Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Simonetti, Janete Pessuto [UNESP], Dell'Aqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009
http://hdl.handle.net/11449/11920
Resumo: O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelos alunos, na utilização do Modelo Operacional do Estudo de Caso, proposto pelas autoras como uma das estratégias de ensino utilizada pela disciplina de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para instrumentalizar e operacionalizar a análise de conteúdo das respostas concedidas pelos alunos, utilizamos da análise temática, segundo Bardin. Com a realização desta investigação concluímos que os alunos reconhecem o modelo como estratégia de ensino na formação dos mesmos, principalmente, quanto ao conhecimento teórico-prático da assistência (70%) que este oferece, estimulando-os à autonomia na tomada de decisões e solução de problemas na área, além de incentivá-los na utilização do acervo da biblioteca. A outra contribuição está relacionada ao conhecimento referente à metodologia científica (30%), onde o modelo emerge a eles como uma estratégia de iniciação a esta atividade. As dificuldades sentidas pelos alunos na elaboração do estudo de caso ocorreram nas seguintes etapas: - no levantamento bibliográfico (58%), principalmente, quanto a falta de bibliografia específica e recente na área de enfermagem e ao não acesso dos alunos da graduação aos índices informatizados: - na redação do trabalho(27%), porém ao mesmo tempo revelando que o estudo de caso propiciou conhecimentos básicos de como elaborar e escrever um trabalho científico; dentre outras (15%).
id UNSP_a5c6e2af4ab0ba88bd144a8a501af464
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/11920
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunosModelo operacional del estudio de caso como estrategia de enseñanza en la disciplina de enfermería médico-quirúrgica: evaluación de los alumnosOperational model of case studies as a teaching strategy to medical-surgical nursing course: students evaluationestudo de casoestratégia de ensinoenfermagem médico-cirúrgicaavaliaçãoestudio de casoestrategia de enseñanzaenfermería médico-quirúrgicaevaluacióncase studyteaching strategymedical-surgical nursingevaluationO estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelos alunos, na utilização do Modelo Operacional do Estudo de Caso, proposto pelas autoras como uma das estratégias de ensino utilizada pela disciplina de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para instrumentalizar e operacionalizar a análise de conteúdo das respostas concedidas pelos alunos, utilizamos da análise temática, segundo Bardin. Com a realização desta investigação concluímos que os alunos reconhecem o modelo como estratégia de ensino na formação dos mesmos, principalmente, quanto ao conhecimento teórico-prático da assistência (70%) que este oferece, estimulando-os à autonomia na tomada de decisões e solução de problemas na área, além de incentivá-los na utilização do acervo da biblioteca. A outra contribuição está relacionada ao conhecimento referente à metodologia científica (30%), onde o modelo emerge a eles como uma estratégia de iniciação a esta atividade. As dificuldades sentidas pelos alunos na elaboração do estudo de caso ocorreram nas seguintes etapas: - no levantamento bibliográfico (58%), principalmente, quanto a falta de bibliografia específica e recente na área de enfermagem e ao não acesso dos alunos da graduação aos índices informatizados: - na redação do trabalho(27%), porém ao mesmo tempo revelando que o estudo de caso propiciou conhecimentos básicos de como elaborar e escrever um trabalho científico; dentre outras (15%).Este estudio es una investigación descriptiva, tiene como objetivo evaluar las contribuciones y dificultades sentidas por alumnos en la utilización del Modelo Operacional del Estudio de Caso, propuesto por las autoras como una de las estrategias de enseñanza utilizada por la disciplina de Enfermería Médico-Quirúrgica. Para instrumentalizar y operacionalizar el análisis del contenido de las respuestas dadas por los alumnos, usamos el análisis temática, según Bardin. Con la realización de esta investigación concluimos que los alumnos reconocen el modelo como estrategia de enseñanza en su formación, principalmente encuanto al conocimiento teórico-práctico de la asistencia (70%) que este ofrece, estimulándolos a la autonomía en la toma de decisiones y solución de problemas en la área, además de incitarlos en la utilización de la biblioteca, otra contribución está relacionada al conocimiento referente a la Metodología Científica (30%), donde el modelo emerge como una estrategia de iniciación a esta actividad. Las dificultades sentidas por los alumnos en la elaboración de estudio de casos ocurrieron en las siguientes etapas: - en la consulta bibliográfica (58%), principalmente, encuanto a la falta de bibliografía específica y reciente en la área de enfermería y al no acceso de los alumnos de pregrado a los índices informatizados; - en la redacción del trabajo (27%), pero al mismo tiempo revelando que el estudio de caso propicia conocimientos básicos sobre como elaborar y escribir uno trabajo científico; y otras (15%).The study deals with a descriptive research, with the aim of assessing the contribution and difficulties expressed by students, utilizing the case study operational model, proposed by the authors as one of the teaching strategies used in Medical-Surgical Courses. In order to implement and perform the answer content analysis given by the students, authors used thematic analysis according to Bardin. With the performance of this investigation, we concluded that: students recognize the model as a teaching strategy in the formation of themselves, mainly related