Pesquisa em educação ambiental e movimentos sociais: um estudo sobre teses e dissertações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magacho, Larissa Nobre [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152027
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre movimentos sociais e Educação Ambiental (EA) que têm sido estabelecidas nas teses e dissertações brasileiras em EA. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa do tipo “estado da arte” que se insere no âmbito do “Projeto EArte”. Dos trinta e dois trabalhos que constituíram o corpus documental desta pesquisa, a maioria são dissertações de mestrado, desenvolvidas principalmente a partir dos primeiros anos do segundo milênio. A maioria das pesquisas foram desenvolvidas em IES públicas, em todas as regiões do país, embora predomine as regiões sudeste e nordeste, com a mesma quantidade de pesquisas e apenas uma pesquisa na região norte. Além disso, observou-se que as teses e dissertações vêm sendo produzidas, em sua maioria, nos PPGs vinculados às áreas básicas de Educação e Ciências Ambientais vinculados a estas áreas, a maioria dos trabalhos foram desenvolvidos em Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Educação Ambiental. Com a mesma quantidade de trabalhos desenvolvidos no PPG em EA, destacou-se o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Em muitos casos, não foi possível identificar os referenciais teóricos e daqueles que explicitaram, houve predominância dos referenciais histórico-críticos e com menor expressividade, os pós-modernos. Todas as pesquisas foram desenvolvidas a partir da abordagem qualitativa, com predominância de pesquisas documentais e de abordagens metodológicas participativas, ainda que com alguns equívocos conceituais sobre tais tipos de pesquisa.Foram identificadas teses e dissertações que tiveram como objeto de estudo o movimento ambientalista, os movimentos sociais campesinos e o movimento feminista. Representados nessa pesquisa pelo MST e pelo MAB, para algumas pesquisas que tem como objeto de estudo os movimentos sociais campesinos, a EA é “intrínseca” aos movimentos e para outros, ela vem sendo construída, seja devido aos fatores externos seja aos fatores internos dos movimentos em questão. Na maioria dos trabalhos foi adotado o referencial da EA crítica ou transformadora, condizendo com os referenciais teóricos adotados nas pesquisas e com as características dos movimentos sociais analisados. Além disso, foram recorrentes as contribuições da EA para os movimentos sociais analisados e também dos movimentos sociais para a construção da EA em sua perspectiva crítica. Sendo assim, consideramos que a relação entre EA e movimentos sociais ocorre de forma dialética em que ambos se transformam e são favorecidos. Cabe ressaltar, no entanto, que existem desafios a serem superados para a construção dos diálogos, como algumas pesquisas que discutem práticas de cunho exclusivamente intervencionista da EA em assentamentos acompanhados por movimentos sociais, configurando certo pragmatismo para a EA. Esperamos que com estes conhecimentos construídos, seja possível o estreitamento das relações entre o campo de pesquisa da educação ambiental e dos movimentos sociais e embora com suas especificidades e desafios a serem superados, caminham em resistência às injustiças socioambientais e buscam a transformação da realidade imposta.
