Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Estéfani Dutra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243224
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo problematizar a linguagem da experiência na educação e analisar a dimensão narrativa nas relações pedagógicas a partir de uma narrativa da educação presente na obra “Diário de Escola”, de Daniel Pennac, nos filmes “A língua das mariposas”, “Entre os Muros da Escola” e “O Substituto” e nos aforismos de “Infância Berlinense por volta de 1900”, de Walter Benjamin, que tratam diretamente das memórias de escolarização do autor. A importância desse tema justifica-se não só pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da nossa experiência, mas, sobretudo, pela incapacidade de narrar que afeta de igual modo os espaços formativos. Por essa razão, nosso objetivo é refletir sobre a linguagem da experiência por meio de narrativas que, a nosso ver, escapam às epistemologias pedagógicas na contemporaneidade. Nesse sentido, a linguagem do romance e do filme figuram aqui como uma espécie de análise das experiências da escola, sobretudo de suas memórias, para ressignificarmos os elementos negados e esquecidos na educação, expressos na memória do fazer docente, do que significa ser aluno e do papel da educação. Para tanto, privilegiamos em Benjamin as obras “Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura”; sobretudo os ensaios “Experiência e Pobreza, “O Narrador”; “A doutrina das semelhanças”; e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”; “Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única”; “Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo”; alguns escritos de “Passagens”; e a coletânea “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação”. Tais ensaios nos auxiliam a diagnosticar o problema da experiência na contemporaneidade, a evidenciar a importância da narrativa para o constructo teórico do tema e ampliá-lo ao cenário educativo no sentido de investigarmos que experiências são essas que lá acontecem. Com esse exercício, talvez seja possível fazermos soar uma nova linguagem para a experiência na educação ou dar a ela novas formas de narratividade.
id UNSP_a6de59fa328d3f7828690fed67252110
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243224
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escolaNarratives of education in cinema and literature: a benjaminian view on school experiencesExperiênciaNarrativasRomanceCinemaEducaçãoExperienceNarrativeNovelsMovieEducationA presente pesquisa teve como objetivo problematizar a linguagem da experiência na educação e analisar a dimensão narrativa nas relações pedagógicas a partir de uma narrativa da educação presente na obra “Diário de Escola”, de Daniel Pennac, nos filmes “A língua das mariposas”, “Entre os Muros da Escola” e “O Substituto” e nos aforismos de “Infância Berlinense por volta de 1900”, de Walter Benjamin, que tratam diretamente das memórias de escolarização do autor. A importância desse tema justifica-se não só pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da nossa experiência, mas, sobretudo, pela incapacidade de narrar que afeta de igual modo os espaços formativos. Por essa razão, nosso objetivo é refletir sobre a linguagem da experiência por meio de narrativas que, a nosso ver, escapam às epistemologias pedagógicas na contemporaneidade. Nesse sentido, a linguagem do romance e do filme figuram aqui como uma espécie de análise das experiências da escola, sobretudo de suas memórias, para ressignificarmos os elementos negados e esquecidos na educação, expressos na memória do fazer docente, do que significa ser aluno e do papel da educação. Para tanto, privilegiamos em Benjamin as obras “Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura”; sobretudo os ensaios “Experiência e Pobreza, “O Narrador”; “A doutrina das semelhanças”; e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”; “Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única”; “Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo”; alguns escritos de “Passagens”; e a coletânea “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação”. Tais ensaios nos auxiliam a diagnosticar o problema da experiência na contemporaneidade, a evidenciar a importância da narrativa para o constructo teórico do tema e ampliá-lo ao cenário educativo no sentido de investigarmos que experiências são essas que lá acontecem. Com esse exercício, talvez seja possível fazermos soar uma nova linguagem para a experiência na educação ou dar a ela novas formas de narratividade.Our Research propose to problematize the education´s experience language analysing the dimension of narrative in pedagogical relations presented in Daniel Pennac´s work “Diário de Escola”, the movies “The language of the butterflies”, “Between the Walls of the School”, “The Substitute” and the Walter Benjamin´s aphorisms “Berlim Childhood around of 1900” dealing directly with the author´s schooling memories. This theme´s importance is justified by the impoverishment ´s diagnostics of our experience and, mainly by the narrative inability affecting the formative spaces in the same way. For this