práticas educativas, as quais busquem mediar a questão da moralidade, bem como, investigar o que está implícito às tomadas de decisão. É evidente que a escola não é o único ambiente formador, todavia, trata-se de um espaço enriquecedor e marcante na vida de toda criança ou adolescente. Tendo em vista a relevância da educação escolar, faz-se urgente e necessário direcionar um trabalho, o qual denote oportunidades, gerando reflexão em sala de aula e que, dessa forma, propicie meios para o processo de construção da autonomia dos alunos, evidenciando um direcionamento coerente aos meandros de uma formação cidadã, expressa nos documentos oficiais da educação. Sob a referida lógica, este estudo foi elaborado, buscando investigar os valores dos adolescentes perante a sociedade atual e ao mesmo tempo, verificar se a técnica de heterônimo – inspirada nas obras do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) –, com fundamentação teórica de Piaget (1896-1980) e Kohlberg (1927-1987), possibilita o trabalho com a discussão moral e a construção de princípios éticos. Os participantes são alunos de uma escola pública, na faixa etária de 14/15 anos, cursando o último ano do Ensino Fundamental. Com tal abordagem, os sujeitos tiveram oportunidade de criar o seu heterônimo, isto é, um “outro eu”. Os resultados inferem que os adolescentes, do estudo em questão, ao construir um perfil (heterônimo), respaldaram-se...In the Brazilian current context there are several disastrous manifestations of impulsive actions, violence and injustice. Facing this whole picture, what is there to do? In the attempt of answering such inquiry, we directed into the underlying values inside some determined contexts. Starting from the assumption that the moral values are built and not taught, we stress the relevance of educational practices, which aim not only to mediate the morality question but also to investigate what is implicit in the making decision process. It is evident that the school is not the only educational environment, however, it is an enriching and remarkable place in the life of every child or teenage. Considering the relevance of the school education, it is urgent and necessary to create a kind of work which denotes opportunities generating reflection inside the classroom and, this way, it could propitiate means for the process of building the students´ autonomy, highlighting a coherent guide to the meanders of a citizenship formation expressed in the official documents of education. Under the referred logic, this study was elaborated trying to investigate the teenage values before the current society and, at the same time, to verify if the technique of heteronym – inspired by the works of the Portuguese poet Fernando Pessoa (1888- 1935) and under the theoretical fundaments from Piaget (1896-1980) and Kohlberg (1927-1987) enables the work with moral discussion and the construction of ethical principles. The participants are students of a public school aging 14/15 years old and studying in the last grade of elementary school. Based on this approach the subjects had the chance of creating their own heteronym, that is, “another me”, experiencing a new perspective, which means another view of a hypothetical situation... (Complete abstract click electronic acess below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Aurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldovinotti, Angela Maria [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2011-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis204 f. : il., gráfs.application/pdfBALDOVINOTTI, Angela Maria. O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais. 2011. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90152000672720baldovinotti_am_me_rcla.pdf33004137064P21241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:07:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:07:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
title O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
spellingShingle O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
Baldovinotti, Angela Maria [UNESP]
Ética
Educação moral
Moral values
title_short O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
title_full O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
title_fullStr O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
title_full_unstemmed O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
title_sort O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais
author Baldovinotti, Angela Maria [UNESP]
author_facet Baldovinotti, Angela Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Aurea Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldovinotti, Angela Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Educação moral
Moral values
topic Ética
Educação moral
Moral values
description No contexto brasileiro atual há diversas manifestações desastrosas de ações impulsivas, violência e injustiça. Diante de todo esse quadro, o que fazer? Na tentativa de responder a tal indagação, direcionamo-nos aos valores subjacentes em determinados contextos. Partindo do pressuposto de que os valores morais são construídos e não ensinados, salientamos a relevância de práticas educativas, as quais busquem mediar a questão da moralidade, bem como, investigar o que está implícito às tomadas de decisão. É evidente que a escola não é o único ambiente formador, todavia, trata-se de um espaço enriquecedor e marcante na vida de toda criança ou adolescente. Tendo em vista a relevância da educação escolar, faz-se urgente e necessário direcionar um trabalho, o qual denote oportunidades, gerando reflexão em sala de aula e que, dessa forma, propicie meios para o processo de construção da autonomia dos alunos, evidenciando um direcionamento coerente aos meandros de uma formação cidadã, expressa nos documentos oficiais da educação. Sob a referida lógica, este estudo foi elaborado, buscando investigar os valores dos adolescentes perante a sociedade atual e ao mesmo tempo, verificar se a técnica de heterônimo – inspirada nas obras do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) –, com fundamentação teórica de Piaget (1896-1980) e Kohlberg (1927-1987), possibilita o trabalho com a discussão moral e a construção de princípios éticos. Os participantes são alunos de uma escola pública, na faixa etária de 14/15 anos, cursando o último ano do Ensino Fundamental. Com tal abordagem, os sujeitos tiveram oportunidade de criar o seu heterônimo, isto é, um “outro eu”. Os resultados inferem que os adolescentes, do estudo em questão, ao construir um perfil (heterônimo), respaldaram-se...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-22
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALDOVINOTTI, Angela Maria. O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais. 2011. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90152
000672720
baldovinotti_am_me_rcla.pdf
33004137064P2
1241282762476947
identifier_str_mv BALDOVINOTTI, Angela Maria. O ato de assumir papéis por meio da criação de heterônimo e suas implicações morais. 2011. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000672720
baldovinotti_am_me_rcla.pdf
33004137064P2
1241282762476947
url http://hdl.handle.net/11449/90152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 f. : il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964788203192320