A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Nicolly Karoline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252524
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira.
id UNSP_a3a08b12f4d1aaeffec3557cab804606
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252524
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógicaThe insertion of beginning teachers in schools and pedagogical coordinationProfessor InicianteCoordenador pedagógicoInserção docenteBeginning teacherPedagogical coordinatorTeaching insertionEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira.This Course Completion Work had as its main objective to discuss the functions of the pedagogical coordinator and its relationship in monitoring of the category of beginning teachers, characterizing this category and problematizing the challenges they face at the time of initiation, yet, the responsibilities assigned to the pedagogical coordinator were discussed, he difficulties this faces and how they affect your work with the beginning teacher. To prepare the work, an analysis of seven studies was carried out, two doctoral theses and five master's theses, which had as their theme the support provided by the pedagogical coordinator to the beginning teacher, research contributed to reinforcing and justifying the need for a specialized support for beginning teachers, it is essential to consider the specificities of this stage of yourcareer.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria José Fernandes da [UNESP]Fontes, Nicolly Karoline2024-01-09T12:10:49Z2024-01-09T12:10:49Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONTES, Nicolly Karoline. A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:00:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252524Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-10T06:00:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
The insertion of beginning teachers in schools and pedagogical coordination
title A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
spellingShingle A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
Fontes, Nicolly Karoline
Professor Iniciante
Coordenador pedagógico
Inserção docente
Beginning teacher
Pedagogical coordinator
Teaching insertion
title_short A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
title_full A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
title_fullStr A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
title_full_unstemmed A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
title_sort A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
author Fontes, Nicolly Karoline
author_facet Fontes, Nicolly Karoline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria José Fernandes da [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Nicolly Karoline
dc.subject.por.fl_str_mv Professor Iniciante
Coordenador pedagógico
Inserção docente
Beginning teacher
Pedagogical coordinator
Teaching insertion
topic Professor Iniciante
Coordenador pedagógico
Inserção docente
Beginning teacher
Pedagogical coordinator
Teaching insertion
description Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-01-09T12:10:49Z
2024-01-09T12:10:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTES, Nicolly Karoline. A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252524
identifier_str_mv FONTES, Nicolly Karoline. A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789264774168576