O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Daniele Cristina de [UNESP], Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID262/v16_n2_a2011.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134724
Resumo: We analyzed the National Curriculum for Secondary Schools with respect to the ontological, epistemological, historical, social and conceptual biology. This study aims to bring information and thinking about the inclusion of history and philosophy of biology for secondary education and for teacher training. We performed an analysis of PCNEM, PCNEM+ and Curriculum Guidelines as a whole from established categories. The results indicate a predominance of the ontological view of mechanistic biology. Epistemologically, although acknowledged, the question of scientific method is rarely discussed. The historical approach and social scientific activity and scientific knowledge are recognized by the documents, but an instrumental view prevails. The conceptual aspects are comprehensive and take into account the theories of structural biology. A philosophical discussion on the biology is missing in the parameters, indicating the need for the inclusion of issues related to ideas of determinism, chance and teleology.
id UNSP_a87b3f4de85e397c51982d95cfd4f431
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134724
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologiaBiological knowledge in the national curriculum of high school: an historical and philosophical analysis from the statutes of biologyHistory and philosophy of biologyCurriculumTeaching biologyHistória e filosofia da BiologiaCurrículoEnsino de BiologiaWe analyzed the National Curriculum for Secondary Schools with respect to the ontological, epistemological, historical, social and conceptual biology. This study aims to bring information and thinking about the inclusion of history and philosophy of biology for secondary education and for teacher training. We performed an analysis of PCNEM, PCNEM+ and Curriculum Guidelines as a whole from established categories. The results indicate a predominance of the ontological view of mechanistic biology. Epistemologically, although acknowledged, the question of scientific method is rarely discussed. The historical approach and social scientific activity and scientific knowledge are recognized by the documents, but an instrumental view prevails. The conceptual aspects are comprehensive and take into account the theories of structural biology. A philosophical discussion on the biology is missing in the parameters, indicating the need for the inclusion of issues related to ideas of determinism, chance and teleology.São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, R. Edmundo Coube, 14-01, Jd. Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Federal de Lavras. Caixa Postal 3037 - CEP 37200-000 - Lavras MGUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, R. Edmundo Coube, 14-01, Jd. Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Lavras (UFLA)Nascimento Júnior, Antonio FernandesSouza, Daniele Cristina de [UNESP]Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]2016-03-02T12:58:07Z2016-03-02T12:58:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article223-243application/pdfhttp://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID262/v16_n2_a2011.pdfInvestigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 223-243, 2011.1518-8795http://hdl.handle.net/11449/134724ISSN1518-8795-2011-16-02-223-243.pdf9115573749966110Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInvestigações em Ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T13:16:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134724Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-17T13:16:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
Biological knowledge in the national curriculum of high school: an historical and philosophical analysis from the statutes of biology
title O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
spellingShingle O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
History and philosophy of biology
Curriculum
Teaching biology
História e filosofia da Biologia
Currículo
Ensino de Biologia
title_short O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
title_full O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
title_fullStr O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
title_full_unstemmed O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
title_sort O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia
author Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
author_facet Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de [UNESP]
Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Daniele Cristina de [UNESP]
Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Júnior, Antonio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de [UNESP]
Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv History and philosophy of biology
Curriculum
Teaching biology
História e filosofia da Biologia
Currículo
Ensino de Biologia
topic History and philosophy of biology
Curriculum
Teaching biology
História e filosofia da Biologia
Currículo
Ensino de Biologia
description We analyzed the National Curriculum for Secondary Schools with respect to the ontological, epistemological, historical, social and conceptual biology. This study aims to bring information and thinking about the inclusion of history and philosophy of biology for secondary education and for teacher training. We performed an analysis of PCNEM, PCNEM+ and Curriculum Guidelines as a whole from established categories. The results indicate a predominance of the ontological view of mechanistic biology. Epistemologically, although acknowledged, the question of scientific method is rarely discussed. The historical approach and social scientific activity and scientific knowledge are recognized by the documents, but an instrumental view prevails. The conceptual aspects are comprehensive and take into account the theories of structural biology. A philosophical discussion on the biology is missing in the parameters, indicating the need for the inclusion of issues related to ideas of determinism, chance and teleology.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:58:07Z
2016-03-02T12:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID262/v16_n2_a2011.pdf
Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 223-243, 2011.
1518-8795
http://hdl.handle.net/11449/134724
ISSN1518-8795-2011-16-02-223-243.pdf
9115573749966110
url http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID262/v16_n2_a2011.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134724
identifier_str_mv Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 223-243, 2011.
1518-8795
ISSN1518-8795-2011-16-02-223-243.pdf
9115573749966110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Investigações em Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 223-243
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789716149436416