Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141852
Resumo: Analisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade?
id UNSP_a8c6c72c00e55349036305120c949b15
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141852
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiaisAnalisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade?Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]2016-07-19T13:00:45Z2016-07-19T13:00:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8886-8897application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-88972357-7819http://hdl.handle.net/11449/141852ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:13:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-17T06:13:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
title Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
spellingShingle Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
title_short Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
title_full Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais
author Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_facet Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
description Analisa-se a consolidação do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no período de maio de 2011 a abril de 2012. Tal período é destacado, pois, o início da implantação da linha de pesquisa deu-se em 2005. As seguintes ações foram adotadas: (a) Oferecimento de disciplinas (nível de graduação e pós-graduação), sobre inclusão de alunos com NEE; (b) produção de monografias, trabalhos de qualificação e de mestrado; (c) orientação de trabalhos de mestrado e Doutorado; (d) estruturação de Laboratório que dá suporte às investigações. Foram desenvolvidos trabalhos sobre ensino de ciências/deficiência visual, ensino de ciências/deficiência auditiva e ensino de ciências/deficiência intelectual. A metodologia de investigação que caracteriza os trabalhos é a qualiquantitativa, pois, os processos e as considerações percentuais são de fundamental importância ao entendimento dos fenômenos. O método de “análise de conteúdo” foi empregado no tratamento dos dados. Resultados gerais indicam a importância da comunicação para a promoção de inclusão, a necessidade de entendimento sobre a função do intérprete de sinais nas aulas de ciências e uma discussão sobre perfil de inteligência para a aprendizagem de ciências. Destacam-se algumas questões que orientaram as investigações: Como seria a atuação do intérprete de sinais em classes caracterizadas por padrões discursivos dialógicos? Pode a ausência de visão sinalizar caminhos interpretativos mais adequados para fenômenos e conceitos científicos como os de mecânica quântica e relatividade?
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:45Z
2016-07-19T13:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-8897
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141852
ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141852
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8886-8897
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8886-8897
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789735927676928