A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252524 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira. |
id |
UNSP_a3a08b12f4d1aaeffec3557cab804606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252524 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógicaThe insertion of beginning teachers in schools and pedagogical coordinationProfessor InicianteCoordenador pedagógicoInserção docenteBeginning teacherPedagogical coordinatorTeaching insertionEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira.This Course Completion Work had as its main objective to discuss the functions of the pedagogical coordinator and its relationship in monitoring of the category of beginning teachers, characterizing this category and problematizing the challenges they face at the time of initiation, yet, the responsibilities assigned to the pedagogical coordinator were discussed, he difficulties this faces and how they affect your work with the beginning teacher. To prepare the work, an analysis of seven studies was carried out, two doctoral theses and five master's theses, which had as their theme the support provided by the pedagogical coordinator to the beginning teacher, research contributed to reinforcing and justifying the need for a specialized support for beginning teachers, it is essential to consider the specificities of this stage of yourcareer.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria José Fernandes da [UNESP]Fontes, Nicolly Karoline2024-01-09T12:10:49Z2024-01-09T12:10:49Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONTES, Nicolly Karoline. A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:00:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252524Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-10T06:00:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica The insertion of beginning teachers in schools and pedagogical coordination |
title |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica |
spellingShingle |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica Fontes, Nicolly Karoline Professor Iniciante Coordenador pedagógico Inserção docente Beginning teacher Pedagogical coordinator Teaching insertion |
title_short |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica |
title_full |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica |
title_fullStr |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica |
title_sort |
A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica |
author |
Fontes, Nicolly Karoline |
author_facet |
Fontes, Nicolly Karoline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria José Fernandes da [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Nicolly Karoline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Iniciante Coordenador pedagógico Inserção docente Beginning teacher Pedagogical coordinator Teaching insertion |
topic |
Professor Iniciante Coordenador pedagógico Inserção docente Beginning teacher Pedagogical coordinator Teaching insertion |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal discutir as funções do coordenador pedagógico e sua relação no acompanhamento da categoria de professores iniciantes (PI), caracterizando esta categoria e problematizando os desafios que enfrentam no momento de iniciação, ainda, discutiu-se as atribuições destinadas ao coordenador pedagógico (CP), as dificuldades que este enfrenta e como elas afetam em seu trabalho com o professor iniciante. Para a elaboração do trabalho realizou uma análise de sete pesquisas, sendo duas teses e cinco dissertações, que tinham como temática o apoio fornecido pelo CP ao PI, as pesquisas contribuíram para reforçar e justificar a necessidade de um acompanhamento especializado ao professor iniciante, sendo fundamental considerar as especificidades desta fase da carreira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 2024-01-09T12:10:49Z 2024-01-09T12:10:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTES, Nicolly Karoline. A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252524 |
identifier_str_mv |
FONTES, Nicolly Karoline. A inserção do professor iniciante e a coordenação pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789264774168576 |