to theoretical and practical knowledge (70%). It encouraged them to decision making process autonomy and problem solving area besides stimulated them by using library resources. The other contribution related to knowledge refers to scientific methodology (30%), where the model emerges as an initiation strategy to this activity. Difficulties expressed by students in preparing the case study occurred in the following stage; - bibliographical survey (58%), to mainly lack of specific and updated bibliography in nursing area and lack of access indexes; - in the work essay (27%). It also revealed that study case contributed to basic knowledge about the elaboration of a scientific essay; among others (15%).UNESP Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade de São Paulo Escola de EnfermagemUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoUNESP Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Simonetti, Janete Pessuto [UNESP]Dell'Aqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]2014-05-20T13:34:45Z2014-05-20T13:34:45Z1996-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article99-116application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 4, n. 3, p. 99-116, 1996.0104-1169http://hdl.handle.net/11449/1192010.1590/S0104-11691996000300009S0104-11691996000300009S0104-11691996000300009.pdf88728308447471900331989627894759SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Latino-Americana de Enfermagem0,339info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T06:14:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11920Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-07T06:14:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
Modelo operacional del estudio de caso como estrategia de enseñanza en la disciplina de enfermería médico-quirúrgica: evaluación de los alumnos
Operational model of case studies as a teaching strategy to medical-surgical nursing course: students evaluation
title Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
spellingShingle Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
estudo de caso
estratégia de ensino
enfermagem médico-cirúrgica
avaliação
estudio de caso
estrategia de enseñanza
enfermería médico-quirúrgica
evaluación
case study
teaching strategy
medical-surgical nursing
evaluation
title_short Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
title_full Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
title_fullStr Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
title_full_unstemmed Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
title_sort Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos
author Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
author_facet Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Simonetti, Janete Pessuto [UNESP]
Dell'Aqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
author_role author
author2 Simonetti, Janete Pessuto [UNESP]
Dell'Aqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Simonetti, Janete Pessuto [UNESP]
Dell'Aqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv estudo de caso
estratégia de ensino
enfermagem médico-cirúrgica
avaliação
estudio de caso
estrategia de enseñanza
enfermería médico-quirúrgica
evaluación
case study
teaching strategy
medical-surgical nursing
evaluation
topic estudo de caso
estratégia de ensino
enfermagem médico-cirúrgica
avaliação
estudio de caso
estrategia de enseñanza
enfermería médico-quirúrgica
evaluación
case study
teaching strategy
medical-surgical nursing
evaluation
description O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelos alunos, na utilização do Modelo Operacional do Estudo de Caso, proposto pelas autoras como uma das estratégias de ensino utilizada pela disciplina de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para instrumentalizar e operacionalizar a análise de conteúdo das respostas concedidas pelos alunos, utilizamos da análise temática, segundo Bardin. Com a realização desta investigação concluímos que os alunos reconhecem o modelo como estratégia de ensino na formação dos mesmos, principalmente, quanto ao conhecimento teórico-prático da assistência (70%) que este oferece, estimulando-os à autonomia na tomada de decisões e solução de problemas na área, além de incentivá-los na utilização do acervo da biblioteca. A outra contribuição está relacionada ao conhecimento referente à metodologia científica (30%), onde o modelo emerge a eles como uma estratégia de iniciação a esta atividade. As dificuldades sentidas pelos alunos na elaboração do estudo de caso ocorreram nas seguintes etapas: - no levantamento bibliográfico (58%), principalmente, quanto a falta de bibliografia específica e recente na área de enfermagem e ao não acesso dos alunos da graduação aos índices informatizados: - na redação do trabalho(27%), porém ao mesmo tempo revelando que o estudo de caso propiciou conhecimentos básicos de como elaborar e escrever um trabalho científico; dentre outras (15%).
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01
2014-05-20T13:34:45Z
2014-05-20T13:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 4, n. 3, p. 99-116, 1996.
0104-1169
http://hdl.handle.net/11449/11920
10.1590/S0104-11691996000300009
S0104-11691996000300009
S0104-11691996000300009.pdf
8872830844747190
0331989627894759
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009
http://hdl.handle.net/11449/11920
identifier_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 4, n. 3, p. 99-116, 1996.
0104-1169
10.1590/S0104-11691996000300009
S0104-11691996000300009
S0104-11691996000300009.pdf
8872830844747190
0331989627894759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem
0,339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99-116
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965197574602752