O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141665 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é apresentar e discutir resultados de um projeto de Iniciação Científica, em andamento, que tem por propósito avaliar as condições físicas dos laboratórios de informática das escolas públicas de Bauru. Assim, busca-se investigar qual o uso dos laboratórios de informática nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos metodológicos estão pautados na análise documental e na realização de entrevistas com coordenadores, professores e estagiários do Programa Acessa Escola, em cada escola estadual pública visitada no município de Bauru. Com isso, espera-se que com os resultados obtidos no mesmo possa-se, por fim, encontrar indícios que proporcionem uma avaliação geral acerca das condições dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Bauru. Ainda, espera-se proporcionar subsídios pertinentes para o andamento de um projeto maior, do qual este de Iniciação Científica faz parte, o qual tem a proposta de fazer um mapeamento do uso de tecnologias informáticas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II das escolas públicas estaduais paulistas e de constituir um grupo colaborativo junto aos professores de Matemática interessados em promover a inserção do computador em suas práticas pedagógicas. |
id |
UNSP_a7a28532ceaa77e23f17a0b3bf5e82d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141665 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de BauruO objetivo desse artigo é apresentar e discutir resultados de um projeto de Iniciação Científica, em andamento, que tem por propósito avaliar as condições físicas dos laboratórios de informática das escolas públicas de Bauru. Assim, busca-se investigar qual o uso dos laboratórios de informática nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos metodológicos estão pautados na análise documental e na realização de entrevistas com coordenadores, professores e estagiários do Programa Acessa Escola, em cada escola estadual pública visitada no município de Bauru. Com isso, espera-se que com os resultados obtidos no mesmo possa-se, por fim, encontrar indícios que proporcionem uma avaliação geral acerca das condições dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Bauru. Ainda, espera-se proporcionar subsídios pertinentes para o andamento de um projeto maior, do qual este de Iniciação Científica faz parte, o qual tem a proposta de fazer um mapeamento do uso de tecnologias informáticas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II das escolas públicas estaduais paulistas e de constituir um grupo colaborativo junto aos professores de Matemática interessados em promover a inserção do computador em suas práticas pedagógicas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]Zampieri, Maria Teresa [UNESP]Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]2016-07-19T12:59:57Z2016-07-19T12:59:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5755-5763application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5755-57632357-7819http://hdl.handle.net/11449/141665ISSN2357-7819-2014-5755-5763.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:09:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
title |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
spellingShingle |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru Andrade, Patricia Fasseira [UNESP] |
title_short |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
title_full |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
title_fullStr |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
title_full_unstemmed |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
title_sort |
O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru |
author |
Andrade, Patricia Fasseira [UNESP] |
author_facet |
Andrade, Patricia Fasseira [UNESP] Zampieri, Maria Teresa [UNESP] Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Zampieri, Maria Teresa [UNESP] Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Patricia Fasseira [UNESP] Zampieri, Maria Teresa [UNESP] Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP] |
description |
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir resultados de um projeto de Iniciação Científica, em andamento, que tem por propósito avaliar as condições físicas dos laboratórios de informática das escolas públicas de Bauru. Assim, busca-se investigar qual o uso dos laboratórios de informática nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos metodológicos estão pautados na análise documental e na realização de entrevistas com coordenadores, professores e estagiários do Programa Acessa Escola, em cada escola estadual pública visitada no município de Bauru. Com isso, espera-se que com os resultados obtidos no mesmo possa-se, por fim, encontrar indícios que proporcionem uma avaliação geral acerca das condições dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Bauru. Ainda, espera-se proporcionar subsídios pertinentes para o andamento de um projeto maior, do qual este de Iniciação Científica faz parte, o qual tem a proposta de fazer um mapeamento do uso de tecnologias informáticas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II das escolas públicas estaduais paulistas e de constituir um grupo colaborativo junto aos professores de Matemática interessados em promover a inserção do computador em suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:57Z 2016-07-19T12:59:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5755-5763 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141665 ISSN2357-7819-2014-5755-5763.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141665 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5755-5763 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5755-5763.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5755-5763 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789312002031616 |