O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zampieri, Maria Teresa [UNESP], Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141665
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar e discutir resultados de um projeto de Iniciação Científica, em andamento, que tem por propósito avaliar as condições físicas dos laboratórios de informática das escolas públicas de Bauru. Assim, busca-se investigar qual o uso dos laboratórios de informática nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos metodológicos estão pautados na análise documental e na realização de entrevistas com coordenadores, professores e estagiários do Programa Acessa Escola, em cada escola estadual pública visitada no município de Bauru. Com isso, espera-se que com os resultados obtidos no mesmo possa-se, por fim, encontrar indícios que proporcionem uma avaliação geral acerca das condições dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Bauru. Ainda, espera-se proporcionar subsídios pertinentes para o andamento de um projeto maior, do qual este de Iniciação Científica faz parte, o qual tem a proposta de fazer um mapeamento do uso de tecnologias informáticas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II das escolas públicas estaduais paulistas e de constituir um grupo colaborativo junto aos professores de Matemática interessados em promover a inserção do computador em suas práticas pedagógicas.
id UNSP_a7a28532ceaa77e23f17a0b3bf5e82d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141665
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de BauruO objetivo desse artigo é apresentar e discutir resultados de um projeto de Iniciação Científica, em andamento, que tem por propósito avaliar as condições físicas dos laboratórios de informática das escolas públicas de Bauru. Assim, busca-se investigar qual o uso dos laboratórios de informática nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos metodológicos estão pautados na análise documental e na realização de entrevistas com coordenadores, professores e estagiários do Programa Acessa Escola, em cada escola estadual pública visitada no município de Bauru. Com isso, espera-se que com os resultados obtidos no mesmo possa-se, por fim, encontrar indícios que proporcionem uma avaliação geral acerca das condições dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Bauru. Ainda, espera-se proporcionar subsídios pertinentes para o andamento de um projeto maior, do qual este de Iniciação Científica faz parte, o qual tem a proposta de fazer um mapeamento do uso de tecnologias informáticas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II das escolas públicas estaduais paulistas e de constituir um grupo colaborativo junto aos professores de Matemática interessados em promover a inserção do computador em suas práticas pedagógicas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]Zampieri, Maria Teresa [UNESP]Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]2016-07-19T12:59:57Z2016-07-19T12:59:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5755-5763application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5755-57632357-7819http://hdl.handle.net/11449/141665ISSN2357-7819-2014-5755-5763.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:09:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
title O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
spellingShingle O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]
title_short O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
title_full O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
title_fullStr O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
title_full_unstemmed O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
title_sort O computador e a prática pedagógica: os laboratórios de informática das escolas estaduais públicas de Bauru
author Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]
author_facet Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]
Zampieri, Maria Teresa [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
author_role author
author2 Zampieri, Maria Teresa [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Patricia Fasseira [UNESP]
Zampieri, Maria Teresa [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
description O objetivo desse artigo é apresentar e discutir resultados de um projeto de Iniciação Científica, em andamento, que tem por propósito avaliar as condições físicas dos laboratórios de informática das escolas públicas de Bauru. Assim, busca-se investigar qual o uso dos laboratórios de informática nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos metodológicos estão pautados na análise documental e na realização de entrevistas com coordenadores, professores e estagiários do Programa Acessa Escola, em cada escola estadual pública visitada no município de Bauru. Com isso, espera-se que com os resultados obtidos no mesmo possa-se, por fim, encontrar indícios que proporcionem uma avaliação geral acerca das condições dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Bauru. Ainda, espera-se proporcionar subsídios pertinentes para o andamento de um projeto maior, do qual este de Iniciação Científica faz parte, o qual tem a proposta de fazer um mapeamento do uso de tecnologias informáticas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II das escolas públicas estaduais paulistas e de constituir um grupo colaborativo junto aos professores de Matemática interessados em promover a inserção do computador em suas práticas pedagógicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:57Z
2016-07-19T12:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5755-5763
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141665
ISSN2357-7819-2014-5755-5763.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141665
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5755-5763
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5755-5763.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5755-5763
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789312002031616