Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cyrino, Marina [UNESP], Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141611
Resumo: A pesquisa se insere na temática da formação de professores e tem como objetivo evidenciar os passos necessários para realizar a análise de conteúdo (AC), considerada uma das principais técnicas no universo das pesquisas qualitativas. O estudo parte do referencial proposto por Laurence Bardin e outros autores que colaboram na reflexão sobre a técnica. Pontua-se que a AC deve passar pelas seguintes fases, na respectiva ordem: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Tais etapas facilitam a manipulação dos dados qualitativos, que se revelam em grande densidade de informações e significados. Nesse contexto, foram apresentadas três pesquisas voltadas para a formação de professores de Educação Física, Pedagogia e Matemática, expondo a maneira como estruturaram a AC para a constituição do corpus da pesquisa, sendo que a primeira priorizou o retorno constante aos objetivos e a reorientação de suas categorias, a segunda filia-se aos temas para articular a amplitude de seus dados e a última aprofundou-se nas unidades de registro e de contexto, a fim de compor suas categorias. Desse recorte se destacaram três pontos: o rigor necessário aos protocolos e procedimentos adotados com os materiais; a noção de neutralidade do pesquisador frente aos dados para que os mesmos possam ser considerados fidedignos e; a maturidade e experiência do pesquisador. Em tais pesquisas foi possível observar a importância da AC na organização dos dados, principalmente pelo na composição das categorias e o entrelace com os objetivos da mesmas, permitindo assim responder ao problema de pesquisa.
id UNSP_a2ad0b51682aa29c79cc4873c90af358
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141611
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professoresFormação de professoresAnálise de conteúdoPesquisa qualitativaA pesquisa se insere na temática da formação de professores e tem como objetivo evidenciar os passos necessários para realizar a análise de conteúdo (AC), considerada uma das principais técnicas no universo das pesquisas qualitativas. O estudo parte do referencial proposto por Laurence Bardin e outros autores que colaboram na reflexão sobre a técnica. Pontua-se que a AC deve passar pelas seguintes fases, na respectiva ordem: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Tais etapas facilitam a manipulação dos dados qualitativos, que se revelam em grande densidade de informações e significados. Nesse contexto, foram apresentadas três pesquisas voltadas para a formação de professores de Educação Física, Pedagogia e Matemática, expondo a maneira como estruturaram a AC para a constituição do corpus da pesquisa, sendo que a primeira priorizou o retorno constante aos objetivos e a reorientação de suas categorias, a segunda filia-se aos temas para articular a amplitude de seus dados e a última aprofundou-se nas unidades de registro e de contexto, a fim de compor suas categorias. Desse recorte se destacaram três pontos: o rigor necessário aos protocolos e procedimentos adotados com os materiais; a noção de neutralidade do pesquisador frente aos dados para que os mesmos possam ser considerados fidedignos e; a maturidade e experiência do pesquisador. Em tais pesquisas foi possível observar a importância da AC na organização dos dados, principalmente pelo na composição das categorias e o entrelace com os objetivos da mesmas, permitindo assim responder ao problema de pesquisa.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]Cyrino, Marina [UNESP]Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]2016-07-19T12:59:43Z2016-07-19T12:59:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1790-1802application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1790-18022357-7819http://hdl.handle.net/11449/141611ISSN2357-7819-2014-1790-1802.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:21:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:21:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
title Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
spellingShingle Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Formação de professores
Análise de conteúdo
Pesquisa qualitativa
title_short Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
title_full Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
title_fullStr Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
title_full_unstemmed Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
title_sort Algumas ideias sobre o uso da análise de conteúdo em pesquisas sobre formação de professores
author Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
author_facet Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
author_role author
author2 Cyrino, Marina [UNESP]
Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Análise de conteúdo
Pesquisa qualitativa
topic Formação de professores
Análise de conteúdo
Pesquisa qualitativa
description A pesquisa se insere na temática da formação de professores e tem como objetivo evidenciar os passos necessários para realizar a análise de conteúdo (AC), considerada uma das principais técnicas no universo das pesquisas qualitativas. O estudo parte do referencial proposto por Laurence Bardin e outros autores que colaboram na reflexão sobre a técnica. Pontua-se que a AC deve passar pelas seguintes fases, na respectiva ordem: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Tais etapas facilitam a manipulação dos dados qualitativos, que se revelam em grande densidade de informações e significados. Nesse contexto, foram apresentadas três pesquisas voltadas para a formação de professores de Educação Física, Pedagogia e Matemática, expondo a maneira como estruturaram a AC para a constituição do corpus da pesquisa, sendo que a primeira priorizou o retorno constante aos objetivos e a reorientação de suas categorias, a segunda filia-se aos temas para articular a amplitude de seus dados e a última aprofundou-se nas unidades de registro e de contexto, a fim de compor suas categorias. Desse recorte se destacaram três pontos: o rigor necessário aos protocolos e procedimentos adotados com os materiais; a noção de neutralidade do pesquisador frente aos dados para que os mesmos possam ser considerados fidedignos e; a maturidade e experiência do pesquisador. Em tais pesquisas foi possível observar a importância da AC na organização dos dados, principalmente pelo na composição das categorias e o entrelace com os objetivos da mesmas, permitindo assim responder ao problema de pesquisa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:43Z
2016-07-19T12:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1790-1802
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141611
ISSN2357-7819-2014-1790-1802.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141611
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1790-1802
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1790-1802.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1790-1802
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790048105529344