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A maioria das pesquisas foram desenvolvidas em IES públicas, em todas as regiões do país, embora predomine as regiões sudeste e nordeste, com a mesma quantidade de pesquisas e apenas uma pesquisa na região norte. Além disso, observou-se que as teses e dissertações vêm sendo produzidas, em sua maioria, nos PPGs vinculados às áreas básicas de Educação e Ciências Ambientais vinculados a estas áreas, a maioria dos trabalhos foram desenvolvidos em Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e Educação Ambiental. Com a mesma quantidade de trabalhos desenvolvidos no PPG em EA, destacou-se o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Em muitos casos, não foi possível identificar os referenciais teóricos e daqueles que explicitaram, houve predominância dos referenciais histórico-críticos e com menor expressividade, os pós-modernos. Todas as pesquisas foram desenvolvidas a partir da abordagem qualitativa, com predominância de pesquisas documentais e de abordagens metodológicas participativas, ainda que com alguns equívocos conceituais sobre tais tipos de pesquisa.Foram identificadas teses e dissertações que tiveram como objeto de estudo o movimento ambientalista, os movimentos sociais campesinos e o movimento feminista. Representados nessa pesquisa pelo MST e pelo MAB, para algumas pesquisas que tem como objeto de estudo os movimentos sociais campesinos, a EA é “intrínseca” aos movimentos e para outros, ela vem sendo construída, seja devido aos fatores externos seja aos fatores internos dos movimentos em questão. Na maioria dos trabalhos foi adotado o referencial da EA crítica ou transformadora, condizendo com os referenciais teóricos adotados nas pesquisas e com as características dos movimentos sociais analisados. Além disso, foram recorrentes as contribuições da EA para os movimentos sociais analisados e também dos movimentos sociais para a construção da EA em sua perspectiva crítica. Sendo assim, consideramos que a relação entre EA e movimentos sociais ocorre de forma dialética em que ambos se transformam e são favorecidos. Cabe ressaltar, no entanto, que existem desafios a serem superados para a construção dos diálogos, como algumas pesquisas que discutem práticas de cunho exclusivamente intervencionista da EA em assentamentos acompanhados por movimentos sociais, configurando certo pragmatismo para a EA. Esperamos que com estes conhecimentos construídos, seja possível o estreitamento das relações entre o campo de pesquisa da educação ambiental e dos movimentos sociais e embora com suas especificidades e desafios a serem superados, caminham em resistência às injustiças socioambientais e buscam a transformação da realidade imposta.This research aims at invetigating the relations between the social moviments and the Environmental Education that have been being established in brazilians thesis and dissertation in Environmental Education. A qualitative reasearch was made, documental kind of “state of art” that is into the proect “EArte”.From the thirty-two paperworks that constitute the documental corpus, the majority are master’s degree dissertation, developed mainly from the year of 2001. Most of these researches were developed in public IES, in all brazilian regions, although there is a predominance of the southeast and northeast regions with the same number of reseraches and only one from the North region. Besides, it was observed that the thesis and dissertation have been being produced, most of them, at PPGs linked to the basic áreas of Education and Environmental Sciences, being the most part developed in Post Graduation Programs (PPG) in Education and Environmental Education. With the same quantity of paperworks developed at PPG and EA, the Post Graduation Program in Developing and Environmet (PRODEMA) was highlighted. In many cases, it was not possible to identify the theoretical references adopted and among the ones that affirmed, there was predominance of historical-critics references and with less expressiveness, the post modern. All researches were developed from the qualitative approach, with predominance of documental researches and participative methodological approaches, even if there were some conceptual mistakes about these kinds of researches, constituting the “theoretical miscelanious”. Thesis and dissertation which aimed at environmental movement, countryside social moviments and feminists movements were identified. The countryside social movements had more expressiveness in documents analysed and, for some researches, the EA is “intrinsic” to the movements and, for others, it has been being built, due to external factors or intern factors from the movements we have been talking about. In most of the analysedpaperworks, the referencial of the critic EA or changing was adopted, conform to the theoretical referencials adopted by the authors and to the social movements characteristics that were the research focus. Besides, the EA contributions to the movements that fight for other ways of relations between the society and nature and also from the social movements to the construction of the EA in its critical perspective were frequent. Therefore, if we considered the relation between the EA and social movements in the analysed documents, it happens in a dialectical way, in which both of them are transformed and are favored. It is importante to say, however, that there are challenges to be overcome to the dialogue construction, as some researches that discuss interventionist practices from EA in settlements followed by social movements, setting some pragmatismo to the EA. We hope that the constructed knowledge, through this dissertation, can contribute to the narrowing of the relations between the environmental educational reserch field and the social movements that, however there are their own specificities and challenges to be overcome, walk in resistence to the sócio environmental injustices and look for the current sócio economic reality changes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magacho, Larissa Nobre [UNESP]2017-10-31T17:31:43Z2017-10-31T17:31:43Z2017-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15202700089376733004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:28:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152027Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-16T06:28:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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