Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9696
http://hdl.handle.net/11449/125075
Resumo: This paper approaches the relation between school education and psychic development in the light of cultural-historical theory and critical-historical pedagogy, discussing the triad form-content-receiver of teaching in the context of early childhood education. Considering the goal of developing the bases of theoretical thinking in children, the paper analyses role-play as leading activity in preschool and explores the contributions of child literature, highlighting the importance of providing access to artistic works which depict reality in an imaginative form as multisided and in permanent movement.
id UNSP_a564e4afe154847f172a26c6d38a4fdb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125075
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantilForm and content of teaching in early chilhood education: the role of play and the contributions of child literatureForma y contenido de la enseñanza en la educación infantil: el rol del juego y las contribuciones de la literatura dirigida al niñoEarly Childhood EducationRole-playChild literatureEducación Infantiljuegoliteratura infantilEducação InfantilJogo protagonizadoLiteratura infantilThis paper approaches the relation between school education and psychic development in the light of cultural-historical theory and critical-historical pedagogy, discussing the triad form-content-receiver of teaching in the context of early childhood education. Considering the goal of developing the bases of theoretical thinking in children, the paper analyses role-play as leading activity in preschool and explores the contributions of child literature, highlighting the importance of providing access to artistic works which depict reality in an imaginative form as multisided and in permanent movement.Este artículo aborda la relación entre enseñanza escolar y desarrollo psíquico a la luz de la psicología histórico-cultural y de la pedagogía histórico-crítica, entrelazando observaciones sobre la triada forma-contenido-destinatario de la enseñanza, específicamente de la educación infantil. Considerándose la finalidad de promover la formación de las bases del pensamiento teórico, se analiza el papel del juego como actividad rectora de la edad preescolar y se discuten las contribuciones de la literatura dirigida al niño, resaltando la importancia del acceso a producciones artísticas que retratan imaginativamente objetos y fenómenos de la realidad considerados a partir de la prevalencia del movimiento y la multilateralidad.Esse artigo aborda a relação entre ensino escolar e desenvolvimento psíquico à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tecendo apontamentos sobre a tríade forma-conteúdodestinatário do ensino na particularidade da educação infantil. Considerando a finalidade de promover a formação das bases do pensamento teórico na criança pequena, analisa-se o papel do jogo protagonizado como atividade dominante da idade pré-escolar e discute-se as contribuições da literatura dirigida à criança, destacando a importância do acesso a produções artísticas que retratam imaginativamente objetos e fenômenos da realidade considerados a partir da prevalência do movimento e multilateralidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]2015-07-15T18:28:20Z2015-07-15T18:28:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13-24application/pdfhttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9696Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-24, 2013.2175-5604http://hdl.handle.net/11449/125075ISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf9538404415935536Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGerminal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:53:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
Form and content of teaching in early chilhood education: the role of play and the contributions of child literature
Forma y contenido de la enseñanza en la educación infantil: el rol del juego y las contribuciones de la literatura dirigida al niño
title Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
spellingShingle Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Early Childhood Education
Role-play
Child literature
Educación Infantil
juego
literatura infantil
Educação Infantil
Jogo protagonizado
Literatura infantil
title_short Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
title_full Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
title_fullStr Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
title_full_unstemmed Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
title_sort Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil
author Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author_facet Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
author_role author
author2 Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Early Childhood Education
Role-play
Child literature
Educación Infantil
juego
literatura infantil
Educação Infantil
Jogo protagonizado
Literatura infantil
topic Early Childhood Education
Role-play
Child literature
Educación Infantil
juego
literatura infantil
Educação Infantil
Jogo protagonizado
Literatura infantil
description This paper approaches the relation between school education and psychic development in the light of cultural-historical theory and critical-historical pedagogy, discussing the triad form-content-receiver of teaching in the context of early childhood education. Considering the goal of developing the bases of theoretical thinking in children, the paper analyses role-play as leading activity in preschool and explores the contributions of child literature, highlighting the importance of providing access to artistic works which depict reality in an imaginative form as multisided and in permanent movement.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:20Z
2015-07-15T18:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9696
Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-24, 2013.
2175-5604
http://hdl.handle.net/11449/125075
ISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf
9538404415935536
url http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9696
http://hdl.handle.net/11449/125075
identifier_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-24, 2013.
2175-5604
ISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf
9538404415935536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13-24
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965045568831488