reason, our goal is to claim the experience´s language throught narratives that escapes from contemporary´s pedagogical epistemologies, in our way of thinking. In this sense, the novel´s and movie´s language are presented like a analysis of schooling experiences, especially in memories, re-signifying the denied and forgotten elements. Expressed in memories of teacher role, the meanning of be a student and the education effect. Therefore, we privilegie the Benajmin´s work "Magic and Technique, Art and Politics: Essays on Literature and History of Culture"; especially the essays "Experience and Poverty”, "Narrator "; "Doctrine of the Similar"; and "Work of art in the era of its technical reproducibility"; "Selected Works II: Single Hand Street"; "Selected Works III: Charles Baudelaire, a lyric at the height of capitalism"; some writings of "Passages"; and the collection "Reflections on the child, the toy and the Education". These essays help us to diagnose the problem of contemporary experience, to highlight the narrative importance for the theoretical construct of the theme extending it to the educational scenario in order to investigate the existing experiences. With this exercise, it may be possible to sound a new language for the experience in education or give it new forms of narrativity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Divino José da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Estéfani Dutra2023-05-02T19:08:23Z2023-05-02T19:08:23Z2019-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24322433004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:08:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:08:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
Narratives of education in cinema and literature: a benjaminian view on school experiences
title Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
spellingShingle Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
Ramos, Estéfani Dutra
Experiência
Narrativas
Romance
Cinema
Educação
Experience
Narrative
Novels
Movie
Education
title_short Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
title_full Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
title_fullStr Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
title_full_unstemmed Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
title_sort Narrativas da educação no cinema e na literatura: um olhar benjaminiano sobre as experiências da escola
author Ramos, Estéfani Dutra
author_facet Ramos, Estéfani Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Divino José da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Estéfani Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Narrativas
Romance
Cinema
Educação
Experience
Narrative
Novels
Movie
Education
topic Experiência
Narrativas
Romance
Cinema
Educação
Experience
Narrative
Novels
Movie
Education
description A presente pesquisa teve como objetivo problematizar a linguagem da experiência na educação e analisar a dimensão narrativa nas relações pedagógicas a partir de uma narrativa da educação presente na obra “Diário de Escola”, de Daniel Pennac, nos filmes “A língua das mariposas”, “Entre os Muros da Escola” e “O Substituto” e nos aforismos de “Infância Berlinense por volta de 1900”, de Walter Benjamin, que tratam diretamente das memórias de escolarização do autor. A importância desse tema justifica-se não só pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da nossa experiência, mas, sobretudo, pela incapacidade de narrar que afeta de igual modo os espaços formativos. Por essa razão, nosso objetivo é refletir sobre a linguagem da experiência por meio de narrativas que, a nosso ver, escapam às epistemologias pedagógicas na contemporaneidade. Nesse sentido, a linguagem do romance e do filme figuram aqui como uma espécie de análise das experiências da escola, sobretudo de suas memórias, para ressignificarmos os elementos negados e esquecidos na educação, expressos na memória do fazer docente, do que significa ser aluno e do papel da educação. Para tanto, privilegiamos em Benjamin as obras “Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura”; sobretudo os ensaios “Experiência e Pobreza, “O Narrador”; “A doutrina das semelhanças”; e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”; “Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única”; “Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo”; alguns escritos de “Passagens”; e a coletânea “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação”. Tais ensaios nos auxiliam a diagnosticar o problema da experiência na contemporaneidade, a evidenciar a importância da narrativa para o constructo teórico do tema e ampliá-lo ao cenário educativo no sentido de investigarmos que experiências são essas que lá acontecem. Com esse exercício, talvez seja possível fazermos soar uma nova linguagem para a experiência na educação ou dar a ela novas formas de narratividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
2023-05-02T19:08:23Z
2023-05-02T19:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243224
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/243224
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964691900923904